Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Petrópolis: o destino de inverno no Rio de Janeiro

12 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Petrópolis: o destino de inverno no Rio de Janeiro

Quando se fala em férias no estado do Rio de Janeiro logo vem a mente suas belas praias, tanto da capital, como de outras cidades litorâneas da costa fluminense. Seu clima sempre quente e belas paisagens perfeitas para o verão. Porém, o estado do Rio também oferece um excelente destino turístico para o inverno ou até para quem quer fugir um pouco do calor intenso durante os climas mais quentes. É a linda e histórica cidade de Petrópolis, localizada na região serrana do estado. A cidade oferece diversos passeios bem interessantes e é o destino de inverno ideal no Rio de Janeiro

Quer saber mais sobre Petrópolis? Então continue acompanhando nosso post.

Petrópolis, o destino de inverno ideal no Rio de Janeiro! - Imagem: Divulgação / Viagem e Turismo

Conheça um pouco mais de Petrópolis

Petrópolis está localizada na região serrana do Rio de Janeiro, ao lado do Parque Estadual da Serra dos Órgãos, portanto está cercada por lindas montanhas, que além de oferecerem um vista fantástica para a cidade, também proporcionam um clima bastante diferente das demais regiões do estado. Petrópolis conta com temperaturas mais amenas, onde seu inverno costuma ter temperaturas na casa dos 10º e, durante o verão, os termômetros raramente ultrapassam 30º.

A cidade é vizinha de Teresópolis, que também costuma atrair vários visitantes que desejam um lugar para fugir daquele calorão e curtir um destino com temperaturas mais baixas. Também fica bem pertinho da capital do estado, a cerca de 68 quilômetros do Rio de Janeiro, o que a torna um excelente lugar para passar uma temporada curta, sendo apenas um final de semana, aproveitando a paisagem, passeando e curtindo o friozinho. 

Petrópolis, o destino de inverno ideal no Rio de Janeiro! -  Imagem: IG Turismo

Petrópolis no inverno

No inverno a cidade costuma receber bastante turistas, principalmente casais que deseja curtir um final de semana à dois, aventureiros que adoram praticar ecoturismo, ou famílias que querem curtir um pouco da culinária e descansar em um lugar mais tranquilo. 

Petrópolis é uma cidade histórica, inclusive seu nome faz referencia ao período em que a Família Real passavam suas férias na cidade. Petrópolis significa cidade de Pedro e foi assim chamada para homenagear, o então imperador brasileiro D. Pedro I,  e posteriormente ao seu filho, D. Pedro II. Durante o período imperial regido por D. Pedro II, a cidade de Petrópolis tornava-se a capital oficial do império durante o verão, já que a família real costumava passar toda estação quente na cidade, fugindo do calor do Rio de Janeiro. 

Ainda hoje, muitas dessas construções estão preservadas na cidade, tornando Petrópolis um destino super interessante para quem gosta de conhecer um pouco mais sobre a história do nosso país. Por isso, em um dia de frio em Petrópolis, você pode aproveitar para visitar esses casarões centenários, como o Museu Imperial, que abriga desde mobiliário até documentos importantes desse período histórico; a Catedral São Pedro de Alcântara, inaugurada em 1925; o Teatro Municipal D. Pedro, inaugurado em 1933 e que oferece diversos espetáculos; a Casa da Princesa Isabel, construída em 1853 e muitos outros. 

Petrópolis, o destino de inverno ideal no Rio de Janeiro! - Palácio Rio Negro - Imagem: pixabay

E friozinho também combina com deliciosas comidas e em Petrópolis você pode aproveitar uma variedade de restaurantes que oferecem diversos pratos. A cidade conta com diferentes estabelecimentos para os mais variados gostos. O Trutas do Rocio, além de oferecer deliciosos pratos a base de peixes, também oferece uma experiência à parte, já que o restaurante está localizado em uma grande área verde onde é possível curtir a natureza e até alimentar os peixes. O Brassaria Matriz também oferece um ambiente super aconchegante, com uma linda vista para uma cachoeira. O Lago Sul fica bem em frente ao Palácio Quitandinha, um dos pontos turísticos da cidade, e também oferece pratos de dar água na boca. Sem falar que nesse período você pode aproveitar a temporada de fondues, caldos e chocolates na cidade. 

Petrópolis, o destino de inverno ideal no Rio de Janeiro! - Brassaria Matriz - Imagem: Sou Petrópolis

Durante o inverno em Petrópolis você também pode aproveitar o Festival Sesc de Inverno. Esse festival ocorre anualmente no mês de Julho e oferece diversas apresentações de artistas conhecidos ou que estão ingressando no cenário. E o melhor, grande parte dessas apresentações são gratuitas.

E se você gostar de ecoturismo, o inverno de Petrópolis é perfeito para o montanhismo. Como nesse período não chove tanto e as temperaturas estão mais baixas, a prática do montanhismo se forma super interessante. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um local ideal para essa prática e conta com a maior redes de trilhas do Brasil, inclusive a trilha considerada mais pesada, com 30 quilômetros de subidas e descidas. 

Petrópolis, o destino de inverno ideal no Rio de Janeiro! 

Ou você pode só aproveitar o climinha gostoso do inverno em Petrópolis e passar um final de semana romântico com o seu amor, passeando pelos parques da cidade, comendo em ótimos restaurantes e se hospedando em um lugar extremamente confortável e aconchegante. E você pode se hospedar em uma casa ou apartamento de temporada que oferece muito mais privacidade e conforto. 

Aqui no TemporadaLivre você encontra excelentes opções de aluguel de temporada em Petrópolis para passar dias super interessantes na cidade. Acesse o portal e confira. 

Imóveis para alugar por temporada em Petrópolis;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo