Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça a Ilha do Arvoredo, na Praia das Quatro Ilhas!

14 de Dezembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça a Ilha do Arvoredo, na Praia das Quatro Ilhas!

Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina, é o destino ideal para quem procura ter contato com a natureza em sua forma mais pura e exuberante. Este local paradisíaco faz parte da Reserva Biológica do Arvoredo, uma área de preservação ambiental que garante o cuidado com as belezas naturais do Brasil.

Em conjunto com outras três ilhas, a Ilha do Arvoredo forma a paisagem da Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas. Há muito para se ver e fazer por ali! O local é muito conhecido para a prática de mergulho, por causa de suas águas transparentes e sua rica vida marinha.

TemporadaLivre preparou algumas dicas para que você usufrua ao máximo desse paraíso ecológico localizado no sul do país. Antes de visitá-lo, recomendamos que você inclua as ilhas vizinhas e a praia em seu roteiro - dessa forma, pode aproveitar a viagem para conhecer vários lugares de uma vez só.

Praia de Quatro Ilhas: uma das melhores praias do sul do Brasil

A praia de Quatro Ilhas - que já foi conhecida como Praia de Fora - ganhou esse nome porque, dela, é possível visualizar a Ilha do Macuco e três ilhas que fazem parte da Reserva Biológica do Arvoredo: Ilha do Arvoredo, Ilha das Galés e Ilha Deserta.

Localizada em Bombinhas, já foi considerada a segunda melhor praia do sul do país pelo Traveler’s Choice Awards, do site TripAdvisor. O local pode ser dividido em duas extremidades: uma mais tranquila, ideal para famílias com crianças e outra de mar agitado, que atrai surfistas em busca de boas ondas.

O misticismo e a fé ajudam a contar a história dessa ilha que tem a pescaria como atividade principal. Diz-se que, em uma época ruim para os negócios, dois pescadores encontraram uma cruz de madeira trazida pelo mar e a fixaram na areia.

Depois do fato, a pesca de tainha teve muita abundância, fazendo com que os moradores associassem o acontecimento à cruz. Até hoje os pescadores enfeitam a cruz e pedem por fartura. Além disso, a areia clara é composta por cristais de quartzo, conhecido por ter alto valor energético e favorecer a conexão com a natureza.

Ilha do Arvoredo, na Praia das quatro ilhas! - Praia de Quatro Ilhas - Foto: Divulgação Setur

Ilha do Arvoredo: paraíso preservado em Bombinhas

Ilha do Arvoredo fica localizada entre Bombinhas e Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Se trata de uma reserva natural dentro de um grande complexo que forma a Reserva Biológica do Arvoredo. São 270 hectares de Mata Atlântica com um valioso sítio arqueológico composto por rochas antigas e desenhos rupestres.

Suas árvores abrigam os ninhos de aves raras e a água é a casa de diversas e exuberantes espécies de animais marinhos como tartarugas e moluscos. É considerado o melhor ponto de mergulho do sul do Brasil - você pode contratar uma empresa autorizada e viver essa experiência incrível!

Por ser uma reserva ambiental, é necessário ter a autorização do Ibama para realizar passeios no interior da mata. O mergulho e os passeios de barco podem ser feitos com empresas credenciadas, que já seguem as normas do instituto. Dessa maneira, o local se mantém preservado.

Uma curiosidade é que, durante o mergulho, é possível ver uma escultura de mais de 120 kg mergulhada a 11 metros de profundidade. A obra foi criada por Pita Camargo, escultor brasileiro muito conhecido na região. Prepare-se para se surpreender (e tirar muitas fotos)!

Os moradores dizem que as águas que envolvem a ilha são protetoras, pois os costões altos ajudam a barrar os ventos fortes, mantendo em segurança os que estão em embarcações em alto mar no dia-a-dia da pesca. A ilha ainda possui um farol do século 19 que funciona como bússola e torna-se um ponto de referência para navegadores do sul.

Ilha do Arvoredo, na Praia das quatro ilhas! -  Ilha do Arvoredo - Foto: Tdperez 

Como chegar à Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina?

Para conhecer a ilha, pegue um barco saindo da Praia de Canto Grande, em Bombinhas. O caminho até a cidade, que encontra-se a 65 km de Florianópolis, pode ser feito de várias maneiras:

  • De carro: pegue a rodovia BR-101, no viaduto para Porto Belo (SC-412).
  • De avião: é necessário descer no aeroporto de Navegantes ou de Florianópolis e seguir de carro, transfer, táxi ou ônibus até Bombinhas.
  • De ônibus: também é possível pegar um ônibus na rodoviária de Balneário Camboriú.

melhor época para visitar a Ilha do Arvoredo é, sem dúvidas, o verão! Para programar sua viagem com antecedência e garantir mais conforto na hospedagem, escolha um imóvel de aluguel de temporada em Bombinhas! O TemporadaLivre tem inúmeras opções para transformar a cidade em seu lar durante a viagem.

Se quiser ficar ainda mais perto da reserva para conhecer todas as ilhas, encontre um apartamento ou casa de temporada na Praia de Quatro Ilhas. Não perca a chance de conhecer e se encantar com um dos melhores destinos em Santa Catarina!

Imóveis para alugar por temporada em Santa Catarina;

Leia mais: 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo