Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Apaixone-se por Belo Horizonte, a capital mineira

30 de Novembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Apaixone-se por Belo Horizonte, a capital mineira

Você está a procura de motivos para conhecer Belo Horizonte? Se sim, que legal! Porque se você ainda não teve o privilégio de conhecer a capital mineira, está mais do que na hora de fazer essa visitinha, hein. Aposto que não vai mais querer sair de lá, afinal, todos que passaram por Belo Horizonte, voltaram pra casa apaixonados e com muita saudade na bagagem. É um lugar incrível e único, que dá vontade de trazer na mala.

Mas que não falta por lá são atrativos, viu, e para os mais variados gostos. Você pode visitar os belos conjuntos arquitetônicos, passear pelas muitas áreas verdes, deliciar-se com a boa mesa e trocar dois dedos de prosa em algum boteco são as melhores atividades a serem realizadas na capital.

Outro programa imperdível é assistir a espetáculos artísticos, levando-se em conta que e cidade é berço de companhias como corpo (dança), Galpão (teatro) e Giramundo (teatro de bonecos). E para que você fique ainda mais por dentro dos atrativos da capital, confira a seguir os principais: 

Dicas e motivos para conhecer Belo Horizonte e suas atrações

Atrativos em Belo Horizonte (MG):

Pampulha

O entorno da lagoa da Pampulha reúne o mais belo conjunto arquitetônico da capital mineira. Por lá estão as três primeiras obras assinadas pelo mestre Oscar Niemeyer, projetadas na década de 40:

Museu de Arte da Pampulha, instalado no prédio onde funcionava um cassino;

Casa do Baile, um espaço para exposições que, inicialmente, abrigaria um restaurante e um salão de festas;

Igreja de São Francisco de Assis, principal cartão-postal da cidade, ornamentada por 14 painéis de azulejo de autoria de Cândido Portinari retratando a Via Sacra.

Todo espaço é contornado por jardins criados por Burle Marx.

Motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar pela cidade! - Imagem: pro-civitas.org

Culinária mineira

A culinária mineira tem fãs em diversas partes do mundo - afinal, quem resiste a um pão-de-queijo quentinho e a delícias típicas como feijão-tropeiro, costelinha, lombo com tutu e frango ao molho pardo? Em Belo Horizonte, os visitantes encontram o melhor da gastronomia local, mas também se deparam com as delícias da boa mesa internacional.

Nos tradicionais e famosos bairros de Lourdes e Savassi, em especial, espalham-se restaurantes que seguem à risca as receitas italianas, francesas, portuguesas..e até iranianas. É impossível resistir a tantos sabores.

Motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar pela cidade! - 

Tour pelos botecos mineiros

Capital brasileira dos botecos, Belo Horizonte orgulha-se de ter o maior índice de bares por habitantes do país. Há opções para os mais variados gostos - dos mais simples e tradicionais aos mais sofisticados e moderninhos.

Uma característica, porém, é super comum a todos eles: o capricho na hora de preparar os petiscos mineiros. Para acompanhar a linguiça, o torresmo, a mandioca ou o pastelzinho de angu, aposte em um chope gelado ou em uma boa cachaça.

Motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar pela cidade! - Imagem: Viagem e Turismo

Mercado Central

Considerado o espaço mais democrático de Belo Horizonte, o Mercado Central reúne mais de 400 lojas onde se encontra quase tudo - cachaças e queijos, claro, são os produtos que predominam nas prateleiras.

Boa parte dos frequentadores apresentam outros bons motivos para conhecer Belo Horizonte e o Mercado Central, como, por exemplo, prosear com os comerciantes e saborear o famoso quibe recheado.

Motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar pela cidade! - Imagem: SouBH

Praça da Liberdade

O conjunto formado pela praça e seus arredores remete a uma viagem no tempo, no espaço e na história. Os belos jardins, inspirados no Palácio de Versailles, com direito a fonte e coreto, conduzem à Paris; enquanto os prédios em estilo neoclássico (Palácio da Liberdade) e pós-moderno (Edifício Niemeyer) fazem referências aos anos 20 e 60.

A praça consegue reunir turmas diversas no dia a dia, em especial aos domingos, quando os moderninhos passam por ali a caminho do cinema; os atletas aproveitam o espaço para correr e caminhar; e os boêmios, como de costume, tomam um chopinho nos bares que ficam aos arredores.

Motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar pela cidade! - Imagem: Henrique Coelho - BHAZ

Parque das Mangabeiras

Para curtir de pertinho a natureza ou apenas vislumbrar belas paisagens siga para o Parque das Mangabeiras, que trata-se de uma imensa área verde nos arredores da Serra do Curral.

Além de trilhas em meio à mata nativa, o espaço abriga lago, cachoeiras, quadras esportivas, mirantes e a Praça do Papa, um palco constante para espetáculos musicais.

Motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar pela cidade! - Imagem: Camara Municipal de Belo Horizonte

Parque Municipal

O belo Parque Municipal fica bem no coração da capital mineira, reunindo orquidário, jardins, lago e o Palácio das Artes, um dos mais importantes espaços culturais de Belo Horizonte. Por isso, arrume um tempinho (algumas horas) para visitar este incrível lugar.

Motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar pela cidade! - Imagem: Galussius/ wikipedia

Passear de tuk-tuk

Os simpáticos triciclos amarelinhos oferecem cinco imperdíveis roteiros turísticos: Pampulha, Mercado Central e entorno, Serra do Curral e Mangabeiras, Praça da Liberdade e Savassi, e a Praça da Estação e Centro.

Os passeios duram cerca de uma hora e os tuk-tuk acomodam até dois adultos e uma criança.

A velocidade máxima é de 40km/h. É uma excelente opção para quem não está com muito tempo disponível, pois em apenas um passeio é possível conhecer 5 lugares.

Motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar pela cidade! - Imagem: Blog RDC Férias

Parque Ecológico da Pampulha - Fundação Zoo-Botânica

O Parque Ecológico foi inaugurado em 2004. Por lá funcionavam o Jardim Zoológico, existente desde 1959, o Jardim Botânico e o Aquário da Bacia do Rio São Francisco.

Com 30 hectares de áreas verdes, o espaço é propício para caminhadas, andar de bicicleta, skate, patins, praticar slackline, soltar pipa e fazer piquenique. Nele também foi construído o Memorial Minas Japão.

O zoológico abriga cerca de três mil animais de 250 espécies. Uma das principais atrações é o borboletário, onde os visitantes podem entrar em um viveiro com cerca de mil insetos de dez espécies.

Nas noites de lua cheia acontece o projeto Expedição Coruja, quando os visitantes podem conhecer os hábitos noturnos de animais como tigre, leão, onça, lobo, tamanduás-bandeira e répteis, além do mascote do projeto, o corujão orelhudo.

Já o Jardim Botânico tem lagos com espécies aquáticas, estufas temáticas da Mata Atlântica, Catinga e Campo Rupestre; Estufas de Evolução, Jardim Japonês e Jardim de Plantas Medicinais, Aromáticas e Tóxicas.

Motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar pela cidade! - Imagem: Prefeitura BH

 

MinasPass

Desde julho de 2013, os turistas ganharam uma ferramenta muito útil para facilitar a visita aos principais pontos turísticos do estado. É o Minaspass, um passaporte de acesso a museus, igrejas, e etc...adquirido através da internet.

O cartão é aceito em atrativos de Belo Horizonte, como a Igrejinha da Pampulha e também nos arredores da capital como o instituto Inhotim, em Brumadinho, e o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. Faça já o seu: MinasPass

Motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar pela cidade! - Imagem: Iolivan Terra

Aluguel de temporada em Belo Horizonte

Viu quantos lugares legais tem pra visitar em Belo Horizonte? Pela a quantidade de atrativos, a palavra tédio não existe por lá. Por isso, se você é uma pessoa que não gosta de ficar parado e adora conhecer novos lugares, que tal partir pra capital mineira, hein? Aposto que não vai se arrepender.

Ah, e antes de partir, uma dica: alugue um imóvel de temporada, é a melhor opção. No TemporadaLivre você encontra uma excelente variedade de casas e apartamentos para aluguel de temporada em Belo Horizonte, confira.

Imóveis para alugar por temporada em Belo Horizonte;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo