Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

7 cidades para conhecer de carro em Minas Gerais

29 de Abril de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

7 cidades para conhecer de carro em Minas Gerais

Viajar de carro é uma das atividades preferidas de muitos. Grande parte dos viajantes acreditam que pegar a estrada e curtir o caminho já é parte da aventura. E um dos estados que permite essa aventura é Minas Gerais, já que conta com diversas cidades turísticas, muitas belezas naturais e diferentes estilos de destinos para você conhecer. 

E para você planejar essa tour, o TemporadaLivre preparou um Roteiro de Minas Gerais para você conhecer de carro. Confira:

Cidades para conhecer de carro em Minas Gerais

Separamos um roteiro, partindo de São Paulo e que pode ser realizado em 5 dias para você aproveitar a sua viagem por Minas Gerais, por isso, não é um roteiro extenso, já que existem o tempo de deslocamento e tudo mais. Mas como aproveitar o caminho também faz parte da viagem, separamos algumas dicas de cidades para você conhecer.

Mas como o bom de viajar de carro é poder ir curtindo o caminho, você pode ir fazendo paradas, conhecendo outros lugares, comprando deliciosos queijos nas barraquinhas e apreciando a paisagem. Como as viagens entre uma cidade e outra desse trajeto levam cerca de 4 ou 3 horas, você poderá fazer essas pequenas paradas e conhecer lugares bem interessantes. A vista das estradas de Minas são muito bonitas e com certeza você irá voltar pra casa com a mala cheia de recordações. 

Dia 1: Poços de Caldas

Saindo de São Paulo e partindo para Poços de Caldas, você levará cerca de 4 horas de viagem. Ou seja, saindo cedinho, próximo das 12h00 você já estará em seu destino. Em Poços de Caldas você pode aproveitar para conhecer um pouco da cidade, mas o que mais atrai a atenção nos arredores são suas belezas naturais. Por lá, você pode conhecer as Cachoeiras Véu das Noivas, que são formadas por 3 belíssimas quedas d'águas, e ainda passear pela Serra de São Domingos e conhecer a Pedra Balão, um conjunto de pedras sobrepostas com cerca de 10 metros de altura. Ah, no caminho para a Serra você ainda pode visitar a  escultura da Fonte dos Amores, inaugurada em 1929. 

Você pode pernoitar em Poços de Caldas e no 2º dia partir para Capitólio!

Roteiro de Minas Gerais para você conhecer de carro - Véu de Noivas - Poços de Caldas - Imagem: Vicente Eugenio / wikipedia

Dia 2: Capitólio!

Mais 4 horas de viagem você está em Capitólio! Sugerimos sair de Poços bem cedinho, para chegar em Capitólio antes do almoço. Logo ao chegar, nossa dica é ir até o Mirante das Furnas, localizado na rodovia MG-050. Se não tiver muita gente, rapidinho você conhece o lugar e tira lindas fotos do alto do mirante. Depois, você pode almoçar no Restaurante do Turvo, bem em frente a represa. 

A tarde, aproveite para fazer o passeio de lancha pela represa (é preciso agendar com antecedência) O passeio é bem interessante e leva cerca de 3 horas e vale super a pena. Ao sair do passeio, se ainda tiver sol, você pode aproveitar alguma das cachoeiras próximas dali. Aproveite para dormir em Capitólio e seguir viagem no outro dia. 

Mas, se ao sair do passeio de lancha você já quiser seguir viagem, só seguir pela rodovia MG-050 até Belo Horizonte, que são cerca de mais 4 horas de viagem. 

Roteiro de Minas Gerais para você conhecer de carro - Capitólio - Imagem: Sympla

Dia 3: Belo Horizonte e Ouro Preto

Se você pernoitou em Capitólio, é preciso acordar bem cedinho no 3º dia, já que você terá mais 4 horas de viagem até BH! A capital mineira é belíssima e possui diversos pontos turísticos para você conhecer. Você pode passear pela praça da Pampulha, visitar alguns parques e praças e ainda, almoçar em um restaurante com aquela comidinha mineira de dar água na boca e, logo após o almoço, partir para Ouro Preto, que fica a menos de 2 horas de Belo Horizonte

Em Ouro Preto o passeio é histórico, visitando as belíssimas construções e igrejas de mais de 100 anos de história. Suas ruas de pedras também são lindíssimas e irão proporcionar ótimas fotos. Recomendamos passar a noite em Ouro Preto, já que o dia foi mais puxado. 

Roteiro de Minas Gerais para você conhecer de carro - Ouro Preto - Imagem: Alessandro Deco por Pixabay 

Dia 4: Tiradentes e São João del Rey

No dia 4, partiu Tiradentes! A cidade fica a cerca de 3 horas de Ouro Preto e nesse dia você pode acordar um pouquinho mais tarde, já que as cidade de Tiradentes e São João del Rey são coladinhas, a cerca de 10 quilômetros de distância. Por isso, em poucas horas você poderá conhecer as belezas das duas cidades, visitando seus centros históricos e suas igrejas centenárias

No final da tarde, partiu São Tomé das Letras, que são mais aproximadamente 3 horas de viagem. 

Roteiro de Minas Gerais para você conhecer de carro - Tiradentes - Imagem: aavvital por Pixabay 

Dia 5: São Tomé das Letras 

Em São Tomé das Letras é hora de relaxar. A cidade possui um clima mais místico e é o lugar perfeito para você recarregar as energias antes de voltar para casa. Por lá é possível conhecer cachoeiras, visitar a Gruta de São Tomé, bem no centro da cidade e passear por seus arredores, fazer compra nas diversas lojinhas de souveniers, visitar o Parque Municipal Antônio Rosa e ao final do dia, ainda apreciar o por do sol na Casa da Pirâmide

De São Tomé até São Paulo, são cerca de 5 horas de viagem, portanto recomendamos dormir em São Tomé das Letras e seguir viagem no outro dia, assim, você terá mais um dia inteiro para curtir a viagem. Se decidir fazer essa viagem no 6º dia, você pode ir visitando as cidades pelo caminho e dar uma paradinha em Santa Rita do Sapucaí e conhecer os pontos turísticos da cidade.

Mas, se você não tem esse dia a mais para aproveitar, recomendamos sair de São Tomé antes do anoitecer para você poder fazer o trajeto de volta sem muita pressa. 

Roteiro de Minas Gerais para você conhecer de carro - São Tomé das Letras - Imagem: Minas Ecoturismo

Conheça Minas Gerais

Viu como com poucos dias é possível fazer um roteiro de carro por Minas Gerais. Quem gosta de viajar de carro aproveita essa tempo para apreciar a paisagem e conhecer o caminho, então aproveite! 

E não esqueça de reservar algumas coisas com antecedência, como passeios com agendamento ou até mesmo as reservas de suas hospedagens. No TemporadaLivre, você encontra casas e apartamentos de temporada em todos esses destinos e muitos outros em Minas. Acesse nosso portal, confira e faça suas reservas. 

Imóveis para alugar por temporada em Minas Gerais;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo