Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em Tiradentes - MG? Saiba opções para aproveitar

06 de Dezembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em Tiradentes - MG? Saiba opções para aproveitar

Para quem gosta de tranquilidade e aquele climinha de cidade pequena, a cidade de Tiradentes em Minas Gerais é a opção ideal para uma viagem rica em tradição e cultura.

A cidade é encantadora e perfeita para fugir da rotina e se deslumbrar com suas paisagens, arquitetura colonial e o melhor da gastronomia mineira. Conheça tudo que você precisa saber sobre Tiradentes em Minas Gerais: 

Onde fica Tiradentes?

Tiradentes está localizada na capital de Minas Gerais a aproximadamente 190 km da capital de Belo Horizonte. Para quem optar por sair de Belo Horizonte de carro, o percurso irá durar em torno de 3h.

O aeroporto mais próximo da cidade é o aeroporto de Confins, ao desembarcar é possível alugar um carro ou até mesmo pegar um ônibus e descer na parada de São João Del Rei e seguir rumo a Tiradentes. 

Conheça 15 atrações imperdíveis em Tiradentes

1. Museu do Automóvel da Estrada Real

Considerada uma parada obrigatória para os amantes de carros, o museu conta com uma coleção incrível de automóveis antigos e raros. O mais incrível é que muitos deles já foram utilizados em gravações de novelas, minisséries, eventos e feira de colecionadores. Além de se deslumbrar com a beleza dessas antiguidades, com certeza essa visita vai te proporcionar uma viagem ao passado. 

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Mineiros na Estrada

2. Passeio de Maria Fumaça

Outro atrativo imperdível, é o passeio de Maria Fumaça. Um passeio de trem vai fazer você se sentir em uma verdadeira cena de filme, o percurso dura em torno de 50 min, realizando o trajeto entre as cidades de São João del Rei.

A locomotiva funciona de quinta-feira até domingo e apesar de ser apenas 50 minutos, esse passeio irá te levar para cenários de tirar o folego. 

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Imagem de blizniak por Pixabay 

3. Largo das Forras

Como toda cidadezinha possui uma praça que reúne vários atrativos. Em Tiradentes, o Lago das Forras é o local ideal para encontrar restaurantes, bares e se divertir com apresentações que acontecem em datas comemorativas. 

Além disso, é por lá que você encontra passeios de charrete a moda antiga pela cidade. A praça também pode ser um ponto de descanso, onde você pode aproveitar para dar uma pausa ou ler um bom livro. 

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Melhores Destinos

4. Espaço Cultural Yves Alves

Apesar da fachada pequena e simples, o espaço de surpreende com diversas exposições incríveis. O Espaço Cultural Yves Alves está localizado em um casarão e conta com várias exposições de artista locais. 

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Melhores Destinos

5. Igreja Matriz de Tiradentes

A visita a Igreja Matriz de Tiradentes é um dos lugares que não pode faltar no seu roteiro. A arquitetura impecável, decorações no estilo rococó e peça em ouro, deslumbra a todos a visitam. Além de toda essa beleza, a igreja reserva obras incríveis realizadas e assinadas por Aleijadinho. 

Para os amantes de história, o ideal é realizar uma visita guiada, assim você ficará por dentro de toda história e destalhes dessa incrível igreja.

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Conheça Minas

6. Atelier Sérgio Ramos

Sergio Ramos é famoso por suas incríveis obras que estão expostas e espalhadas por todo o Brasil. Foi fixado um atelier na cidade de Tiradentes, onde você pode admirar as incríveis telas de Sergio Ramos e além disso, pode levar para casa alguns trabalhos que estão disponíveis no atelier. 

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Atelier do Arquiteto

7. Serra São José

Quem possui alma de aventureiro e adora estar em contato com a natureza, a Serra São José é uma grande atração. Está localizada entre as cidades de Tiradentes e São João del Rei, sendo uma pedida para os trilheiros de plantão. 

Por lá, você irá encontrar paisagens incríveis, mas atenção, o recomendado é realizar uma visita guiada para sua total segurança. 

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Wikipédia

8. Casa Torta de Bichinhos

Próximo a Tiradentes, está localizado um pequeno vilarejo chamado Bichinhos. A casa torta proporciona uma experiência lúdica e possui uma fachada um tanto diferente e encantadora. O local é ideal para visitar com crianças e conta com um Bistrô que oferece deliciosos cafés, e comidas saborosas.

Por lá, você ainda encontra a Rua das Casas Tortas que possui fachadas bem diferentes que estão por lá a mais de 200 anos. O local é certamente uma pedida para diversas fotos incríveis. 

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Catraca Livre

10. Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Outra igreja que vale a visita, é a Igreja de Nossa Senhora das Mercês. O interior dessa igreja reserva inúmeras belezas como pinturas raríssimas e o deslumbrante forro decorado pelo artista mineiro Manoel Victor de Jesus. 

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Melhores Destinos

11. Chafariz São José

Um dos cartões postais de Tiradentes é o Chafariz São José, que foi construído para dar água aos cavalos que eram usados para transporte na época colonial do Brasil. Vale a pena dar uma passada por lá e tirar boas fotos nesse lugar histórico. 

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Gustavo Paravidini Fotografia

12. Museu de Sant’Ana

Para quem gosta da belíssima arte sacra, o museu de Sant’ Ana é o local ideal para prestigiar um pouco dessa arte. O local foi adaptado na antiga Cadeia Pública de Tiradentes e possui um acervo com imagens da santa que foi esculpida em diferentes lugares do país. Apesar de pequeno, o ambiente possui uma boa organização para receber os turistas, com guias virtuais que auxiliam em toda sua visita.

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Museu Sant'Ana

13. Museu da Liturgia

Outra pedida para os fãs da arte sacra, é o Museu da Liturgia. O museu possui diversas peças que foram restauradas e obras que eram preservadas em sacristias. A experiência por lá, é incrível.

O Museu da Liturgia funciona de segunda a sábados, das 12h às 17h, e aos domingos das 10h às 14h.

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Mineiros na Estrada

14. Museu Padre Toledo

O local é famoso por ter sido onde ocorreu a primeira reunião dos inconfidentes e atualmente funciona como um museu que retrata em detalhes esse momento. A maior atração de lá, são seus forros decorados, ricos em detalhes que devem ser observados com calma.

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Melhores Destinos

15. Cachoeira do Mangue

Para fechar com chave de ouro, nada melhor do que relaxar em um banho de cachoeira. As águas da Cachoeira do Mangue são cristalinas e bem limpinhas, para acessar a cachoeira é preciso passar por uma mata fechada, então aconselha-se ir acompanhado por um guia para você ter maior segurança no local.

As 15 melhores atrações na cidade de Tiradentes - Foto: Guia da Estrada Real

Onde se hospedar? 

Tiradentes é com certeza um destino recheado de muita história e cultura, chegou sua vez de conhecer tudo isso bem de pertinho. Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo