Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Guia de museus em Londres: conheça os principais

30 de Novembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Guia de museus em Londres: conheça os principais

Londres é, sem dúvida, uma das cidades mais interessantes e também uma das mais visitadas no mundo. A "terra da Rainha" é um dos destinos favoritos de muitos turistas e um dos lugares que mais as pessoas gostariam de conhecer. A capital da Inglaterra também é um lugar incrível para quem gosta de passeios culturais, principalmente para quem adora conhecer museus

Por isso, o TemporadaLivre preparou um guia super interessante para quem adora museu poder fazer um tour por Londres conhecendo cada um deles. Confira. 

Guia Museus de Londres

Opções de museus e galerias é o que não faltam em Londres. Desde os mais famosos até pequenos museus temáticos, a cidade oferece ótimas opções para você visitar e conhecer um pouquinho mais sobre a história, não só de Londres e da Europa, mas como do mundo todo. 

  1. National Gallery
  2. British Museum
  3. Tate Modern
  4. Museu de História Natural
  5. Cutty Sark
  6. Museu do Design
  7. Freud Museum 
  8. Courtauld Gallery
  9. The Sherlock Holmes Museum
  10. Victoria & Albert

1. National Gallery

O National Gallery é um dos maiores museus de Londres e também um dos mais famosos, recebendo mais de 4,5 milhões de visitantes ao ano. A galeria de arte foi inaugurada em 1824 e no início funcionava na antiga mansão de John Julius Angerstein, que também contava com obras de acervo pessoal do mesmo que foram compradas pelo governo britânico. Após algum tempo, uma nova edificação foi erguida especialmente para abrigar o museu, mas durante a 2º Guerra Mundial o prédio foi destruído e assim, foi construído o então prédio que desde então já recebeu algumas reformas e ampliações, mas sua fachada permanece a mesma até hoje. 

O museu abriga um importante acervo de pinturas, desenhos e gravuras, como obras de Leonardo Da Vinci, Sandro Botticelli, Francisco Goya dentre vários outros. 

  • O National Gallery está localizado na Trafalgar Square e seu acesso é gratuito.
O guia de Londres para quem adora museu! - National Gallery - Imagem: Diego Delso / wikipedia

2. British Museum

British Museum talvez seja o museu mais antigo de Londres, inaugurado em 1753 e recebe, anualmente, mais de 5 milhões de visitantes. O seu acervo, além de pinturas e desenhos, também inclui esculturas e antigas peças de mármore e rocha, como a importante Pedra de Roseta, um fragmento onde consta diversas escritas em hieróglifos de valor inestimável. 

Esse museu, além de ser um dos mais importantes de Londres, é também um dos mais importantes do mundo, pois a sua forma de organização influenciou a biblioteconomia e a museologia do mundo todo.  Seu espaço também é grandioso e sua Sala de Leitura é um dos seus ambientes mais visitados, já tendo sido utilizado por figuras ilustres como Virginia Woolf, Oscar Wilder, Bram Stoker e muitos outros. 

  • O British Museum está localizado na Great Russell St, Bloomsbury, na cidade de Londres. 
O guia de Londres para quem adora museu! - British Museum - Imagem: Ham / wikipedia

3. Tate Modern

Diferentes dos já mencionados, o Tate Modern é um museu de arte contemporânea, expondo obras variadas de importantes personalidades do século XX. Inaugurado em 2000, o museu é um dos mais importantes museus de arte moderna do mundo, assim como um dos mais visitados também. 

O Tate Modern conta com um acervo super importante de artistas como Pablo Picasso, Salvador Dali, e como não poderia deixar de ser, Andy Warhol, um dos mais importantes artistas da cultura pop. 

  • O museu também oferece entrada gratuita e está localizado em Bankside, Londres. 
O guia de Londres para quem adora museu! - Taten Modern - Imagem: Shutterstock / Time Out

4. Museu de História Natural

Museu de História Natural também é um importante museu, não só para Londres, mas como para o mundo todo. Inaugurado no ano de 1881, nele encontra-se um importante acervo de documentos históricosesqueletos, espécies de plantas e animais, além de possuir uma coleção com as espécies coletadas pelo geólogo e biólogo Charles Darwin

Com certeza, uma das exposições mais famosas do Museu de História Natural de Londres, é o  Dippy, uma réplica de um esqueleto de um dinossauro Diplodocus carnegii que permaneceu no corredor central do museu durante muito tempo. Porém, em 2017 o esqueleto foi removido da área central do museu, local onde encontra-se um enorme esqueleto real de uma baleia azul.

  • O Museu de História Natural de Londres está localizado na Cromwell Rd, South Kensington, com entrada franca.
O guia de Londres para quem adora museu! - Museu de História Natural de Londres - Imagem: Mapa de Londres

5. Cutty Sark

E que tal visitar um museu dentro de um barco? Isso mesmo, o Cutty Sark é um navio com mais de 150 anos de história, atuando durante muitos anos no canal de Suez, levando chá da China para a Inglaterra. Depois disso, atuou como navio de carga na Austrália, Angola e Moçambique, até finalmente ser comprado pelo capitão aposentado Wilfred Dowman. Após a morte do capitão, o navio foi transferido e, em 1954, foi liberado para visitação.

Hoje, foi construído uma estrutura de vidro no seu exterior, onde abriga um acervo com informações importantes sobre o período de atuação do navio. Você também pode conhecer toda a sua estrutura interior e o seu casco fica apoiado sobre estruturas de metais, ou seja, você pode visualizar toda a parte de baixo do navio. Bem interessante.

  • Para visitar é só ir até King William Walk e a entrada é paga. 
O guia de Londres para quem adora museu! - Cutty Sark - Imagem: Dicas de Londres

6. Museu do Design

O Museu do Design foi inaugurado em 1989 e ficava em um antigo armazém. O local foi todo reformado com características do estilo modernista dos anos 30. Em 2016, o museu foi transportado para o seu atual edifício, que havia sido projetado pelas famosas empresas de arquitetura e design Sir Robert Matthew e  Johnson-Marshall and Partners

Hoje o museu conta com uma coleção importante sobre a história do design, com pinturas, esculturas, objetos de decoração e muito mais. É ideal para os estudantes da área ou pelos amantes do design.

  • Está localizado no Kensington High St. 
O guia de Londres para quem adora museu! - Museu do Design Londres - Imagem: Archdaily.

7. Freud Museum 

E você já pensou em visitar um museu todo sobre o pai da psicanálise, Sigmund Freud? Londres possui um museu sobre a vida e história do importante pesquisador e psicanalista situado em sua antiga residência, onde viveu os últimos anos de sua vida após se refugiar em Londres durante a 2º Guerra. Freud faleceu em 1982 e, seguindo o desejo de sua filha, a casa transformou-se em uma museu em 1986.

Na casa há grande parte da mobília original que foi utilizada por Freud, assim como o acervo de sua biblioteca particular, além de uma lojinha de souvenirs. 

  • O Freud Museum está localizado em Maresfield Gardens, 20, Hampstead. 
O guia de Londres para quem adora museu! - Freud Museum London -  Imagem: Freud Museum London

8. Courtauld Gallery

O Courtauld Gallery é um museu especializado em história da arte, abrigando obras famosíssimas como o auto-retrato de Van Gogh com a orelha enfaixada; o Retrato de Don Francisco de Saavedra, de Francisco Goya; O Velho, Adão e Eva, de Lucas Cranach e muitos outros. Ou seja, Courtauld Gallery é um museu obrigatório para quem for para Londres. 

O nome do museu é em homenagem a Samuel Courtauld, um grande colecionador de artes que uniu esforços para fundar a galeria, doando também boa parte de seu acervo.

  • O museu está localizado em Somerset House, contando também com um acervo online super interessante. Para acessar só clicar aqui: Acervo Online Courtauld Gallery.
O guia de Londres para quem adora museu! - Courtauld Gallery - Imagem: Courtauld Gallery site

9. The Sherlock Holmes Museum

Elementar, meu caro Watson! Em Londres você pode conhecer um museu dedicado especialmente ao detetive Sherlock Holmes, personagem criado pelo escritor Arthur Conan Doyle. O museu está localizado no fictício endereço do personagem, na Baker Street, 221B é um lugar bastante visitado pelos turistas, principalmente pelos amantes de literatura.  

No seu interior, o museu desenvolve um cenário apresentando como seria a casa de Sherlock, além de peças de decoração e vestuários típicos do famoso detetive. 

O guia de Londres para quem adora museu! - The Sherlock Holmes Museum - Imagem: Jordan 1972 / wikipedia

10 . Victoria & Albert

Além de ser um dos mais importantes museus de Londres, o V&A, como também é conhecido o museu, também é um dos maiores, com um acervo de mais de 4,5 milhões de objetos, que incluem pinturas, gravuras, esculturas, vestuário, mobília e documentos históricos, reunindo um importante registro de mais de 5 mil anos de história através de suas exposições. O museu foi fundado em 1852 e recebe mais de 2,5 milhões de visitantes por ano. 

O prédio onde está localizado o V&A também é bastante interessante, pois trata-se de um imponente prédio com diversas alas para comportar todas as peças expostas. 

  • O museu está localizado na Cromwell Rd, Knightsbridge.
O guia de Londres para quem adora museu! - Victoria & Albert museu - Imagem: RonMitra2000 / pixabay

Conheça os museus de Londres

Gosta de museus? Então aposto que você se encontrou com todas essas dicas de museus em Londres, não é mesmo? Então, quando estiver por lá, que tal visitar alguns - ou todos - esses museus e ter um contato com a cultura e a história, não só de Londres, mas de diversas regiões do mundo?

Ah, e no TemporadaLivre você também encontra opções de hospedagens em Londres. Só acessar o nosso site e filtrar pelo nome da cidade!

Imóveis para alugar por temporada em Londres;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo