Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Tudo sobre Itamonte, em Minas Gerais

09 de Maio de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tudo sobre Itamonte, em Minas Gerais

Para quem procura um destino com ecoturismo, turismo rural e muitas aventuras, a cidade de Itamonte é a melhor opção e possui atrações para todos os gostos. 

Itamonte está localizada na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais e possui uma enorme área ambiental preservada, além da maravilhosa gastronomia mineira. Conheça mais sobre esse destino cheio de aventuras: 

Onde fica Itamonte?

Itamonte está localizado no Sul do estado de Minas Gerais e está a 270 km de São Paulo e a 200 km do Rio de Janeiro. Para quem partir de São Paulo ou do Rio de janeiro o acesso é feito pela rodovia Presidente Dutra seguindo pela BR-354 em direção a Caxambu passando pelas cidades de Itatiaia e Resende seguindo até Engenheiro Passos, após esse trajeto, Itamonte estará a aproximadamente 43 km de distância. 

Tudo sobre Itamonte, em Minas Gerais - Foto de Mihis Alex no Pexels

Qual a melhor época para conhecer? 

A cidade está a mais de 933 metros de altitude, com isso possui temperaturas amenas e chuvas eventuais.

No inverno a temperatura chega a cair até -5ºC, se tornando a época de maior procura pelo destino por possuir uma incrível vista das montanhas e uma deliciosa gastronomia mineira para te aquecer no friozinho. 

Tudo sobre Itamonte, em Minas Gerais - Foto de Tatiana no Pexels

O que fazer em Itamonte? 

A cidade de Itamonte possui muitas belezas naturais e atrações como cachoeiras, trilhas, locais para praticar escalada e rapel e muitas outras atrações. Confira o que fazer na cidade de Itamonte:

1. Igreja Matriz de São José e Capela de São Francisco

Considerada um ponto de referência no centro da cidade, a Igreja Matriz de São José encanta quem passa com sua incrível arquitetura antiga. Já a Capela de São Francisco, foi fundada em 1860 antes mesmo da cidade de Itamonte ter sido fundada e ja foi visitada por Dom Pedro II e sua família. 

Tudo sobre Itamonte, em Minas Gerais  - Foto: Itamonte

2. Parque Nacional de Itatiaia 

Localizado a 20 km do centro da cidade, na Garganta do Registro. O Parque Nacional de Itatiaia é o primeiro parque nacional do Brasil e possui vias para escalada, trilhas de vários níveis de escalada, cachoeiras, camping e muitas outras belezas naturais que vão te surpreender.

Tudo sobre Itamonte, em Minas Gerais - Foto: Léa / Flickr

3. Garganta do Registro 

Com mais 1.000m de altitude, a Garganta do Registro está localizada na BR-354 e faz a divisão entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Lá é possível encontrar diversas lojinhas com produtos artesanais da região. 

4. Pedra do Picu

A Pedra é conhecida pelo seu formato exótico e pelo seu marco histórico por servir como guia dos bandeirantes na rota do ouro. O acesso se dá por uma trilha de aproximadamente 2km e é possível avistar essa incrível pedra em diversos pontos. A trilha possui uma pequena infraestrutura com placas e sinalização. 

Tudo sobre Itamonte, em Minas Gerais - Foto: Escaladas

5. Brejo da Lapa 

Conhecido por conta da Casa de Pedra que foi construído por Getulio Vargas na década de 50. Próximo ao local, você encontra uma exuberante cachoeira que torna cenário de tirar o folego. Está localizado na estrada do Parque Nacional do Itatiaia e possui placas que ajudam a encontrar o Brejo da Lapa. 

6. Volta dos 80 

O caminho possui 80 km e tem início em Itamonte seguindo para a Garganta do Registro, passando pela via do Parque Nacional do Itatiaia. A Volta dos 80 é considerada uma das principais atrações turísticas de Itamonte e seu percurso passa por diversas zonas rurais como o Campo Redondo, Serra Negra e muitos outros bairros. Vale muito a pena incluir a Volta dos 80 em seu roteiro, pois sua paisagem encanta a todos que visitam, além de ser possível localizar por lá outros atrativos turísticos como a Cachoeira de Pedra e a Cachoeira Fragária.

Tudo sobre Itamonte, em Minas Gerais - Foto de S Migaj no Pexels

 

Onde se hospedar? 

Agora que você sabe tudo sobre Itamonte e quantas belezas naturais esse destino reserva, que tal aproveitar para começar a planejar a sua próxima viagem para esse destino?  Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

 

 

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo