Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Tudo sobre a cidade de Lajeado, em Tocantins

08 de Agosto de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tudo sobre a cidade de Lajeado, em Tocantins

Lajeado é uma cidade do estado de Tocantins, que é pouco conhecida quando se trata de turismo. Porém, apesar de não ser uma das principais cidades turísticas do estado, a cidade de Lajeado reserva incríveis atrativos.

Para quem vai fazer uma viagem a Tocantins para conhecer o Jalapão, um dos principais pontos turísticos da região, vale a pena aproveitar a ida para realizar um bate e volta em Lajeado. 

Os principais atrativos da cidade de Lajeado, são as tranquilas praias banhadas pelo Rio Tocantins. Além disso, a cidade possui cachoeira, belas paisagens e incríveis arquiteturas. Confira:

Qual é a melhor época para visitar

As temperaturas na cidade costumam ser altas durante todo o ano e suas temperaturas variam de 22ºC a 30ºC. Porém, apesar de seu clima quente, em Tocantins existem dois períodos distintos, sendo a seca e a chuvosa. A melhor época para conhecer a cidade de Lajeado é no período de seca, nos meses de maio a setembro.  

O período de chuva na região ocorre nos meses de outubro a abril. Porém, não significa que é um período impossível de conhecer a cidade, pois as chuvas são rápidas e passageiras e não atrapalha tanto sua visita. 

Tudo sobre a cidade de Lajeado, em Tocantins - Foto de Nitin Dhumal

Como chegar

Lajeado está a 56 km de Palmas, a capital de Tocantins. Para chegar até a cidade é preciso pegar a rodovia TO-010 que faz o ligamento entre a capital e o Norte do estado. Para quem vem de avião, o desembarque é feito no aeroporto de Palmas Brigadeiro Lysias Rodrigues.

Tudo sobre a cidade de Lajeado, em Tocantins - Foto de Erica Filippelli

O que fazer em Lajeado

1. Praia do Segredo

A praia está localizada a 2 km do centro da cidade, na beira do Lago da Usina Hidráulica do Rio Tocantins. O local conta com uma ótima infraestrutura que foi inaugurada em 2021. Por lá, você encontra banheiros, estacionamento e restaurantes. As águas são tranquilas e limpas, ideal para um banho e aproveitar toda a paisagem das montanhas. 

Foto: Orla Noticias

2. Praia do Sorriso

A Praia do Sorriso é de propriedade privada, sendo necessário pagar um certo valor para entrar. Está localizada a 2,5 km do centro da cidade e não conta com infraestrutura como a Praia do Segredo.

Então, se pretende passar uma tarde por lá é importante levar seus próprios lanches. A praia é bem procurada durante o verão e possui uma água cristalina e calma. 

3. Balneário Ilha Verde

O Balneário Ilha Verde fica no Rio Lajeado, possui uma grande vegetação e diversas rochas que juntas formam uma pequena cachoeira. A ilha conta com uma boa infraestrutura com restaurantes e quiosques para aproveitar. 

4. Cachoeira Viva-vida

Localizada próxima a Usina Elétrica Luís Eduardo Magalhães, a Cachoeira Viva-vida é acessada através de uma trilha. A cachoeira possui aproximadamente 12 metros de altura formando piscinas em sua base, ideais para um delicioso banho. Além disso, as montanhas e toda a natureza formam uma paisagem de tirar o fôlego. 

Tudo sobre a cidade de Lajeado, em Tocantins - Foto: Regilan Marinho via Surgiu

5. Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães

Inaugurada em 2002, a usina fica localizada entre a cidade de Lajeado e Miracema do Tocantins, no Rio Tocantins. A usina serve de abastecimento para várias cidades do estado de Tocantins.

Possui um lago de aproximadamente 170 km de extensão, que passa por diversas cidades da região formando algumas praias de água doce. Sua barragem possui por volta de 2 km de comprimento e 74 metros de altura. 

Tudo sobre a cidade de Lajeado, em Tocantins - Foto: Turismo Tocantins

6. Ponte Imigrantes Nordestinos

A Ponte Imigrantes Nordestinos foi construída em 2011 no intuito de ligar a cidade Lajeado a Miracema do Tocantins, já que antes de sua construção a travessia era feira através de balsas. 

A ponte possui aproximadamente 610 metros de extensão e é suspensa por cabos. Toda a estrutura moderna da ponte junto ao rio forma uma incrível paisagem. 

Tudo sobre a cidade de Lajeado, em Tocantins - Foto: Viagens e Caminhos

7. Morro do Segredo

Um dos atrativos que ganham destaque em Lajeado e o Morro do Segredo. Sua elevação possui por volta de 250 metros de altura e lembra muito o formato de um vulcão. Está localizado a aproximadamente 1 km do centro da cidade e por lá é possível chegar até o alto do morro através de uma trilha.  

Porém, é aconselhável ter a presença de um guia que conheça bem o morro, pois possui subidas ingremes e a trilha não é muito bem estruturada. No alto do morro você pode comtemplar a incrível paisagem do Rio Tocantins, da Usina e de toda a cidade de Lajeado. 

Tudo sobre a cidade de Lajeado, em Tocantins - Foto: Wikipédia

8. Parque Estadual do Lajeado

O Parque Estadual do Lajeado possui uma área de cerca de 10.000 mil hectares e preserva diversas belezas naturais como cachoeiras, cavernas, sítios arqueológicos e uma vasta vegetação. 

O parque está situado em uma Área de Proteção Ambiental e por isso lá você encontra várias atividades com o objetivo de incentivo a preservação do meio ambiente. 

Tudo sobre a cidade de Lajeado, em Tocantins - Foto: Turismo Tocantins

9. Mirante Morro do Luau

O Morro do Luau fica situado na Serra de Lajeado. O local possui um mirante com uma vista incrível de toda a cidade, Rio Tocantins e a Usina. Para acessar ao mirante é preciso realizar uma trilha acompanhada de um guia, já que não possui fácil acesso. Outro meio de acessar é por uma estrada de 4x4. 

Tudo sobre a cidade de Lajeado, em Tocantins - Foto: Viagens e Caminhos

10. Morro do Leão

O Morro do Leão está localizado a aproximadamente 9 km do centro da cidade e seu nome se dá por conta de sua formação rochosa que lembra um leão deitado.

Esse morro também possui uma trilha de difícil acesso e uma vista espetacular de toda a cidade. Porém, vale a pena admirar a vista la de baixo e todo o formato de sua rocha. 

Tudo sobre a cidade de Lajeado, em Tocantins - Foto: Turismo Tocantins

Onde se hospedar? 

Depois de conhecer essa incrível cidade e ver o quanto de belezas ela reserva, você precisa explorar esse destino bem de pertinho. Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo