Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Serra do Cipó – Onde fica, qual a melhor época para ir e mais

27 de Maio de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Serra do Cipó – Onde fica, qual a melhor época para ir e mais

A região da Serra do Cipó possui picos com mais de 1.600 metros, além de córregos e cachoeiras. Possui uma vasta natureza para desbravar e muitas atrações em meio a natureza para se aventurar.

Nesse blog trouxemos todas as informações necessárias que você precisa para conhecer esse incrível destino. Confira onde fica, a melhor época para visitar e muito mais: 

Onde fica e como chegar

A Serra do Cipó está localizada em Minas Gerais, a 90 km de Belo Horizonte. Para chegar até lá tem várias formas, umas delas é de carro, saindo de Belo Horizonte é possível ter acesso pela rodovia MG-010, o caminho é bem rápido e pode se considerar um destino para um bate e volta.

Para chegar de ônibus, o trajeto dura em torno de 2hrs e é feito pelos ônibus das empresas Saritur e Serro. Quem vem de outro estado é possível chegar de avião pelo aeroporto de Confins, com distância de 60 km, sendo o mais próximo do destino.

Serra do Cipó – Onde fica, qual a melhor época para ir e mais - Foto de Tim Gouw no Pexels

Qual a melhor época para ir

A nossa dica é fugir das épocas de chuva, que impedem o acesso pelos caminhos de terra além do risco de ocorrer a tromba marinha.

Para aproveitar melhor seu passeio, a melhor opção é na época de seca, entre os meses de maio e setembro. 

Serra do Cipó – Onde fica, qual a melhor época para ir e mais - Foto de cottonbro no Pexels

O que fazer na Serra do Cipó

1. Serra dos Inhames

Localizado à direita do Rio Cipó, está o Rancho Vale do Paraíso, na aldeia de Inhames, utilizado até nos dias de hoje de acesso para os tropeiros.

No rancho é possível realizar trilhas que possuem 3h de subida e outras 3h para descida, além disso o local oferece lindos campos para meditar ou observar as belezas das montanhas, cachoeiras e até ter a experiência montar em uma mula como os tropeiros. 

Serra do Cipó – Onde fica, qual a melhor época para ir e mais - Foto de Tirachard Kumtanom no Pexels

2. Parque Estadual do Sumidouro

Encontrada no ano de 1835, pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, a Gruta da Lapinha é uma das principais atrações no Parque Estadual do Sumidoura.

A gruta possui 511 metros de extensão, com diversos tipos de formações rochosas que se formam no interior de caverna, chamadas de espeleotemas. 

A Gruta da Lapinha conta com uma boa infraestrutura para os visitantes, com luz artificial, passagens largas e até guias para te acompanhar durante a visita.

Serra do Cipó – Onde fica, qual a melhor época para ir e mais - Imagem de bsnellings por Pixabay 

3. Cachoeiras 

A Serra do Cipó possui muitas cachoeiras para tomar um banho ou até mesmo observar o incrível cenário que as cachoeiras proporcionam. As cachoeiras mais famosas por lá são a Véu de Noiva, Cachoeira da Farofa e a Cachoeira do Tabuleiro.

A Cachoeira Véu de Noiva possui uma queda d'água de 70 metros e uma cor esverdeada em suas águas, o acesso para essa deslumbrante cachoeira se dá pela Trilha dos Escravos, construída no ano de 1810.

Já a Cachoeira do Tabuleiro é famosa por ter a queda d'água mais alta do estado de Minas gerais e a Cachoeira da Farofa possui 273 metros, considerada a mais alta do Brasil. 

Essas são só algumas cachoeiras pela Serra do Cipó, pois são diversas opções de cachoeiras que podem se encontrar por lá, como a Cachoeira das Andorinhas, a da Serra Morena e muitas outras.

Serra do Cipó – Onde fica, qual a melhor época para ir e mais - Foto: Blog de Viagem e Turismo

4. Pinturas rupestres 

A Serra do Cipó possui muita história e nada melhor para comprovar que as Pinturas rupestres que confirma a ancestralidade dessa incrível região. 

Ao visitar o Vilarejo Lapinha da Serra e realizar uma viagem 4x4 até certo percurso, é preciso pegar uma canoa governada por um nativo rumo aos locais arqueológicos da região.

No local você pode encontrar mais de 100 pinturas rupestres com mais de 6.000 mil anos. O guia do acervo conta toda a história dos ancestrais.

Serra do Cipó – Onde fica, qual a melhor época para ir e mais - Imagem de Siggy Nowak por Pixabay 

Onde se hospedar? 

Agora que você está por dentro de onde fica, melhor época para visitar e quais atrativos possui a Serra do Cipó, só falta saber onde se hospedar.

Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

 

 

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo