Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em Brumadinho, MG - 6 Dicas de passeios!

02 de Dezembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em Brumadinho, MG - 6 Dicas de passeios!

A cidade de Brumadinho, localizada no estado de Minas Gerais, é recheada de histórias, belas serras e paisagens únicas. Apesar de pouco explorada, Brumadinho vem encantando os viajantes que a conhecem, principalmente por ser sede do Inhotim, museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo.

Essa é a principal atração por lá, mas não é só isso que a cidade tem a oferecer. Confira o conteúdo que preparamos sobre o que fazer em Brumadinho!

1. Sítio Histórico Quilombo do Sapé

Brumadinho possui raízes afrodescendentes que são preservadas no Sítio Histórico Quilombo do Sapé.  A região quilombola surgiu em meado do século XVIII, quando um fazendeiro doou uma parte de sua propriedade a um escravo.

Depos de um tempo, outros escravos construíram suas casas nessa região, as casas eram feitar de pau a pique e sapé. Essa região é formada pela comunidade de Ribeirão, Rodrigues, Sapé e Marinhos.

Atualmente as comunidades mantem as tradições da cultura afrodescendente e preserva igrejas, capelas e até uma fábrica de cerâmica, que podem ser visitadas por viajantes. 

O que fazer em Brumadinho, MG - 6 Dicas de passeios! - Foto: Portal Minas Gerais

2. Mirante Morro dos Veados

O Mirante Morro dos Veados é uma das atrações imperdíveis em Brumadinho, o mirante fica situado no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, uma das áreas mais importantes para o estado e a terceiro maior parque em região urbano do Brasil. 

O mirante fica a mais de mil metros de altura e conta com uma vista panorâmica da região. Para ter acesso so mirante é preciso fazer uma trilha de nível fácil, a trilha acaba sendo mais uma atração, já que o percurso possui uma variedade de vegetação, como cedros, jequitibás e muitas outras espécies. 

Essa área também é habitat de espécies de animais que estão ameaçadas de extinção, alguns exemplos dessas espécies são o lobo-guará, onça parda, jaguatirica e entre outros.

O que fazer em Brumadinho, MG - 6 Dicas de passeios! - Foto: Portal Minas Gerais

3. Serra da Moeda

Para quem gosta de se aventurar, a Serra da Moeda é um ótimo destino para praticar voo livre de asa delta, parapentes e balões. Porém, se você não quiser se arriscar, ainda sim vale a pena conhece a serra da moeda e observar o colorido dos equipamentos enfeitando o céu. 

A área de decolagem fica a mais de 1.400 metros do nível do mar, com suas rampas ótimas para o voo livre, a Moedão de 580 metros de altura e a Moedinha com 170 metros de altura.

A Serra da Moeda está localizada no Vale do Paraopeba e para quem deseja se aventurar no voo livre, é necessário contratar escolas especializadas.

Foto: Fernando Mafra/Flickr

4. Espaço Verde Folhas

Outro lugar imperdível para aproveitar um dia de aventuras e fazer atividades incríveis como arvorismo, escalada, trekking e muitas mais. Além disso, o local fica situado em uma área intermediária da Mata Atlântica e do Cerrado, oferecendo aos viajantes o contato direto com a natureza.

Mas não pense que acabou por aí, além de todas as incríveis atividades radicais que o Espaço Verde Folhas tem, o local ainda conta com restaurante, loja de artesanato, pousada e muito mais.

5. Rota da Cachaça

A Rota da Cachaça é um passeio que vai fazer você se conectar com a cultura mineira e conhecer um pouco mais sobre suas tradições.

Na rota você tem a oportunidade de conhecer a produção artesanal da cachaça e ainda conhecer os produtores locais dessa bebida. A rota passa pela região da Serra da Moeda e da Paraopeba, vale a pena conhecer!

6. Instituto Inhotim

O Instituto Inhotim é o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo e conta com uma área de 140 hectares, compostas por floresta e jardim botânico. O instituto ainda conta com obras permanentes de artes conhecidas internacionalmente.

Além das obras permanentes, o local possui algumas galerias que recebem exposições temporárias de diversos artistas do mundo todo. As galerias recebem exposições de esculturas, pinturas, desenhos, vídeos e fotografias. 

O que fazer em Brumadinho, MG - 6 Dicas de passeios! - Foto: josep/Flickr

O Inhotim une a arte com belezas naturais, sendo necessário dois dias para conseguir apreciar a tarde e o belo jardim botânico, composto por 42 jardins. O local conta com sete incríveis jardins temáticos, entre eles o Jardim de Todos os Sentidos, Jardim Desértico e entre outros.

O que fazer em Brumadinho, MG - 6 Dicas de passeios! - Foto: Linoleum Creative Collective on Unsplash

Onde se hospedar? 

Para tornar sua viagem ainda mais agradável, escolha uma hospedagem que ofereça todo o conforto e segurança que você precisa. Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

 

Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo