Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em Ibiúna? Veja 10 dicas de passeios incríveis

15 de Abril de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em Ibiúna? Veja 10 dicas de passeios incríveis

Ibiúna é uma cidade no interior de São Paulo e que vem atraindo muito a atenção dos turistas por conta de toda a sua beleza natural e o seu clima de cidade pequena.

Bem pertinho da capital, Ibiúna é um excelente destino para quem deseja passar uma temporada de férias em um lugar tranquilo, aproveitando o ar puro e realizando atividades em meio ao verde. 

Quer conhecer mais sobre Ibiúna? Então acompanhe o post do TemporadaLivre.

Onde fica Ibiúna? 

O município de Ibiúna está localizado na região metropolitana de Sorocaba, a 68km de São Paulo. Ibiúna é um dos 29 municípios do estado de São Paulo considerados "estâncias turísticas" e também uma das maiores produtoras de hortaliças orgânicas do país. 

Como chegar?

Partindo da capital paulista, você pode chegar em Ibiúna de carro ou de ônibus. Os ônibus partem do Terminal Rodoviário Tietê e possuem um trajeto que dura aproximadamente 2hrs até Ibiúna.

Se você optar por ir de carro, basta seguir pela Rodovia Raposo Tavares ou pela BR-374, o trajeto até Ibiúna de carro dura por volta de 1hr 30min.

Por que conhecer a cidade de Ibiúna?

Se você ainda está em dúvida sobre a cidade de Ibiúna, listamos 6 razões do porque você deve conhecer essa bela cidade: 

  1. - A cidade é encantadora e tranquila
  2. - O clima por lá é agradável 
  3. - É o destino perfeito para se aventurar e praticar esportes
  4. - Possui diversos passeios para aproveitar
  5. - As paisagens são incríveis
  6. - Possui muita área verde e áreas rurais para relaxar

Sobre o turismo em Ibiúna

A cidade é muito procurada por famílias e por quem deseja realizar ecoturismo, além disso, oferece excelentes chácaras de temporada para você curtir dias de descanso, apenas aproveitando aquele clima agradável e sem pressa. Inclusive, a cidade detém o título de Estância Turística do estado, fazendo parte de um grupo com mais 29 cidades que recebem incentivos para o fomento do turismo na região. 

Ibiúna é uma cidade pequena, com pouco mais de 75 mil habitantes, portanto não tem toda aquela correria e aquele trânsito louco das grandes cidades. Ela está localizada a cerca de 80 quilômetros de distância da capital paulista, assim com pouquinho mais de 1 hora de viagem você pode fugir de todo aquele estresse e clima cinza de São Paulo e aproveitar um lugar calmo e com bastante ar puro. 

Passeios para dias ensolarados

Para aproveitar os dias de sol em Ibiúna, o que não falta é passeios para fazer. Como a cidade oferece uma vasta área verde aos visitantes, além de ar fresco, também ótimas opções de atividades, onde é possível fazer trilhas, arvorismo e para os mais radicais, ainda é possível realizar trilhas de motos, bike e até de jipe

Você pode aproveitar para recarregar suas energias com um bom banho de cachoeira, já que Ibiúna conta com muitos rios, córregos, represas e, claro quedas d’água que formam belas cachoeiras que atraem muitos visitantes. Confira alguns passeios para se fazer nos dias de sol: 

O que fazer em Ibiúna? – 5 Dicas de passeios incríveis! - Foto: Freepik

 1. Prainha do Piratuba

A Prainha de Ibiúna é um local onde os visitantes podem aproveitar as incríveis paisagens, relaxar, passear de barco ou jet ski e até mesmo percar. O local não costuma ficar lotado, o que garante de tranquilidade para quem decide passar uma tarde por lá! 

O que fazer em Ibiúna? – 10 Dicas de passeios incríveis! - Foto: Mapas Tur On

2. Parque Estadual do Jurupará

O Parque Estadual do Jurupará conta com uma área com mais de 26 mil hectares, onde preserva ecossistemas naturais. O local é muito importante para pesquisadores e para a realização de atividades de educação ambiental. O parque fica localizado entre as cidades de Ibiúna e Piedade. Para conhecer mais a fauna e flora do parque, você pode realizar uma trilha.  

O que fazer em Ibiúna? – 10 Dicas de passeios incríveis! - Foto: Refúgios no Interior

3. Cachoeira Vargem do Salto

A Cachoeira Vargem do Salto é uma ótima opção para se conectar com a natureza e tomar um bom banho de cachoeira. A cachoeira fica localizada a apenas 12 km do centro da cidade e possui fácil acesso para você conseguir deslumbrar as belezas do local.

Nos dias quentes a cachoeira costuma ficar bem movimentada por turistas e moradores locais. Essa também é uma ótima opção para levar as crianças, pois na cachoeira possui alguns poços rasos.

O que fazer em Ibiúna? – 10 Dicas de passeios incríveis! - Foto: TripAdvisor

4. Parque Ecológico Itupararanga

O Parque Ecológico Itupararanga é uma área de preservação ambiental mais de 60 mil metros quadrados e possui uma grande importância para a cidade, pois promove o turismo sustentável. Por lá, é possível fazer trilha, praticar esportes e prestigiar a natureza do parque. 

O que fazer em Ibiúna? – 10 Dicas de passeios incríveis! - Foto: Parque Ecológico Itupararanga

5. Represa de Itupararanga

A Represa de Itupararanga é um destaque da cidade de Ibiúna e proporciona para os visitantes uma incrível paisagem. A represa fica localizada entre as cidades de Ibiúna, Sorocaba e Votorantim.

Você pode passar uma tarde por lá, fazer um piquenique com a família ou aproveitar os bares que ficam ao redor da represa. 

6. Lost Parque das Pedras

No alto do Parque das Pedras é onde você consegue ter uma das vistas mais incríveis de Ibiúna, lá do alto é possível ter uma vista panorâmica de vários pontos da cidade.

O parque fica situado a 5 km do centro da cidade e possui várias atividades para fazer como descer de bike, fazer trilhas, caminhada ou corrida e até rapel. 

Passeios para dias chuvosos e nublados

Se os dias não estiverem favoráveis para fazer trilhas, cachoeiras e parques por conta das chuvas, não se preocupe! Você também consegue aproveitar as cidade mesmo naquele dia que amanheceu nublado. Confira o que fazer nos dias chuvosos: 

O que fazer em Ibiúna? – 10 Dicas de passeios incríveis! - Foto: Kireyonok_Yuliya no Freepik

7. Chácaras de Temporada

Para dias chuvosos, a pedida é aproveitar algum cantinho para descansar e dar aquela pausa, ainda mais se você quer só curtir uns dias longe do barulho e da correria do dia a dia. A melhor opção é alugar uma chácara de temporada e curtir alguns dias ou até mesmo, só um final de semana.

A cidade oferece várias opções de chácaras de temporada e você pode escolher dentre aquela que mais se encaixa em suas necessidades, seja para descanso, seja para curtir uma festa em família e com amigos e muito mais. 

8. Espaço Villa Verde

Passar o dia no Espaço Villa Verde é uma das ótimas opções de passeios em dias chuvosos. A fazenda é super aconchegante e oferece muitas atividades divertidas para se fazer.

O espaço possui jogos de mesa, pesque e pague, playground, piscina, passeio de caiaque e muito mais. Local super divertido e perfeito para aproveitar uma tarde por lá! 

O que fazer em Ibiúna? – 10 Dicas de passeios incríveis! - Foto: Terra Preta Hotel e Gastronomia

9. Capela de São Sebastião

Uma ótima opção quando o dia estiver nublado, é conhecer a antiga Capela de São Sebastião, que fica localizada a 30 km do centro da cidade.

Para chegar até a capela é preciso subir uma serra, por lá você encontra espaço para alimentação e uma trilha que leva até a Gruta de São Sebastião e ao Cemitério da Gripe Espanhola. 

O que fazer em Ibiúna? – 10 Dicas de passeios incríveis! - Foto: Mapas Tur On

10. Sítio Chibana

O Sítio Chibana oferece para seus visitantes muitas opções de lazer e contato com a natureza. São mais de 250 mil metros quadrados de área verde e paisagens deslumbrantes para apreciar. Vale a pena conhecer! 

O que fazer em Ibiúna? – 10 Dicas de passeios incríveis! - Foto: Turismo e Cultura Ibiúna

Onde comer em Ibiúna?

A gastronomia em Ibiúna é bem diversificada e agrada a todos os gostos. Por lá, você encontra restaurantes de comida caseira, churrascarias, pizzarias, comida japonesa, lanchonetes, petiscarias e muito mais. 

Nós separamos alguns restaurantes de gastronomias diferentes para você conhecer. Para quem gosta de comer sushi, não pode deixar de passar na Nakao Sushi Bar, que oferece não só sushis, mas também deliciosos pratos da comida japonesa.

Na hora do almoço o que não pode faltar é aquela comida caseira que a gente gosta, para saborear o melhor da comida caseira a melhor opção é o Dedo de Moça Restaurante.

O Galetão II é uma ótima opção para tomar um chopp gelado, jogar conversa fora e comer alguns petiscos. Já para quem gostar de um bom churrasco, aposte na Churrascaria Rei do Sul.

Esse são só alguns dos diversos restaurantes incríveis que Ibiúna tem, vale a pena explorar não só esses, mas outros restaurantes espalhados por Ibiúna!

Onde se hospedar?

Agora que você já conhece um pouquinho de Ibiúna e o que ela tem para oferecer, que tal planejar uns dias de férias na cidade? Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo