Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em Cambará do Sul? Turismo no Rio Grande do Sul

03 de Junho de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em Cambará do Sul? Turismo no Rio Grande do Sul

Você é daqueles que adora turismo de aventura e está sempre procurando destinos para poder curtir boas trilhas, belas paisagens e estar em contato com a natureza? Então provavelmente, você já deve ter ouvindo falar Terra dos Cânions, a região com os maiores cânions da América Latina! E não, esse destino não fica no Chile ou em um outro país da América do Sul. Estamos falando de um destino aqui do Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul. 

A bela cidade de Cambará do Sul é conhecida como a Terra dos Cânions, possuindo um conjunto de montanhas que formam lindos e grandiosos cânions. E se você quer saber mais sobre esse lugar incrível aqui no Brasil, confira as dicas do TemporadaLivre do que fazer em Cambará do Sul.

O que fazer em Cambará do Sul? Turismo no Rio Grande do Sul  - Imagem: Prefeitura de Cambará do Sul

Onde está localizado Cambará do Sul?

A cidade Cambará do Sul está localizada na região sul do país, bem pertinho da divisa do Rio Grande do Sul com o estado de Santa Catarina. Fica a cerca de 190 quilômetros de distancia de Porto Alegre e 130 quilômetros de distancia de Torres, no litoral do estado. 

Atualmente, Cambará do Sul quase 7 mil habitantes, o que a torna uma cidade pequena e bem tranquila. Por isso, é bastante procurada por quem gosta de aventura e contato com a natureza, longe de muitas aglomerações. 

O que fazer em Cambará do Sul?

As principais atrações da cidade, com certeza são os seus belos e grandiosos cânions. Eles estão localizados em um conjunto de montanhas pertencentes ao Parque Nacional de Aparados da Serra e ao Parque Nacional da Serra Geral. O local ganhou mais atenção quando fez parte dos cenários para a minissérie a Casa das Sete Mulheres e para a novela Chocolate com Pimenta. Porém, muitos ainda não conhecem essa beleza e nem imaginam que um lugar tão diferente assim está aqui no nosso país. 

Os principais cânions são o Itaimbezinho e Fortaleza e para poder apreciar as vistas que elas oferecem é possível fazer algumas trilhas nas montanhas. A região também possui alguns outros cânions, como o Corujão, Malacara, Rio-Leão e Churriado, que oferecem uma caminhar por suas bordas em uma trilha de 24 quilômetros e cerca de 8 horas. 

Cânion Itaimbezinho: Esse cânion está localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra e conta com uma boa infraestrutura turistas, possuindo sinalizações em suas trilhas. Nele você pode fazer as seguintes trilhas:

  • Trilha do Cotovelo: Possui uma baixa dificuldade e conta com 6 quilômetros de extensão - contando ida e volta. Possui alguns mirantes para você pode observar a paisagem. 
  • Trilha do Vértice: É a menor trilha, com apenas 1,5 quilômetros de extensão de ida e volta. Também é de dificuldade baixa e você encontrará algumas cachoeiras no caminho, como a cachoeiras das Andorinhas e Véu de Noiva.
  • Trilha do Rio do Boi: É a mais longa desse cânion, com cerca de 12 quilômetros de extensão. Conta com dificuldade alta, pois você caminhará por dentro da mata fechada, explorando a montanha e aproveitando suas belezas.
Imagem: Creative commons/Flickr/Tiago Pádua/Abril  Viagem e Turismo

Cânion Fortaleza: O cânion está localizado no Parque Nacional da Serra Geral, sendo o mais profundo, com cerca de 900 metros de altura. Ao contrário do Itaimbezinho, suas trilhas não são muito bem sinalizadas, portanto é preciso de muita atenção, recomendando o acompanhamento de um guia. Por lá, você pode fazer as seguintes trilhas:

  • Trilha do Mirante: Conta com 3,5 quilômetros de extensão e possui uma dificuldade média. Oferece uma vista para o litoral do Rio Grande do Sul .
  • Trilha Pedra do Segredo: Também possui uma dificuldade média e cerca de 2,4 quilômetros de extensão. Você poderá contemplar uma vista do cânion e de algumas cachoeiras.
  • Trilha Borda Sul: É uma caminhada mais longa, com 14 quilômetros de extensão e também com dificuldade média. A trilha é feita pela margem sul do cânion, oferecendo uma linda paisagem.
  • Trilha do Tigre Preto: É a mais longa e também mais difícil trilha do cânion Fortaleza, com cerca de 18 quilômetros de extensão. É feito por meio de mata fechada e selvagem. Por ser uma trilha pouco explorada é necessário o auxilio de um guia. 
Imagem: Enio Frassetto / Abril Viagem e Turismo

Outras atividades

Além das trilhas nos cânions, você ainda pode fazer outras atividades em Cambará do Sul. Um desses passeios é na Cachoeira do Venâncio, com belíssimas quedas d'águas que são formadas pelo rio que nasce no Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Se você gosta mais do clima rural, ainda pode fazer alguns passeios em fazendas locais. A cavalgada é uma atividade bastante procurada, onde é possível realizar passeios a cavalo pelas bordas dos cânions e também em algumas propriedades rurais da cidade. 

Conheça Cambará do Sul

Gostou da cidade de Cambará do Sul? Já tinha ouvido falar sobre esse lugar tão bonito e com seus cânions? Muitos ainda não conhecem essa região e portanto, ainda é um lugar que você pode aproveitar sem pressa, contemplando a paisagem e curtindo esse belo espetáculo da natureza.

E não se esqueça que no portal TemporadaLivre você encontra excelentes imóveis de temporada para curtir a sua viagem com ainda mais estilo e conforto, desfrutando de uma experiência única. 

Imóveis para alugar por temporada no Rio Grande do Sul;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo