Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que você precisa conhecer em Ilhéus, Bahia: confira

12 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que você precisa conhecer em Ilhéus, Bahia: confira

A Bahia.... Que sonho, não? Pois é, conhecer esse estado quente, cheio de história e brasilidade é um sonhos para muitas pessoas. Apreciar as belas praias é prioridade e, por isso, ir até Ilhéus é obrigatório para quem deseja visitar a Bahia. Está programando suas próximas férias para lá? Conheça agora o que fazer nessa simpática, calorosa e linda cidade, que conta com a maior extensão de praias do litoral baiano!

Ilhéus - ©Pixabay/fsantana86
Ilhéus - ©Pixabay/fsantana86

 

Conhecer Ilhéus é passear pela cidade de Jorge Amado

A cidade foi fundada em 1534 e possui quase 100 km de praias ao longo de uma faixa de mata atlântica, que é preservada por lei. Além disso, a linda Ilhéus tem as históricas fazendas de cacau, que fizeram a sua fortuna em tempos áureos e até hoje há ainda grande produção do fruto. No entanto, a cidade é mesmo lembrada por sua relação com o escritor Jorge Amado, autor de livros e novelas que fizeram parte da história do Brasil, como as famosas Gabriela, Cravo e Canela e Dona Flor e seus dois maridos. Pelo fato desse grande escritor ter passado parte da sua vida em Ilhéus, existem pontos turísticos que o homenageiam, como a Casa de Cultura Jorge Amado, onde é possível vivenciar toda a sua vida e obra, e o casarão Bataclan, ponto em que acontecem eventos locais. Além dos outros lugares que se imortalizaram nos romances do escritor, como a rua Lavigne de Lemos, que na literatura ficcional ficaria a casa de Tonico Bastos, personagem de Gabriela, Cravo e Canela. Hoje, no local, funciona um estabelecimento comercial. 

Ilhéus - Casa da Cultura - Jorge Amando - ©PrefeituradeIlhéus
Ilhéus - Casa da Cultura - Jorge Amando - ©PrefeituradeIlhéus[/caption]

 

Ilhéus também é repleta de história

Conhecer Ilhéus é também conhecer um pouco da história da Bahia e do Brasil, já que se trata de uma das primeiras cidades do país. A arquitetura do município remete ao período da colonização portuguesa. Por determinação de uma lei de proteção ao patrimônio histórico, as construções não podem de forma alguma serem derrubadas. Dentre essas construções, existem diversos pontos turísticos imperdíveis localizados no centro da cidade.

Igreja de São Jorge

A igreja de São Jorge, construída no século XVll, é uma das mais antigas do Brasil e apresenta uma arquitetura que marcou a época da monarquia. A Igreja que ainda tem missas regulares se tornou um ponto de turismo em Ilhéus. Sua localização é: R. Conselheiro Dantas, 40, no centro histórico da cidade.

Palácio Paranaguá

O Palácio Paranaguá, localizado na Praça J. J. Seabra, foi inaugurado em 1907. Hoje, ele abriga uma das secretarias da prefeitura de Ilhéus, em um prédio tombado pelo Instituto de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). O Palácio, que já foi reformado algumas vezes, possui quatro fachadas que preservam a arquitetura neoclássica e remetem ao período mais rico da cidade: o auge do cacau. O plano é implantar o Museu da Capitania no Palácio, que deve reunir documentos, móveis e bens culturais desde o período das Capitanias Hereditárias da história do Brasil. 

Ilhéus - Palácio Paranaguá - ©PrefeituradeIlhéus
Ilhéus - Palácio Paranaguá - ©PrefeituradeIlhéus[/caption]

 

Catedral de Ilhéus

A importante catedral de São Sebastião de Ilhéus, localizada na praça Dom Eduardo, foi inaugurada em 1967, trinta anos após ser iniciada. Por dentro, sua abóbada central tem 48 m de altura, sendo incrivelmente bela e arquitetada. Vale a pena conhecer!

Teatro Municipal de Ilhéus

O Cine Teatro de Ilhéus ou Teatro Municipal de Ilhéus localizado na rua Jorge Amado, número 21, continua igualmente era na época da sua inauguração, em 1932. Entretanto, por dentro o prédio foi completamente revitalizado. Atualmente, o teatro oferece ao público uma interessante galeria de arte e programação cultural diferenciada. Para quem está com a viagem marcada, vale muito a pena conferir a programação!

Passeie pelas fazendas de cacau da região

O cacau é uma força produtiva na região, e a cidade conta a sua história através dos anos de cultivo desse importante fruto para um dos doces mais consumidos em todo o mundo, o delicioso chocolate! Então, se você deseja conhecer de perto a produção de cacau, Ilhéus tem enormes fazendas abertas para visitação.

Ilhéus - Cacau - ©Pixabay
Ilhéus - Cacau - ©Pixabay[/caption]

 

Não esqueça o protetor solar e aproveite a praia

O estado da Bahia é naturalmente quente quase o ano inteiro e, como já mencionamos, a cidade tem a maior extensão de praias do litoral baiano. Portanto, se você ama o sol e a brisa do mar, a sua passagem por Ilhéus será muito bem aproveitada!

Ver imóveis de temporada em Ilhéus

Gostou desse conteúdo? Confira muito mais aqui no blog da Temporada Livre.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo