Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Ilha do Bananal: veja a maior ilha de rio do mundo

15 de Abril de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Ilha do Bananal: veja a maior ilha de rio do mundo

E aí, o que me diz sobre embarcar em uma viagem ao coração selvagem do Brasil (Cantão)? Parece uma ótima ideia, não?! Por isso, caso aceite o nosso convite, já vou lhe dizendo uma coisa: Você precisa entrar de “cabeça” nessa aventura, viu?!  E, além disso, deve se preparar, pois com certeza você nunca viu nada igual ou parecido com este lugar - que, diga-se de passagem, é fantástico. Em nossa viagem você irá ficar deslumbrado com a imensidade de belezas naturais, ficará também surpreso com os mistérios que rodeiam este cantinho brasileiro, além, é claro, de descobrir - junto a milhões de brasileiros -  sobre as lendas e as histórias que nunca foram contadas antes..É surpreendente! Se conseguir, segure o queixo, rs..

Partiu Ilha do Bananal? Só se for agora! 

Natureza

A Ilha do Bananal está situada em um cantinho do nosso país chamado “Cantão”, que é super famoso por unir um pedaço do serrado da Floresta Amazônica e até do Pantanal. Lá, as belezas naturais são o que mais chamam a atenção. A natureza dita todas as “regras”. Os animais conhecem melhor que quaisquer outros seres vivos, a liberdade - por isso, é normal encontrá-los pelo caminho. Um dos moradores deste paraíso, inclusive, destaca: "Vivo solto! Na cidade só tem muro, e isso não dá pra mim".  Fazendo com que deixe ainda mais claro que, a liberdade está mais que presente neste lugar. Seja na vida dos animais ou na vida das pessoas que optaram por não viver "presas". 

Em meio ao verde das matas e as águas do rio que cerca a Ilha, é possível se apaixonar (e querer levar pra casa) por algumas criaturinhas, como o Pica-Pau do Parnaíba: a ave mais rara das terras douradas que reaparece depois de 80 anos, o boto que o país ainda não conhece: capaz de nadar em águas rasas e pescar em florestas inundadas, e, por fim, os pássaros coloridos do cantão: que habitam em um santuário protegido e encantam qualquer um com suas cores. A ilha do Bananal é como um refúgio extraordinário para espécies ameaçadas no resto do país..aqui, elas tem tudo que precisam, como paz, comida, liberdade e claro, a natureza. Ilha-do-Bananal-e-Rio-Araguaia-Foto-Márcio-Di-Pietro

Mistérios

Em um lugar como a Ilha do Bananal, é claro que iria haver algum mistério, né? Mas, neste caso, que por incrível que pareça, muitos brasileiros ainda não têm conhecimento. A história nunca foi contada e, ainda, há dúvidas sobre ela. Portanto, provavelmente, você não deve imaginar sobre que se trata, né? Para começarmos a contar, me diz uma coisa: Você se lembra do ex-presidente Juscelino Kubistcheck? Pois então, ele escolheu este cantinho brasileiro para construir nada mais nada menos que um Hotel de luxo (com tudo que tem direito). O Hotel, que hoje em dia está em ruínas, possuía louças de prata, copos de cristal e centenas de outras peças e detalhes que só um Hotel (super) luxuoso tem. Mas, como dito anteriormente, as instalações do Hotel se transformaram em ruínas..Então, o que teria, de fato, acontecido? Para onde foi este lugar dos sonhos? E por que era algo “escondido”?

download (7)

Lendas

Por um acaso você já ouviu falar de alguma Ilha que não tivesse uma lenda? Aposto que não, né? Quando falamos em Ilha logo surge aquela dúvida: Aconteceu algo lá? É intrigante, não é? Ah, e por falar em ilha+lenda, na Ilha do Bananal, por exemplo, não poderia ser diferente, já que ela possui lendas, simmm! Inclusive, são várias. Mas, a que mais impressiona, é a de que um povo teria buscado uma espécie de “refúgio” - há muitos e muitos anos atrás- dentro da Ilha para que pudessem viver “isolados”. O porquê da escolha da Ilha ainda ninguém sabe ao certo, e as pessoas que teriam procurado a Ilha para “viver” ainda são um mistério. O que sabemos, é que essa lenda é de arrepiar! 

8-Ilha-do-Bananal-Foto_amazon-lodge-1024x768

Histórias

É impossível não se emocionar com as histórias dos brasileiros que vivem em um paraíso onde a natureza é soberana. Alguns largaram “tudo” para viver pertinho da natureza, onde a paz, de fato, reina. Outros, nunca tiveram vontade/curiosidade de morar na cidade e não são capazes de trocar a vida tranquila que possuem na Ilha por nada. E não pra menos, né? Até porque, quem trocaria? Ninguém! Pois viver neste paraíso é um verdadeiro privilégio (para poucos).

e3717a1ab6ca1192297f029f507b3586

A Ilha do Bananal reserva tudo isso e muito mais.. Por isso que, se você quiser continuar essa viagem em meio a maior ilha de rio do mundo, a boa é dar uma espiadinha no site da Globo e preparar o sofá e a pipoca para assistir a reportagem que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 18, no Globo Repórter. Não vai perder, hein?! Pois a reportagem está imperdível!

TemporadaLivre


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo