Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Tour pelo Triângulo Mineiro: conheça as principais opções

22 de Fevereiro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tour pelo Triângulo Mineiro: conheça as principais opções

Você é daqueles que gosta de um estilo de vida bucólico, no interior, para passar momentos de paz e sossego? Então a região do Triangulo Mineiro é destino ideal para você. Quer saber? Então continue acompanhando e veja as dicas do TemporadaLivre para fazer um tour pelo Triangulo Mineiro

Quais cidades compõem o Triângulo Mineiro?

Apesar de ter o nome de Triângulo Mineiro, a região não é composta por apenas 3 cidades, mas sim por várias cidades, que compõem uma grande região do estado de Minas Gerais. Isso mesmo! Não há bem ao certo uma confirmação de quantas cidades fazem parte do Triângulo Mineiro. Algumas fontes chegam à apresentar até 66 municípios que compõem essa região. 

Quais as principais cidades do Triângulo Mineiro para turismo?

Uberaba;

Uberaba é uma das cidades mais conhecidas do estado, e a 8º mais populosa, com cerca de 330 mil habitantes. A cidade é bastante charmosa e um bom destino turístico para quem quer conhecer Minas Gerais. 

A cidade de Uberaba também possui bastante construções antigas, e as igrejas são as que mais chamam a atenção. Como a Igreja de São Domingos, por exemplo, construída em 1904 e possui um estilo neogótico que rementem as igrejas bizantinas. A pequena igreja de Santa Rita também é bastante interessante, já que também abriga um Museu de Arte Sacra. Além disso, sua construção, datada de 1854 foi tombada pelo IPHAN. 

E claro! Não poderíamos deixar de falar da bela Catedral Metropolitana de Uberaba, construída em 1820 e que ainda hoje mantem-se imponente. 

E se você gosta de Museu, pode conhecer o Museu do Dinossauro, que fica a cerca de 20 km da cidade de Uberaba. Nesta região foram encontrados, nos anos 40, alguns fósseis, se tornando um importante sitio arqueológico. Hoje, esses fósseis estão expostos no museu e você pode conhecer gratuitamente, 

Mas se você gosta de mesmo de estar em contato com a natureza, não pode deixar de conhecer a Cachoeira do Vale Encantado. Com seus quase 15 metros de queda d'água, o local é bastante procurado também por famílias, já que oferece quiosques, banheiros, campings e até restaurante. Além disso, se você gosta mais de aventura, ainda pode praticar rapel na cachoeira. 

Mas se quer passear em um lugar tranquilo, em um fim de tarde, pode conhecer o Parque das Acácias. O lugar possui bastante área verde, com pistas de caminhadas, quiosques, lanchonetes, quadras de esportes e muito mais. 

Com certeza, você irá adorar o estilo tranquilo de Uberaba, mas com toda a infraestrutura quem você precisa para suas férias. 

Já pensou em fazer um tour pelo Triângulo Mineiro? - Igreja de São Domingos - Foto: arquidiocesedeuberaba.org.br 

Araxá;

Araxá, embora menor, não deixa de ser um ótima lugar para passar uns dias tranquilos com a família ou com os amigos. A cidade também preserva diversas construções antigas, que dão um charme especial ao lugar. 

O ponto mais famosa da cidade é o Grande Hotel, inaugurado nos anos 40. Foi reaberto em 2002 e preserva a imponente fachada e todo o glamour da construção original, com amplos salões e lustres. Ao entorno do hotel está o Complexo do Barreiro, que é um parque com belos jardins, trilhas, fontes de águas cristalinas, lago e espaços de lazer. Inclusive, uma das fontes recebeu o nome de Dona Beja, em homenagem à celebre personagem da cidade. 

A cidade também é muito procurada por quem gosta de ecoturismo, já fica a menos de 130 km do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde é possível conhecer cachoeiras, trilhas e ter muito contato com a fauna e flora local. 

Também não deixe de visitar a Fundação Cultural Barreto. O lugar está localizado na antiga estação ferroviária e é um ótimo lugar para compras lembrancinhas.

Já pensou em fazer um tour pelo Triângulo Mineiro? - Fundação Cultural Calmon Barreto - Foto: fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br/

Araguari;

Araguari está localizada a cerca de 560 km de Belo Horizonte, capital mineira, e cerca de 35 km de Uberlândia, que também faz parte do Triangulo Mineiro

A cidade possui ótimas opções de passeios, principalmente em áreas verdes. As cachoeiras são atrações que chamam a atenção de diversas pessoas. Uma delas é a Cachoeira das Freiras ou Cachoeira do Córrego do Bom Jardim, que possui aproximadamente 45 metros de queda d'água e uma mata nativa ao redor.  A Cachoeira da Doca também é bastante conhecida na região e encanta a todos os visitantes com a sua beleza. 

Outro lugar bastante interessante e que vale a pena a visitação, principalmente para famílias e crianças, é o Parque dos Papagaios. O parque fica, mais ou menos, 14 km de Araguari e oferece atividades de tirolesa, rapel, arvorismo, escalada, além de amplos lugares para você caminhar e passar momentos em família. 

Já pensou em fazer um tour pelo Triângulo Mineiro? - Parque do Pagagaio - Foto: parquedospapagaios.pronec.com.br

Uberlândia;

Uberlândia é a cidade mais populosa do Triangulo Mineiro, com mais de 690 mil habitantes, e a segunda mais populosa no estado, ficando atrás apenas de Belo Horizonte.

A cidade oferece diversas opções de passeios, com parques, museus e várias áreas verdes, com cachoeiras para você aproveitar.

Começando pelos museus, Uberlândia possui o Museu Municipal de Uberlândia, que oferece um acervo de exposições temporárias ou permanentes, além disso, está localizado em um prédio construído em 1917 e tombado como patrimônio histórico. A cidade também possui o Museu de Biodiversidade do Cerrado e o Museu Universitário de Arte

Os parques também costumam atrair diversos visitantes. O Parque do Sábia é um dos mais populares, com zoológico, lagos, aquários, bosque, campo de futebol, e muito mais. Já a Praça Tubal Vilela é o cartão-postal da cidade, com área verde, piscina com peixes, fonte e espaço para passar uma tarde super agradável com a família e os amigos. 

Mas se você gosta mesmo é de natureza, as cachoeiras também são um atrativo à parte. As cachoeiras mais conhecidas são a Sucupira, com cerca de 30 metros de queda d'água; a Irmãs, localizado atrás de um convento e possui mais de 40 metros de altura; a Cachoeira Britador, com 30 metros de queda; e a Cachoeira Salto do Brasil, formada por 14 quedas de tamanhos variados. 

Já pensou em fazer um tour pelo Triângulo Mineiro? - Parque do Sabiá - Foto: curtamais.com.br/

Conclusão

E aí? Que tal conhecer uma dessas cidades mineiras? Além de todas as belezas naturais, construções históricas e pontos turísticos, você ainda pode aproveitar todas delícias culinárias do estados, como o doce de leite, os queijos, o pão de queijo, o tutu à mineira, e muito mais. 

Então não perca tempo, planeje agora mesmo a sua viagem para o Triangulo Mineiro. E não esqueça de reservar o seu imóvel de temporada no TemporadaLivre. Aqui você encontra excelentes opções de casas, apartamentos, pousadas e chácaras, para você curtir as suas férias com muito conforto. 

Imóveis para alugar por temporada em Minas Gerais;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo