Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

10 destinos brasileiros para quem gosta de museus

26 de Maio de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

10 destinos brasileiros para quem gosta de museus

Viajar é um momento também de conhecer um pouco mais sobre a história do local de destino. Além de descansar, curtir, conhecer novos lugares, novas pessoas e ter contato com uma cultura diferente, você pode aproveitar para passear pelos museus e conhecer mais sobre vários assuntos, aproveitando também para aprender.

O Brasil conta com diversos museus super interessantes, alguns temáticos, como o Museu do Futebol e o Museu do Café, mas também museus que recontam vários períodos históricos importantes dos primeiros anos do nosso país. Além de preservar nossa memória, com acervos de documentos, objetos e até móveis de época. 

Por isso, se você é daqueles que adora visitar um museu em suas viagens, o TemporadaLivre separou uma lista com 10 destinos brasileiros para quem gosta de museus. Confira:

10 destinos brasileiros com ótimos museus

  1. Ouro Preto - MG
  2. Petrópolis - RJ
  3. São Paulo - SP
  4. Rio de Janeiro - RJ
  5. Porto Alegre - RS
  6. Curitiba - PR
  7. Recife - PE
  8. Belo Horizonte - MG
  9. Brasilia - DF
  10. Gramado - RS

1. Ouro Preto - MG

Não podíamos deixar de começar essa lista sem a linda e histórica cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A cidade é conhecida por suas belas igrejas, muitas delas com construções datadas do século XIX. Inclusive, a cidade recebeu o título de Patrimônio Histórico pela UNESCO, em 1980. 

Não a toa, a cidade conta com diversos museus bem interessantes para você conhecer. O Museu da Inconfidência Mineira, por exemplo, foi criado em 1944 e está localizado no antigo casarão da Casa da Câmara e Cadeia de Vila Rica. Esse museu preserva um importante acervo sobre a história da Inconfidência Mineira, além de informações sobre a sociedade mineira da época do ciclo do ouro e obras de Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde. 

O Museu do Aleijadinho também é um importante local de preservação da obra do artista. Ele está localizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e está em funcionamento desde 1968. 

Outros museus importantes em Ouro Preto são: Museu Casa dos Contos, que preserva um acervo sobre o ciclo do ouro em Minas; o Museu do Oratório, com exposições de artes sacras e dos oratórios; Museu Guignard, com obras do artistas Alberto da Veiga Guignard; o Museu de Arte Sacra, instalado na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, e outros. 

5 destinos brasileiros para quem gosta de museus - Museu da Inconfidência Mineira - Imagem: Ricardo André Frantz 

2. Petrópolis - RJ

Petrópolis é uma das cidades mais antigas do Rio de Janeiro, e uma das que preservam grande parte das construções históricas. A cidade possui um passado ligado à Família Real, inclusive no nome da cidade, quem tem origem em "Cidade de Pedro", referindo-se ao imperador. 

A cidade conta com diversos museus, muito relacionados ao período colonial, mas também a um ilustre morador da cidade: Santos Dumont. Inclusive, o Museu Santos Dumont é um dos mais visitados em Ouro Preto, principalmente por suas curiosidades. O museu está instalado na antiga casa do inventor e preserva muito de suas invenções, como a peculiar escada e seus diferentes móveis. 

O Museu Imperial também é bastante visitado e em seu acervo é possível encontrar documentos, obras de artes, objetos pessoais e mobiliários do antigo período colonial, assim como da própria Família Imperial. Sua sede é uma construção datada do século XIX. 

Você também pode visitar o Museu de Cera de Petrópolis, o Museu casa do Colono, o Museu Força dos Expedicionários e muitos outros que retratam a história local. 

5 destinos brasileiros para quem gosta de museus - Museu Santos Dumont - Imagem: Alexandre Machado

3. São Paulo - SP

E a maior cidade do Brasil não poderia deixar de oferecer excelentes museus. Inclusive o Museu de Arte de São Paulo, o MASP é um dos mais importantes espaços culturais do Brasil, além de um cartão-postal da cidade. Seu prédio é um símbolo paulista, localizado bem no centro da cidade. Por lá você poderá ter acesso à diversas exposições fixas e itinerantes , galerias, oficinas e muito mais. 

A Pinacoteca de São Paulo também é bastante visitada, sendo um dos mais importantes museus de arte contemporânea do Brasil. A começar por seu histórico prédio, fundado em 1900. Em seu acervo conta com mais de 10 mil peças sobre a arte brasileira dos séculos XIX e XX. 

E a paixão nacional também não poderia ficar de fora dessa. O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu conta com importantes exposições sobre o esporte, como documentos, imagens, objetos e muito mais. 

Em São Paulo você também pode passear pelo Museu da Imagem e do Sim (MIS); pelo Museu Catavento, um dos mais novos museus da cidade; pelo Museu da Imigração; pelo Museu Afro-Brasil; pelo Museu Casa das Rosas e muitos outros super interessantes. 

5 destinos brasileiros para quem gosta de museus -  MASP - Imagem: Wilfredor

4. Rio de Janeiro - RJ

A antiga capital do Brasil também conta com importantes museus que oferecem excelentes passeios culturais. No Rio de Janeiro você pode encontrar o primeiro museu do futuro. Isso mesmo, um museu do futuro! O belíssimo Museu do Amanhã, inaugurado em 2015 oferece diversas informações sobre as importantes mudanças climáticas do mundo, as novas tecnologias e oferece uma experiência super diferente, já que é uma exposição totalmente digital. 

Mas, para quem gosta dos museus tradicionais, no Rio de Janeiro encontra-se o Museu Nacional de Belas Artes, concentrando um dos maiores acervos de obras de arte do século XIX, tornando-se portanto, um dos mais importantes museus país.

A cidade também conta com outros museus importantes como o Museu de Arte do Rio de Janeiro que conta com um acervo de diversas obras de artes e livros de diversos artistas, além de documentos e objetos de patrimônio cultural da cidade; o Centro Cultural Banco do Brasil, que também oferece exposições e galerias; o Museu Nacional do Rio de Janeiro, com um importante acervo sobre a história natural e antropologia; o Museu da Vida, com exposições sobre biomedicina; e muitos outros. 

5 destinos brasileiros para quem gosta de museus - Museu do Amanhã - Imagem:  Mariordo (Mario Roberto Durán Ortiz)

5. Porto Alegre - RS

Porto Alegre também conta com diversos museus espalhados pela cidade. O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, por exemplo, é um dos maiores museus de ciências naturais da América Latina. E o mais interessante é que ele é interativo, já que os visitantes podem participar de experiências e brincadeiras que ensinam a ciência e a tecnologia de uma forma bem interessante e divertida. 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul também é um importante museu da cidade e um dos mais visitantes no estado. O museu está localizado bem no centro da capital gaúcha e oferece um acervo de obras de arte nacionais e estrangeiras. Inclusive, o museu recebe importantes exposições de nível internacional. 

O Museu Júlio Castilho é o museu mais antigo da cidade e conta com uma exposição de mobílias, obras de artes, objetos e documentos importantes sobre a história do Rio Grande do Sul. 

Outros museus bem interessantes que você pode visitar em Porto Alegre são: Museu Joaquim José Felizardo, Fundação Iberê, Museu de Arte Contemporânea do RS, Pinacoteca Ruben Berta, dentre vários outros que você não pode deixar de visitar. 

5 destinos brasileiros para quem gosta de museus - Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS - Imagem: Site PUC RS

6. Curitiba - PR

A capital paranaense oferece diversos passeios culturais e dentre eles estão diversos museus bastante interessantes. Inclusive, por lá encontra-se um dos museus mais diferentes do país: O Museu Oscar Niemayer. O local é conhecido por Museu do Olho por conta do seu formato específico que lembra um olho e é um símbolo de como a arquitetura pode se alinhar a arte. 

O Museu do Holocausto também é um dos mais importantes museus sobre o tema, sendo inclusive, o primeiro sobre o assunto no Brasil. O museu reúne diversas informações com fotografias e documentos, sendo totalmente voltado para práticas educativas. 

Em Curitiba você também pode visitar o Museu Paranaense, o Museu dos Expedicionários, o Museu das Imagens e dos Sons, Museu da Arte Indígena e muito mais. 

5 destinos brasileiros para quem gosta de museus -  Museu Oscar Niemeyer - Imagem: Mariordo (Mario Roberto Durán Ortiz) 

7. Recife - PE

E em Recife não são só suas belezas naturais que chamam a atenção. A cidade conta com várias exposições de arte, inclusive contando com obras do famoso artista Ricardo Brennand espalhados por toda a cidade. 

O Instituto Ricardo Brennand, mais conhecido como o Castelo de Brennand, já foi escolhido como o melhor museu da América Latina. O museu conta com uma vasta obra do pintor Frans Post, assim como um dos maiores acervos sobre armas brancas, com mais de 3 mil peças. 

O Museu da Cidade de Recife também é bastante visitado na cidade. Está localizado no Forte de São Tiago das Cinco Pontas e atua na preservação de documentos e objetos importantes sobre a história de Recife. 

Outros museus bastante interessantes na cidade são: Centro Cultural Cais do Sertão, Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, Museu do Homem do Nordeste, Museu do Estado do Pernambuco, Museu da Abolição, dentre muitos outros que valem a pena uma visita. 

5 destinos brasileiros para quem gosta de museus - Instituto Ricardo Brennand - Imagem: Portal da Copa/ME

8. Belo Horizonte - MG

A capital mineira também é um dos destinos turísticos mais interessantes para quem gosta de visitar museus durante uma viagem. Por lá é possível encontrar diversos museus temáticos como o Museu do Trabalho, o Museu da Moda e o Museu dos Brinquedos

Além desses, você também pode visitar o Museu de Arte da Pampulha, com um acervo de obras da arte contemporânea brasileira. O prédio, assim como o museu em Curitiba, também foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. 

Museu Memorial Minas Gerais Vale oferece uma exposição dedicada as diversas tradições do povo mineiro, contando com ambientes virtuais que se misturam com o ambiente real, retratando o meio das fazendas, dos quilombos, das tribos, das festas populares, da tradição barroca e muito mais.

5 destinos brasileiros para quem gosta de museus - Museu de Arte da Pampulha - Imagem: Rodrigo Denúbila 

9. Brasilia - DF

E claro que a capital brasileira não poderia deixar de estar de fora dessa lista. Apesar de ser uma cidade bem jovem, Brasilia oferece vários museus interessantes para conhecer quando estiver passando uma temporada por lá. 

O Museu Nacional Honestino Guimarães também conta com arquitetura de Niemeyer e oferece um espaço destinado para várias exposições, dentre elas sobre o próprio arquiteto e sua história com Brasília. 

O Museu do Catetinho foi a primeira residencia oficial em Brasilia, abrigando o então Presidente Juscelino Kubitschek. Hoje, o espaço preserva suas acomodações, abrindo para visitações. 

Você ainda pode visitar o Memorial JK, o Museu Vivo da Memória Candanga, Museu de Valores do Banco Central e muitos outros. 

5 destinos brasileiros para quem gosta de museus -  Museu do Catetinho - Imagem: CarolVieira 

10. Gramado - RS

Gramado oferece opções muito variadas de passeios, e dentre elas estão os museus da cidade. UM dos mais famosos da cidade é o Dreamland, que é um Museu de Cera com exposição de manequins de diversas celebridades nacionais e internacionais. 

O Museu Harley Motor Show é para os amantes de motocicleta. O local além de exposições de motocicletas da marca Herley-Davidson, oferece também um bar, sendo um ambiente para descontração.

Você também pode visitar o Museu da Moda, o Museu do Festival de Cinema de Gramado, Museu dos Beatles e muito mais.

5 destinos brasileiros para quem gosta de museus - Imagem: Site Dreamland

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo