menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

5 motivos para passar suas próximas férias na Ilha de Itaparica, na Bahia

02 de Fevereiro de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

5 motivos para passar suas próximas férias na Ilha de Itaparica, na Bahia

Você já ouviu falar na Ilha de Itaparica, lá na Bahia? Pois saiba que essa ilha é uma das mais bonitas do Brasil e fica bem pertinho de Salvador, sendo um excelente lugar para você curtir as suas próximas férias.

A ilha é uma das maiores do país e a maior da Baía de Todos os Santos e, além de oferecer lindíssimas praias, ainda conta com belos cenários, construções históricas e opções de passeios super bacanas. Itaparica é tão interessante que ganhou o carinhoso apelido de Caribe Baiano.

Então, para você conhecer um pouquinho mais sobre lá, o TemporadaLivre separou uma lista com os 5 motivos para passar suas próximas férias na Ilha de Itaparica, na Bahia. Confira:

- Praias de areias claras e águas cristalinas

- Lugares históricos interessantes

- Opções de passeios diferentes

- Culinária deliciosa

- Ótimas opções de hospedagens

5 motivos para passar suas próximas férias na Ilha de Itaparica, na Bahia | Foto: Pixabay 

1.Praias de areias claras e águas cristalinas

Como já falamos, a Ilha de Itaparica ganhou o apelido de Caribe Baiano, por conta disso já é possível perceber como suas praias são belíssimas e encantam todos que conhecem. Suas águas são cristalinas, misturando tons de verdes com azuis. Além disso, também possui águas bem tranquilas, ótimas para aquele banho relaxante

Também é super indicado para crianças, já que quase todas as piscinas naturais permitem que os pequenos brinquem nas águas sem preocupações. Também é bastante interessante para quem deseja fazer flutuação. Para isso, só pegar um snorkel e observar os peixinhos que nadam tranquilamente por ali. 

2. Lugares históricos interessantes

Existem duas cidades na Ilha de Itaparica, a cidade homônima Itaparica e Vera Cruz. Nessas duas cidades é possível visitar lugares históricos bem interessantes. 

Você pode começar pelo Centro histórico de Itaparica que é formado por casarões coloniais e construções do século 17 e 18, aonde você vai encontrar a Capela de Nossa Senhora da Piedade, que foi construída em 1622, a Fonte da Bica que foi construída em 1842, e  fica junto a Marina de Itaparica. Além disso, você vai encontrar a inusitada Igreja de São Lourenço instituída em 1610, e também a Fortaleza de São Lourenço, de 1711.

3. Opções de passeios diferentes

Depois de um rápido tour pelo centro histórico, você pode optar por outros passeios de lazer como passeios de escuna à Ilha de Frades, que é outro paraíso escondido na Baía de Todos os Santos e por ser cercada por Mata Atlântica garanta paisagens exuberantes e lindas fotos.

Mas não fica por aí, a Ilha de Itaparica é rodeada de praias lindas como a Praia Ponta de Areia que é considerada um dos melhores destinos em Itaparica por ser conhecida pelo mar calmo e águas transparente e por contar com uma boa faixa de área clara, além de ser rodeada de coqueiros.

Agora para conferir um pôr-do-sol inusitado, você pode ir até a Praia de Cacha Pregos que é considerada a praia mais isolada no extremo Sul da Ilha de Itaparica, localizada numa baía e assim favorecendo a prática de esportes náuticos e a navegação. Isso claro, após curtir um dia ensolarada nas piscinas naturais dessa praia.

A Praia Cacha Pregos ainda possui pescadores que oferecem passeios de barco para a Barra do Garcez, Ilha do Amor, Fonte do Tororó, Mangabeira, Catu, e aos Manguezais, que também são lugares de praias desertas, águas claras e límpidas. 

Um dos passeios mais conhecidos também é para Praia de Berlinque, que é conhecida por areias mais avermelhadas, mas ainda segue o padrão da Ilha de mar calmo, cristalino e cercada por coqueiros garantindo paisagens incríveis.

Conhecida pela imensidão azul que chama atenção de todos os turistas, está incluso a Praia Barra do Gil, que também é bem convidativa para um bom mergulho. A praia também possui uma boa infraestrutura, contando com quiosques aonde os turistas podem se alimentar.

Você ainda pode conferir outras praias paradisíacas da Ilha como a Praia Penha, Praia Mar Grande, Praia Tairu, Praia Conceição, Praia Barra do Pote e Praia Coroa.

5 motivos para passar suas próximas férias na Ilha de Itaparica, na Bahia | Foto: Pexels

4. Culinária deliciosa

Que a Bahia possui uma culinária maravilhosa nós já sabemos, e na Ilha de Itaparica é claro que não poderíamos esperar nada menos do que uma gastronomia preparada especialmente para apreciadores de frutos do mar.

Por ser uma Ilha e cercada de águas salgadas por todos os lados, as refeições como Moquecas de siri catado, de peixe ou camarão, fritadas de lula e siri-mole são algumas das especialidades que são encontradas de norte a sul da ilha de Itaparica.

O TemporadaLivre separou quatro dicas de refeições que você não pode ir embora sem experimentar na Ilha de Itaparica:

Para começar, você precisa conhecer o Restaurante Águas Marinhas que conta com uma iluminação meia luz para combinar com os sabores do mar, num ambiente mais intimista. O restaurante é bem conhecido pelo Bacalhau do Chefe.

A segunda sugestão é o Restaurante do Manguezal que é muito conhecido pelo prato Camarão no Abacaxi, que tem um toque muito refinado quando se refere ao sabor e apresentação.  

Mas, se você estiver desejando comer algo doce, o melhor local é a Chocolateria Muito Mais, que possui uma plantação de Cacau no quintal do estabelecimento que dizem ser o diferencial do sabor de seus bolos e sobremesas exuberantes e deliciosas.

E por último e não menos importante, quando for procurar por um peixe frito recomendamos a Barraca do Manoelito, aonde eles servem dourado a cavala, que é pescado na Ilha de Itaparica.  Sal, alho, limão: esses são todos os temperos que eles garantem utilizar, para matar a fome de muita gente e fazer e garantir a boa clientela.

5. Ótimas opções de hospedagens

Viu quantas opções, laser e praias paradisíacas a Ilha de Itaparica dispõe para todos os turistas? Você e sua família não podem ficar fora dessa e deixar de conhecer esse local tão cheio de riquezas naturais.

E se você precisa de um local para se hospedar na Ilha de Itaparica ou em outros locais da Bahia, é só acessar o portal do TemporadaLivre. No nosso portal, você pode escolher as datas desejadas, quantidade de acomodações e vários outros filtros de busca para encontrar o imóvel de temporada ideal para suas férias.

Então acesse agora mesmo o nosso portal e confira ótimas opções de casas e apartamentos de temporada em todos esses destinos e muito mais. 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo