Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Golpe do Whatsapp: conheça esse novo golpe aplicado no Brasil!

31 de Julho de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Golpe do Whatsapp: conheça esse novo golpe aplicado no Brasil!

Você já ouviu falar do Golpe do Whatsapp? Pois saiba que essa nova modalidade de golpe está atingido diversos brasileiros, fazendo milhares de vítimas e dando muita dor de cabeça para muita gente. 

Segundo informações, o crime de clonagem de WhatsApp já atingiu cerca de 8,5 milhões de brasileiros, e  o levantamento aponta que a cada dia, 23 novas pessoas são vítimas em todo o país. Por isso, é muito importante ficar atento!

Como o golpe funciona.

A estratégia utilizada pelos golpistas é bastante convincente e por conta disso, muitos acabam sendo vítimas, pois não possuem o conhecimento necessário, ou pela simples desatenção.

O golpe funciona da seguinte forma:

1. Os golpistas conseguem o seu número de telefone através de algum portal cujo você fez um anúncio, como por exemplo OLX, WebMotors e outros.

2. Assim, com seu número em mãos, eles entram em contato com você se passando por esse portal. Eles dizem que há algum problema com o seu anúncio e por isso precisam confirmar um código. 

3. Você recebe um código via SMS, e então os golpistas pedem para que você confirme esse código à eles. 

4. Com a posse do código, os fraudadores "roubam" o seu whatsapp e passar a ter acesso a todos os seus contatos. 

5. Com isso, continuam aplicando golpes, pedindo dinheiro para sua lista de contatos se passando por você.

Golpe do Whatsapp: conheça essa nova modalidade de golpe que está fazendo diversas vítimas no Brasil!

Bom, mas como eles fazem isso?

É simples. Eles cadastram o seu número de whatsapp no aplicativo instalado no aparelho deles. Porém, para que se possa ter o acesso, o Whatsapp encaminha um código de segurança. Assim, eles entram em contato com você para conseguir esse código. Portanto, a informação que você passou aos golpistas, nada mais é do que o código de segurança gerado pelo Whatsapp que possibilita o acesso e a utilização do aplicativo em outro aparelho. 

Portanto, é preciso estar muito atento para não cair nessa armadilha. Como os demais golpes aplicados no Brasil, os fraudadores costumam ser bastante convincentes e insistentes, tentando apelar para o emocional para garantir que a vítima caia em sua lábia. Assim, no Golpe do Whatsapp, muitas vezes eles informam que o seu anúncio irá sair do ar, ou que seu anúncio foi clonado ou qualquer outro problema. Com isso, a pessoa acaba caindo no golpe. 

Se por acaso alguém entrar em contato com você se passando por alguma empresa e solicitando que você confirme algum código ou senha recebido via SMS, não passe nenhuma informação. Se ficar na dúvida, entre em contato com a empresa através dos números oficiais da mesma.

Ative a Verificação em Duas Etapas

Uma dica para que você não seja vítima desses golpistas é habilitar a Verificação em Duas Etapas ou Confirmação em Duas Etapas do seu aplicativo Whatsapp. Como fazer isso?

  • É só acessar o seu aplicativo. 
  • Ir em Configurações. Depois clicar em "Conta".
Golpe do Whatsapp: conheça essa nova modalidade de golpe que está fazendo diversas vítimas no Brasil! - Passo a Passo para Verificação em Duas Etapas
  • Ali você verá a opção "Verificação  em duas etapas" ou "Confirmação em Duas Etapas". Só ativar essa modalidade.
  • Será solicitado que você cadastre um número PIN e depois um e-mail de segurança. 

Feito isso, os golpistas não conseguirão clonar a sua conta pois ele precisará do número PIN. Esse número PIN é confidencial e você não deve passá-lo para ninguém. Se alguém solicitar isso, desconfie imediatamente.

Golpe do Whatsapp: conheça essa nova modalidade de golpe que está fazendo diversas vítimas no Brasil! - Passo a Passo para Verificação em Duas Etapas

Se por acaso você já foi vitima desse golpe e teve o seu Whatsapp "roubado", existe algumas formas que é possível recuperar o acesso a ele. Porém, infelizmente você perderá o histórico de suas mensagens.

Uma alternativa é instalar novamente o whatsapp em seu aparelho e inserir o seu numero de telefone. Assim, você receberá um novo código de segurança e conseguirá recuperar o acesso. Porém, essa alternativa só é possível se você agir rapidamente, pois senão os golpistas ativam a Verificação em Duas Etapas e você não conseguirá mais acessar. 

A segunda opção é entrar em contato com a sua operadora e pedir o bloqueio do Whatsapp. Explique que você foi vítima de um golpe. Assim, a operadora fará o bloqueio e os golpistas não conseguirão usar o seu número do Whatsapp. 

Porém, o mais importante é estar atento para não cair nesse golpe, evitando assim uma grande dor de cabeça. O TemporadaLivre reforça a importância de não compartilhar nenhuma senha ou código de segurança com ninguém, ressaltando que não solicita nenhum código Whatsapp e nem SMS e que, se você receber esse tipo de ligação, desligue e bloqueie o número imediatamente. 

Se você ainda não é anunciante TemporadaLivre e deseja se tornar parte do maior portal 100% brasileiro de aluguel de temporada, só clicar em Anuncie Seus Imóveis e conferir os inúmeros benefícios!

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo