Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

A culinária do Espírito Santo

06 de Julho de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

A culinária do Espírito Santo

O Espírito Santo é um estado que possui uma grande profusão culinária. A Moqueca Capixaba é conhecida nacional e internacionalmente, e é o prato típico da região. Ela agrega dois aspectos importantes para a história do estado: a herança indígena e a importância da pesca para este estado cuja parte litorânea é bastante grande.

Além disso, portugueses, italianos, africanos e povos do norte da Europa, presentes na região, também influenciaram na culinária do lugar. E a relação com a Bahia e Minas Gerais permitiram o intercambio de sabores.

Segundo o site do Governo do Estado do Espírito Santo, entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri e a caranguejada. E é o próprio site que nos define a moqueca: "O nome moqueca designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar e, ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não recebe azeite de dendê e nem leite de coco".

Aproveite para ler: Conheça a curiosa cidade de Piúma no Espírito Santo

A culinária do Espírito Santo

Apesar de tudo, os capixabas são unânimes em afirmar que o verdadeiro tempero da culinária do Espírito Santo é a panela de barro. Esta seria o maior segredo, e sua confecção teria mudado muito pouco desde a origem tradicional até os dias de hoje: "A panela de barro é, sem dúvida, uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. O trabalho artesanal das paneleiras sempre garantiu a sobrevivência econômica de seus familiares, como também de suas tradições".

Leia mais: O que fazer em Guarapari – Espírito Santo?

5 pratos típicos do espírito santo para conhecer

1. Moqueca Capixaba

A Moqueca Capixaba representa não só a gastronomia do Espírito Santo, como também a miscigenação brasileira, já que ela reúne ingredientes e tradições de vários povos, como indígenas, africanos e portugueses.

O preparo da moqueca, em panela de barro e sem utilizar água para cozinhar os alimentos, faz com que os sabores sejam preservados, o que torna ainda mais deliciosa e perfeita para um almoço em família. 

Mas afinal, o que vai na Moqueca? A Moqueca nada mais é do que um ensopado de peixes e vegetais, temperada com azeite de oliva, urucum e coentro típico, essa mistura é simplesmente maravilhosa. 

2. camarão no coco

E que tal um camarão no coco? Deu água na boca por ai né? A Receita é muito simples, porém muito sofisticada, já que o ingrediente principal é nosso tão amado camarão. 

Você vai se deliciar com esse camarão, que é feito em aproximadamente 20 minutos e preserva um molho cremoso com camarões macios, combinação perfeita. Para deixar o prato ainda mais apetitoso, muitos utilizam o próprio coco como prato, para servir esse molho dos deuses. 

3. bobó de camarão

Esse prato está entre os preferidinhos em diversas regiões do Brasil, já que o seu sabor é fabuloso. Esse prato possui origem africana, mas caiu no gosto dos brasileiros que com frequência o trazem para a mesa na hora da refeição. 

Ele é feito com poucos ingredientes, basta selecionar alguns camarões, mandioca, tomate, azeite, salsa e o que você quiser colocar de ingrediente para ficar do jeito que você ama. 

4. muma de siri

Outra delícia que vale a pena provar é a muma de siri. Um prato de poucos ingredientes, mas que esbanja sabor, a muma de siri leva siri, tomate, cebola e urucum. Receita no qual é  até simples de preparar, porém, as mãos das cozinheiras de Guarapari com certeza são mágicas, por isso, o ideal é que prove lá mesmo.

5. Torta capixaba

A torta capixaba é uma tentação para os apaixonados por frutos do mar, pois é composta por siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além é claro, de muito bacalhau e palmito. Um prato servido principalmente na semana santa em todas as casas da região.

E você? está esperando o que para conhecer a culinária do Espírito Santo? Confira as opções de aluguel de temporada no Espírito Santo que o TemporadaLivre tem para oferecer para você e venha conhecer mais sobre esse universo de sabores!

Leia também: Melhores Destinos no Espírito Santo

A culinária do Espírito Santo - Foto: Jonathan Borba on Unsplash

Onde se hospedar

Agora que você descobriu que a gastronomia do Espírito Santo é simplesmente perfeita, que tal passar uns dias experimentando todos esses pratos? Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e faça a sua reserva agora mesmo. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo