Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Quando ir para Gramado? | O melhor para cada estação

11 de Agosto de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Quando ir para Gramado? | O melhor para cada estação

Na hora de avaliar quando ir para Gramado, a boa notícia é que esse destino pode ser visitado o ano inteiro. Claro, existe uma época mais propícia, como mostraremos a seguir, mas, de modo geral, essas belezinhas da Serra Gaúcha têm atrativos para os turistas em qualquer época do ano. Portanto, se suas férias não caírem nos períodos que falarmos abaixo, saiba que não tem problema, pois sua viagem será incrível na mesma proporção.

A maior procura, que reflete em preços mais altos, acontece nos feriados prolongados, durante o Natal Luz, Páscoa e também no inverno quando as temperaturas são bem baixas e pode até mesmo nevar. Mas, se a dúvida é grande sobre qual período viajar, vamos te dar algumas dicas importantíssimas para te ajudar a escolher. Confira a melhor época para ir para Gramado:

Qual a melhor época para ir a Gramado? 

Em relação ao tempo, uma excelente notícia é que as chuvas da Serra Gaúcha são muito bem distribuídas ao longo do ano. Até no mês mais seco, há muita pluviosidade, ou seja, não é com medo do tempo feio que você deve escolher as datas. Leve em consideração se a sua preferência é por frio, calor ou pelos famosos eventos das cidades.

Quando ir para Gramado? | O melhor para cada estação - Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Outono em Gramado

Com a chegada do outono no mês de março, as temperaturas em Gramado começam a cair chegando em sua minima 14°C e suas maximas marcam aproximadamente 23°C. Essa é a melhor época para visitar as incríveis fabricas de chocolates e não encontrar preços altos e muito menos filas nos estabelcimentos.

 Em maio o outono está em seu auge marcando minimas abaixo de 10°C e suas maximas com marcam aproximadamente 18°C, apesar das temperaturas cairem muito, ainda no mes de maio a cidade não fica repleta de turistas e é considerada a melhor época para viagens romanticas a Gramado. 

Quando ir para Gramado? | O melhor para cada estação - Foto de Kaique Rocha no Pexels

Primavera em Gramado 

Novembro é o auge da primavera e é considera uma época de alta temporada, por conta do Natal luz que continua até o inicio do mês de Janeiro.

As hortênsias também possuem destaque nessa estação com um tom azulado, deixando a vista de Gramado ainda mais incrível. Para quem ainda gosta do frio de Gramado, a primavera ainda é uma época perfeita, pois seu termometro marca maximas de 24°C e minimas de 15°C. 

Quando ir para Gramado? | O melhor para cada estação - Foto de Sonny Sixteen no Pexels

Verão em Gramado

De novembro a janeiro os termômetros podem registrar 30ºC, porém o mais curioso é que, como muita gente tem em mente que a Serra Gaúcha é fria, ainda no verão é comum avistar turistas usando gorros e até luvas.

É nesse período, que as ruas e estradas da região ficam coloridas pelas hortênsias, que são uma atração à parte. Ou seja, são meses ótimos para conhecer as cidades!

Quando ir para Gramado? | O melhor para cada estação - Foto de Merilin Kirsika Tedder no Pexels

Inverno em Gramado

Entre maio e agosto é a época que mais faz frio. Não é raro os termômetros marcarem mínimas abaixo dos 10ºC , podendo registrar temperaturas negativas, com geadas e até neve. É justamente isso que faz do mês de julho um dos um dos mais procurados por turistas, que vão em casais ou em família, a fim de curtir o charme da serra e o clima frio.

No entanto, mesmo que você viaje para Gramado no inverno, saiba que, durante o dia, as temperaturas podem ficar amenas, beirando os 20 graus. Então é bom ter na mala, além das roupas grossas e acessórios, algo mais leve para essas situações. 

Quando ir para Gramado? | O melhor para cada estação- Foto de Brigitte Tohm no Pexels

Neve em Gramado

Não é sempre, mas em alguns anos é possível ver neve na região. Dá pra prever com muita antecedência? Na verdade, não! É difícil ter certeza desse fenômeno no momento de planejamento da viagem. 

Se você não conhece a neve e tem vontade de vê-la de perto, a melhor época é de junho a agosto, porque as geadas  são comum. Dessa forma, resta torcer para você estar lá caso alguns floquinhos de neve caíam do céu. 

Quando ir para Gramado? | O melhor para cada estação - Foto de Kristin Vogt no Pexels

Datas comemorativas em Gramado

Natal Luz de Gramado 

Outra época muito procurada quando o assunto é ir para Gramado, é de novembro a janeiro. Os shows, a iluminação e os enfeites do Natal Luz Gramado fazem desse período a alta temporada, com diferença nos termômetros, que podem registrar facilmente 30ºC. 

Quando ir para Gramado? | O melhor para cada estação - Foto de Elina Fairytale no Pexels

Páscoa em Gramado

No mês da Páscoa, como o chocolate faz a fama da Serra Gaúcha, Gramado ganha uma decoração inteiramente temática, com coelhos e ovos por todos os lados. O frio não é tão intenso como no inverno, mas já dá para pegar temperaturas mais baixas, em torno de 15ºC, principalmente a noite e pela manhã.

Quando ir para Gramado? | O melhor para cada estação - Foto de George Dolgikh @ Giftpundits.com no Pexels

Festival de Cinema de Gramado

Um dos festivais de cinema mais populares do Brasil acontece, normalmente, no mês de agosto na cidade. É uma data não apenas para os amantes da sétima arte, mas também para quem quer ver atores e outros famosos circulando pelas ruas.

Quando ir para Gramado? | O melhor para cada estação - Foto de Donald Tong no Pexels

Onde se hospedar? 

Agora que você sabe quais atrações cada estação em Gramado reserva, que tal aproveitar para começar a planejar a sua próxima viagem para esse destino?  Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também:


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo