Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Feriado de Tiradentes: conheça sobre essa data histórica

25 de Janeiro de 2024 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Feriado de Tiradentes: conheça sobre essa data histórica

Dia 21/04, próximo sábado, é comemorado o dia de Tiradentes. E, se você não sabe muito bem qual a real história dessa data, vem ler, que nós vamos contar tudo para você. Vale a pena a leitura, viu. Afinal, saber um pouquinho mais sobre histórias que envolvem o nosso país, é sempre bom, né?

Quem foi Tiradentes?

Para começar, vamos contar quem foi esse homem pra lá de importante para o Brasil. Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, nasceu em 1746 e morreu em 1792. Podemos dizer que ele foi o dentista mais importante de toda a história brasileira, além de ser militar, tropeiro, comerciante, minerador e um respeitável ativista político, tendo atuado no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Vale ressaltar, que em território brasileiro, Joaquim é conhecido como grande herói da Inconfidência Mineira.

Filho de um português proprietário rural e de uma portuguesa que nasceu em uma colônia brasileira, Joaquim José da Silva Xavier, teve oito irmãos. Com apenas 9 anos, sua mãe morreu e apenas dois anos depois, foi a vez de seu pai. Por causa da morte prematura de seus pais, e por ser menor de idade, seu padrinho Sebastião Ferreira Leitão ficou responsável por ele.

Sebastião era um cirurgião dentista, e foi através dele que Tiradentes passou a se dedicar à profissão que lhe rendeu o apelido. Ele também trabalhou como minerador e mascate, e graças aos conhecimentos que adquiriu, tornou-se perito em conhecer terrenos e em explorar seus recursos.

Em 1780,  aliou-se na tropa de Capitania de Minas Gerais e foi a partir desse momento que Joaquim começou uma aproximação com grupos que criticavam o poderio português sobre as capitanias por onde circulava. Por nunca ter conseguido na carreira militar uma promoção, Tiradentes pediu em 1787 uma licença da cavalaria. Durante o período em que esteve afastado do trabalho militar, Tiradentes morou no Rio de Janeiro e passou a idealizar alguns projetos, como a canalização dos rios Maracanã e Andaraí, entretanto, não teve aprovação para que as obras pudessem ser executadas. Esse fato fez com que Tiradentes aumentasse todo seu repúdio pelo domínio dos portugueses.

Por isso, quando voltou a Minas Gerais, passou a pregar a favor da independência da capitania, Vila Rica.

botão

Inconfidência mineira: Como ocorreu?

Em 1789, além de todo cenário que vinha acontecendo com Minas Gerais e por causa do descontentamento da população, a Coroa aplicou Derrama, um imposto português que acabava reservando um quinto de todo o minério que era extraído em Portugal e em suas terras dominadas.

A população que já estava descontente, os líderes do movimento foram às ruas de Vila Maria para pregar a república. Mas, antes que essa pequena revolta se transformasse em revolução, Joaquim Silvério dos Reis, Inácio Correia de Pamplona e Basílio de Brito Malheiro do Lago, acabaram deletando o movimento aos portugueses em troca do perdão de suas vidas.

Alguns anos depois, Joaquim Silvério dos Reis estava jurado de morte e seu assassinato estava sendo planejado.

A Derrama já tinha sido suspendida pelo Visconde de Barbacena. Tiradentes foi preso em 10 de maio, enquanto tentava contatar Joaquim Silvério dos Reis. Poucos dias depois, o Visconde de Barbacena iniciou a prisão do resto dos inconfidentes.

Os inconfidentes que mais se destacaram foram: Inácio José de Alvarenga Peixoto, Manuel Rodrigues da Costa, o poeta Cláudio Manuel da Costa e o ex-ouvidor Tomás Antônio Gonzaga.

Os participantes desse movimento plateiavam que o Brasil, em especial a província de Minas Gerais, tivesse um governo totalmente independente de Portugal, republicano, e ainda a criação de indústrias no país.

Quando foram presos, os inconfidentes aguardaram por cerca de três anos que o processo se finalizasse. Inicialmente, todos foram condenados à morte, mas Dona Maria I alterou a sentença de todos os revoltosos, excluindo apenas Tiradentes, que ainda continuou com a pena capital.

Tiradentes foi o único dos revoltosos que assumiu a responsabilidade pela sua participação no movimento e assim, seus companheiros acabaram sendo inocentados. Isso se deve provavelmente por ter sido o inconfidente que tinha a posição social bem mais baixa quando comparado aos demais integrantes.

A procissão que se seguiu antes de sua execução foi uma verdadeira encenação feita pela coroa portuguesa, que procuravam demonstrar sua força. A leitura de sua sentença acabou estendendo-se por 18 horas, e a ira da população que acabou presenciando toda cena foi despertada. A intenção dos portugueses por sua vez, era de intimidar a população.

botão

Tiradentes então foi executado e teve o corpo totalmente esquartejado. As partes de seu corpo foram distribuídas pela cidade onde pregava a independência e pregava seus discursos de revolução: Queluz, Inconfidência (Antiga Santana de Cebolas), Barbacena e Varginha do Lourenço.

Por sua vez, a cabeça de Tiradentes foi colocada exposta em um poste no Centro de Vila Rica, uma forma de inibir outros revoltosos e outros movimentos. Depois disso, sua cabeça nunca mais foi localizada. A casa em que morava foi totalmente destruída e no terreno, jogou-se sal para nunca mais nada germinasse.

Tiradentes foi executado no dia 21 de abril do ano de 1792, dia que até hoje é visto como feriado nacional. Em sua homenagem, uma cidade mineira recebeu seu nome, Tiradentes.

uma vista de uma vila com montanhas ao fundo
Tiradentes - Cidade de Tiradentes, Minas Gerais

Viagem no feriado de Tiradentes

Agora, que você já sabe a importância desse dia 21 de abril - feriado de Tiradentes, o que vale mesmo é aproveitar ao máximo esse feriadão. E, o melhor jeito de fazer isso é viajando, claro. O nosso país é cheio de lugares incríveis, que merecem uma visitinha sua. Sendo assim, aproveite a oportunidade para viajar. Após a escolha do destino, veja as opções de imóveis de temporada no portal TemporadaLivre, pois há inúmeras casas e apartamentos para aluguel de temporada em todo o Brasil. Confira já e escolha o seu, afinal, o feriadão está chegando!

botão

Veja também:


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo