Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

O TemporadaLivre apresenta a incrível Vila Nova de Gaia, em Portugal!

28 de Abril de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Unindo tradição e modernidade, a Vila Nova de Gaia, que fica do outro lado do Porto, em Portugal, encanta viajantes de todas as idades e pode ser a opção perfeita para quem busca férias mais relaxantes, tranquilas e longe da agitação de grandes cidades.  

Os contrastes por lá fizeram do município um destino singular, que une rios, praias, cultura, tradição artesanal e modernidade arquitetônica. Mas, mesmo com tantas oportunidades de exploração, ela mantém um toque rústico e a hospitalidade característica de moradores que prezam por valores e costumes pacatos e familiares.  

Um diferencial da cidade que ajuda a fortalecer sua fama com os especialistas portugueses, é a afirmação de que não existe vista mais linda no país do que a proporcionada por aqueles que atravessam a Ponte Dom Luís I e observam o Porto através dos olhos de Gaia.

Buscando um roteiro de viagem que propicie tantas experiências assim? Confira as dicas do TemporadaLivre e viaje para Vila Nova de Gaia com a gente!

Conheça Vila Nova de Gaia, em Portugal!  - Imagem:  Celestino Manuel

O que fazer em Vila Nova de Gaia, o melhor horizonte de Portugal

As margens do Rio Douro reservam uma das vistas mais incríveis de Porto. O horizonte mescla construções históricas, as cores de prédios e casas e as antigas embarcações responsáveis pelo transporte de vinho de todo o país. Todo esse visual deslumbrante só é acessado por um dos primeiros pontos turísticos de Gaia, a Ponte Dom Luís I

Com uma estrutura metálica milenar, a Ponte D. Luíz I  foi construída entre os anos de 1881 e 1888, e o principal objetivo de seu fundador, que acabou nomeando o lugar, era ligar as margens norte e sul do rio, Porto e Vila Nova de Gaia, respectivamente. Atualmente ela serve de passagem para aqueles que chegam até Gaia.

As duas pistas da ponte se revezam para receber os visitantes que podem chegar de diferentes maneiras, mas nunca de uma forma que os prive de contemplar sua beleza arquitetônica.  Na pista inferior é permitida a passagem de carros e pedestres, já a pista superior divide seus acessos também com uma linha de metrô.

Conheça Vila Nova de Gaia - Ponte Dom Luís I - Imagem: Małgorzata Kaczor

História e tradição: as Caves de Vinho do Porto

Para quem nunca ouviu falar, é importante saber o que são as caves antes de embarcar nesse tour dos vinhos em Gaia. Não tem mistério, elas são os locais, normalmente no subsolo, onde os vinhos do Porto amadurecem, envelhecem e tem o seu aperfeiçoamento longe da luz do sol e em temperatura controlada.

Esse processo cultural de envelhecer o vinho é uma das etapas que oferecem a bebida que vem do Porto esse diferencial tão único. Outro ponto que garante personalidade é utilizar a aguardente para interromper a fermentação. Esse toque português conversa a doçura original da bebida e mantém um alto nível de álcool ao mesmo tempo. 

As principais caves do vinho do Porto são localizadas em Vila Nova de Gaia, e muitas delas inclusive oferecem o passeio de visitação e degustação dos vinhos, algo que se torna imperdível para os amantes dos sabores enólogos. A visita guiada oferece um toque a mais de cultura e tradição que só quem produz é capaz de transmitir.

Conheça Vila Nova de Gaia - Vinho - Imagem: RonalddeBruijn

Parada obrigatória: conheça as praias de Gaia

Esse costuma ser um passeio obrigatório para quem visita Gaia, e se tornou até uma das principais razões que turistas do mundo todo decidem conhecer a cidadezinha. Com uma infraestrutura excelente e águas deliciosas, as praias de Gaia se torna muito disputada, principalmente nos meses mais quentes do ano.

Nessa faixa de areia, existem 3 praias que não podem ficar de fora do seu roteiro, e a primeira delas é a Praia de Miramar. Localizada ao norte, sua extensão é entrecortada por formações rochosas, e a principal delas abriga um dos pontos turístico mais famosos da região, a imponente Capela do Senhor da Pedra.

Outra opção - essa para quem prefere um mar mais agitado - perfeita para a prática de diversos esportes marinhos, é a Praia de Valadares. Ela também conta com dunas e elevações rochosas, mas suas zonas de banho ganham um toque especial com a deságua da Ribeira de Valadares, um cenário incrível para caminhar e apreciar a natureza.

Por fim, mas nem de longe a menos importante, Vila Nova de Gaia oferece a seus visitantes a belíssima Praia do Senhor da Pedra. Localizada bem em frente ao Jardim da Alameda do Senhor da Pedra, ela foi “erguida” junto aos monumentos em homenagem a essa importante figura religiosa da região, em 1686.

A praticidade desses três destinos é poder visitá-los todos em um mesmo dia, mas caso sua viagem até Galia se estenda por um tempo maior, nossa dica é aproveitar um dia completo em cada uma delas, temos certeza que você não vai se arrepender!

Capela do Senhor da Pedra. - Imagem: Nacionalidade Portuguesa

Uma cidade completa: gastronomia e cultura em Vila Nova de Gaia

Ficou com vontade de conhecer o destino? Esses atrativos já são razões suficientes para arrumar as malas e decolar no próximo voo para Portugal, mas existem duas realidades muito presentes em Gaia que prometem deixar tudo ainda mais especial.

Junto aos sabores do vinho e dos peixes característico do país, Gaia ainda tem um prato típico muito famoso que conquista a todos que experimentam a iguaria, estamos falando, é claro, do delicioso Francesinha: uma espécie de sanduíche recheado com bife, linguiça salsicha, presunto e queijo, coberto por um delicioso molho de tomates. Irresistível, não?

Conheça Vila Nova de Gaia - Francesinha - Imagem: Morar em Portugal

A parte histórica da cidade também costuma deslumbrar os visitantes, e ela não se limita apenas ao centro histórico. Nos bairros mais afastados, nas praias e até mesmo próximo ao Porto é possível encontrar mosteiros, museus, igrejas e casas cheias de história pra contar. Nossa dica? Explore o maior número possível! 

Vinhos, gastronomia, hospitalidade e tradição histórica te esperam na encantadora Vila Nova de Gaia, em Portugal. Siga as nossas dicas e explore esse território com o TemporadaLivre!


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019