Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Tudo sobre Serra da Mantiqueira e guia completo de viagem!

04 de Julho de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tudo sobre Serra da Mantiqueira e guia completo de viagem!

A serra da Mantiqueira é sem dúvidas, a região mais linda de Minas Gerais. A serra atrai diversos turistas e principalmente casais que buscam um destino romântico e tranquilo para viajar.

Além disso, a região também atrai diversos aventureiros, pois essa região montanhosa que se estende não só pelo estado de Minas Gerais, mas também por Rio de Janeiro e São Paulo é repleta de paisagens incríveis e animais que a mata atlântica reserva.

Nesse blog trouxemos tudo que você precisa saber sobre a serra da Mantiqueira e um guia completo para tornar sua viagem ainda mais incrível. Confira:

Sobre a Serra da Mantiqueira

A serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa e possui uma grande área de terras altas, que contam com quase 3.000 metros de altitude.

A serra se estende por três estados, sendo aproximadamente 60% da Serra da Mantiqueira está localizada em Minas Gerais, 30% no estado de São Paulo e os outros 10% encontra-se nos estados do Rio de Janeiro.

Clima

Como possui uma grande altitude, na época de inverno a região da serra marca temperaturas baixas, podendo ocorrer névoa ao amanhecer além de geadas frequentemente.

Em picos mais altos da serra, o frio é bem mais intenso e pode margar temperaturas negativas. Por possuir esse clima frio, a serra da Mantiqueira acaba sendo um dos destinos preferidos para quem ama o frio intenso do inverno.

Tudo sobre Serra da Mantiqueira e guia completo de viagem! - Foto: Zarpo Magazine

As 7 melhores cidades da região da serra da Mantiqueira

1. Extrema 

A cidade de extrema está localizada em Minas Gerais, bem na divisa com o estado de São Paulo. Por lá, você encontra uma rota turística recheada de atrativos como cachoeiras, escalada a pedras grandes e visita a ateliês de arte. Além disso, para quem gosta de um pouco mais de adrenalina, poderá se aventurar em práticas de voo livre e praticar rafting. 

Tudo sobre Serra da Mantiqueira e guia completo de viagem! - Foto: Prefeitura de Extrema

2. Gonçalves

Aos casais que procuram um destino romântico, aconchegante e friozinho, a cidade de Gonçalves é o destino de inverno ideal. Pelo centro da cidade você encontra cafés, lojas e vários restaurantes com comidas deliciosas, aos arredores da cidade você encontra mirantes e cachoeiras incríveis para apreciar.

Tudo sobre Serra da Mantiqueira e guia completo de viagem! - Foto: Circuito de Terras Verdes do Sul de Minas

3. Monte Verde

Monte Verde é um dos destinos mais procurados na estação do inverno, a cidade possui um centro super animado e nessa estação do ano é possível encontrar muitos turistas. Por lá, você encontra diversas lojas, bares, restaurantes e muita diversão. Para quem visita a cidade de Monte Verde, não pode dispensar de conhecer o Chocolate Montanhês e tomar um delicioso e quentinho chocolate quente de lá.

Tudo sobre Serra da Mantiqueira e guia completo de viagem! - Foto: Monte Verde

4. Passa Quatro

Para quem gosta de cidadezinhas histórias e com arquiteturas antigas, precisa conhecer a cidade de Passa Quatro. A cidade possui edifícios que estão de pé desde o final do século XIX, além de suas incríveis calçadas de paralelepípedo que deixam a cidade ainda mais encantadora. 

Um passeio indispensável por lá, é o passeio de maria-fumaça e para quem gosta de ecoturismo, não pode deixar de visitar a cachoeira da Gomeira e apreciar uma incrível pôr do sol no Pico do Itaguaré.

Tudo sobre Serra da Mantiqueira e guia completo de viagem! - Foto: Conheça Minas

5. Itamonte

Itamonte é uma cidade bem pequena, mas reserva diversas atrações relacionadas ao ecoturismo. Afinal, a cidade engloba o Parque Estadual da Serra do Papagaio e o Parque Nacional de Itatiaia que possuem diversos atrativos como cachoeira, picos, trilhas. 

Tudo sobre Serra da Mantiqueira e guia completo de viagem! - Foto: Vida sem Paredas

6. Alagoa

A cidade é pequena e pouco conhecida, conta com menos de 3 mil habitantes e está localizada a aproximadamente mais de mil metros de altitude, bem no pico da serra da Mantiqueira. O principal motivo que faz a cidade ser bastante visitada, é por seus queijos inigualáveis que são fabricados unicamente por lá.

Tudo sobre Serra da Mantiqueira e guia completo de viagem! - Foto: Ache tudo e região

7. Aiuruoca

O ecoturismo é o ponto forte de Aiuruoca, cidade na qual reserva diversas atividades recheadas de muita aventura. Entre suas atividades, por lá você encontra trilhas, cachoeiras, rapel, escalada, tirolesa e muito mais. As paisagens são surreais, rodeadas de montanhas e araucárias. 

Tudo sobre Serra da Mantiqueira e guia completo de viagem! - Foto: Trilhas e Aventuras

Onde se hospedar?

Agora que você está por dentro das incríveis possibilidades que a Serra da Mantiqueira reserva, chegou a sua vez de viajar para um desses incríveis destinos e conhecer tudo bem de pertinho. Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo