Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Como a insolação pode atrapalhar suas férias

30 de Novembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Como a insolação pode atrapalhar suas férias

Além de fazer mal para a beleza e saúde da pele, o calor e o som também podem causar insolação. Desidratação e queimadura da pele são os sintomas mais frequentes deste mal estar, além de dor de cabeça, tontura e febre. Casos mais graves podem causar inconsistência.

“Nosso organismo tem mecanismos de defesa, como a sudorese. Quando a pessoa tem insolação, a temperatura corporal aumenta rapidamente, o mecanismo de transpiração falha e o corpo fica incapacitado de se resfriar”, explica o dermatologista do Grupo Hospitalar da Conceição, Paulo Andrade. Engana-se quem pensa que ficar na praia embaixo do guarda-sol o tempo todo ajuda a evitar o problema. Mesmo sem estar diretamente exposto, é possível ter insolação porque a areia reflete o sol, elevando a temperatura do corpo.

Pessoas-na-praia-ao-entardecer
Pessoas curtindo o entardecer na praia

Os procedimentos para tratar a insolação são simples. “É importante levar a pessoa imediatamente para um local bem arejado e com sombra. Além de hidratá-la por via oral para repor líquidos perdidos”, orienta o médico. Ele acrescenta: “Quando existe a queimadura solar, compressas frias e de chá de camomila e de soro fisiológico ajudam a aliviar a reação inflamatória da pele”. É aconselhável usar loções corporais refrescantes e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas porque elas fazem o corpo perder mais líquidos.

Outro problema da insolação, de acordo com o dermatologista, é o envelhecimento precoce da pele. “O sol atrofia o epitélio, o que causa maior enrugamento da pele. Não tem jeito: ele é o agente que mais envelhece a pele. Para mantê-la mais conservada, jovem por mais tempo, é importante se proteger do sol”, frisa Paulo Andrade. Durante o clima quente é necessário beber mais líquidos do que a sua sede sinaliza. Usar roupas leves e claras de algodão e manter uma alimentação leve, com frutas e verduras são medidas importantes para o bem estar durante o verão.

Menina-passando-mal-por-conta-do-calor
Menina com mal estar por causa do calor

O horário entre as 10h e 16h tem grande incidência de raios ultravioleta B, principais responsáveis pelo surgimento de câncer de pele. Procure a sombra neste período. A pele leva de 48 a 72 horas para produzir e liberar melanina, pigmento que dá cor à pele. O bronzeamento ocorre gradativamente. Portanto, não adianta querer se bronzear em um só dia. Exposição ao sol em excesso não acelera o processo de bronzeamento.

Aluguel de temporada 

Viu só? Todo o cuidado com a sua pele é pouco! Vale a pena se cuidar e não deixar que o excesso de sol estrague as suas férias. Sendo assim, se atente as dicas e tenha um excelente verão, sem indesejáveis imprevistos como este. E, para a sua viagem de férias, conte com portal TemporadaLivre, que tem inúmeras opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em todo o Brasil. Confira já e escolha o seu!

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo