Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Destinos para conhecer no Distrito Federal

01 de Dezembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Destinos para conhecer no Distrito Federal

O Distrito Federal, onde encontra-se a capital do Brasil, é a menor unidade federativa do país, sendo desenvolvida exclusivamente com o intuito de ser a sede do Governo Federal. Todos os anos, recebe diversos turistas, advindos de outros estados, assim como importantes figuras públicas, principalmente políticas, vindas de outros países para cumprir agendas no Brasil. Por isso, o local tornou-se turístico, possuindo vários locais interessantes para você conhecer. Confira:

Como surgiu o Distrito Federal?

A ideia de mudar a capital do Brasil para o interior é bastante antiga, sendo bastante especulada bem antes de Juscelino Kubitschek. Em 1823, cerca de 137 anos antes de sua fundação, já havia o interesse em mudar a localização da capital, dano-se início ao sonho da construção de Brasília

Assim, em 1892, o presidente Floriano Peixoto deu inicio ao projeto, mas, somente com o governo de Juscelino Kubitschek, a partir de 1955, que realmente o Distrito Federal e Brasília começaram a ganhar forma. Com isso, em 21 de abril de 1960 foi inaugurada a nova capital do país com o seu famoso formato de avião do projeto liderado por Oscar Niemeyer.

Hoje, o distrito federal faz parte das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a menor delas, e contando com 31 regiões administrativas. Essas regiões, antes, eram chamadas de cidades-satélites que foram formadas com a necessidade de abrigar os trabalhadores que fizeram parte do desenvolvimento de Brasília. 

Locais para se visitar no Distrito Federal  - Eixo Monumental Brasília - Imagem: Governo do Brasil - Portal da Copa

O que visitar no Distrito Federal?

A principal atração no Distrito Federal é Brasília, onde está concentrado os principais órgãos governamentais. Inclusive, por conta de seu projeto, arquitetura e história, Brasília é considerada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade

O principal ponto turístico, com certeza é a Praça dos Três Poderes, onde estão localizadas as principais construções de Brasília, como o Congresso Nacional, por exemplo. A construção do congresso, assim como de toda Brasília, é de planejamento de Oscar Niemeyer, contendo seus famosos traços curvilíneos, presentes em vários de seus projetos. No congresso também é possível fazer uma visita interna guiada, que dura cerca de 30 minutos e é realizada das 9h às 17h30. 

Locais para se visitar no Distrito Federal  - Congresso Nacional - Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Ainda na Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto é outro local que não pode faltar na sua lista de lugares para visitar em Brasília e no Distrito Federal. Ali encontra-se o Gabinete do Presidente e conta com visitas guiadas todos os domingos, das 9h30 às 14h. 

Locais para se visitar no Distrito Federal  - Palácio do Planalto - Imagem: Governo do Distrito Federal

Finalizando o passeio pela praça, está o prédio do Supremo Tribunal Federal e seu famoso Monumento à Justiça que também conta com visita guiada de segunda à sexta. Porém, é preciso ficar atento, pois no Supremo Tribunal Federal não é permitido a entrada em trajes esportivos. 

Locais para se visitar no Distrito Federal  - Supremo - Imagem: Leandro Ciuffo - Flickr

O Palácio do Itamaraty também é uma importante construção e está localizada na Esplanada dos Ministérios. Esse palácio abriga a sede do Ministério das Relações Exteriores e tem o intuito de servir, também, como um cartão de visita para os estrangeiros, portanto seu interior conta com diversas obras de artistas nacionais. As visitas guiadas acontecem todos os dias, às 9h, 11h, 14h, 15h e 17h e precisa ser agendado previamente. Os agendamentos são feitos de segunda à sexta, das 9h às 17h.

Locais para se visitar no Distrito Federal - Itamaraty - Imagem: Caio Pacheco

O Palácio da Alvorada é a moradia oficial do presidente da república. O local também é uma das principais atrações turísticas do Distrito Federal e oferece visitas guiadas onde é possível conhecer as salas de reunião, a biblioteca oficial, a jardim, a capelinha e a piscina. As visitas são feitas as quartas-feira das 15h às 17h. 

Locais para se visitar no Distrito Federal  - Palácio da Alvorada - Imagem: Cayambe 

A sede do Ministério da Justiça, conhecido como Palácio da Justiça também é uma imponente construção que deve ser visitada. Sua fachada conta com belas cascatas e um laga artificial. Além disso, em seu interior está presente uma biblioteca com um acervo com mais de 100 mil obras e móveis do século 18 e 19. As visitas guiadas podem ser feitas com agendamento prévio, das 9 às 11h e das 15 às 17h, de segunda à sexta. 

Locais para se visitar no Distrito Federal  -  Palácio da Justiça - Imagem: EBC - Governo do Distrito Federal 

A ponte JK também é um dos pontos turísticos mais conhecidos do DF. A ponte possui 1200 metros de extensão e atravessam o Lago Paranoá. Sua arquitetura é bastante particular, com os três belos arcos que parecem imergir do lago. 

Locais para se visitar no Distrito Federal  -  Ponte JK - Imagem: NaBaladaDF

Além das construções governamentais, o Distrito Federal e Brasília contam com outros pontos turísticos interessantes para você conhecer, como a Feirinha da Torre, que é um ótimo lugar para comprar lembrancinhas; o Pontão do Lago Sul, que é um dos maiores espaços de lazer de Brasília; o Jardim Botânico de Brasília; o Parque Ecológico de Águas Claras; o Parque Ermida Dom Bosco e muito mais!

Conheça o Distrito Federal

Agora que você já conhece um pouquinho dos principais pontos turísticos de Brasília e do Distrito Federal, que tal planejar uma viagem para lá? Afinal, o lugar é carregado de história e um dos pontos principais do país. Mas não esqueça: o DF costuma ser ter um clima bastante quente e seco, portanto, quando for fazer o seu tour por lá, não esqueça de sempre carregar uma garrafinha de água para se hidratar. 

Imóveis para alugar por temporada no Distrito Federal;

  • Foto capa: EBC / Governo do Distrito Federal

Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo