menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Dicas para programar sua viagem e ver a neve em Gramado!

18 de Novembro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Dicas para programar sua viagem e ver a neve em Gramado!

Conhecida nacionalmente como um dos destinos turísticos mais queridos do Brasil, a cidade de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, é um charme em qualquer estação. No Natal, a cidade fica repleta de turistas, as luzes se acendem e os corais natalinos vão às ruas, no melhor estilo europeu. 

Porém, não é apenas no Natal que Gramado chama a atenção. Na verdade, a cidade também é um dos destinos mais procurados do inverno brasileiro. Afinal, sua localização na Serra Gaúcha promete uma temperatura de congelar! 

Ver os termômetros baixarem cada dia mais é o sonho dos turistas que procuram gramado nessa época do ano. O objetivo é aquele que todo mundo sabe, todo mundo quer, mas pouquíssimas pessoas alcançam: ver neve em Gramado. 

Dicas para programar sua viagem e ver a neve em Gramado! - Foto: Cid Guedes via Portal Gramado News

Porque é tão difícil ver neve em Gramado? 

Normalmente, quando a neve resolve dar as caras na Serra Gaúcha, vem como freezing rain, ou seja, o que acontece, na verdade, é que - por causa das baixas temperaturas -  a chuva acaba congelando conforme a precipitação acontece e isso transforma a aparência da cidade, deixando tudo mais branquinho e congelado. Um cenário incrível, que costuma ser muito apreciado pelos visitantes da cidade.

Aquela neve tradicional, fofinha, usada para fazer bonecos de neve, que tem formato de floco e se parece com uma pequena estrela costuma aparecer bem menos pela cidade. Mas, quando vem, faz a festa dos turistas sortudos e é o elemento principal em suas fotos, selfies e posts nas redes sociais. 

Mas, calma, apesar de ser um evento raro, isso já aconteceu outras vezes e sim, vai acontecer de novo. Em agosto de 2013, por exemplo, a cidade ficou tão coberta de neve que a impressão que se tinha era a de estar percorrendo as ruas de uma cidade europeia. 

Ao planejar uma viagem à longo prazo, apesar de não ser possível prever com exatidão as chances de encontrar neve em Gramado, é possível prestar atenção em alguns pontos que podem aumentar consideravelmente essa possibilidade. 

Sendo assim, o TemporadaLivre separou para você algumas dicas que irão te ajudar a programar sua viagem e para ver a neve em Gramado. 

Dicas para programar sua viagem e ver a neve em Gramado!

Confira as dicas do TemporadaLivre para programar sua viagem e ver a neve em Gramado! 

Caso essa seja a sua primeira viagem à Serra Gaúcha as expectativas de encontrar um visual branquinho, totalmente atípico ao clima tropical brasileiro, são grandes.

Se você já esteve por lá e presenciou essa cena, então, com certeza você espera ainda mais conseguir rever. 

Mas, se no seu caso, você já esteve em Gramado no inverno, esperou pela neve e teve suas expectativas frustradas, dessa vez tudo pode ser diferente. Isso porque o TemporadaLivre pensou em tudo para auxiliar na missão de presenciar neve em Gramado. Anote essas dicas e torça os dedinhos! 

Dicas para programar sua viagem e ver a neve em Gramado!

Se programe financeiramente, mas reserve um gap flexível na agenda! 

O elemento mais básico da programação de uma viagem turística é poupar dinheiro para atender à todas as demandas do passeio. Porém, quando nos programamos para estar em um evento que se quer sabemos a data específica, ter flexibilidade na agenda é muito importante. 

Os meses do inverno brasileiro são junho, julho e agosto. Sendo assim, você pode contar com essa margem de tempo para programar, pelo menos com relação à temporada, à longo prazo. 

Em junho, o frio está começando a despontar na cidade. Pode até nevar, mas as ocasiões são raríssimas. É nesse mês que os termômetros começam a se aproximar de 0 e a neblina passa a ser um pouco mais comum pelas manhãs. É um mês muito procurado por casais, por ser o mês de comemoração do dia dos namorados e (quase) todo mundo adora estar no friozinho nessas datas. Mas, o advento da neve deve estar um pouco distante nessa época.

Por outro lado, o mês de julho é o que apresenta maior probabilidade histórica de neve e, por isso, é o mais movimentado da temporada. Nessa época, os turistas chegam aos montes, ansiosos pelo frio e, com sorte, pela neve. É durante o mês de julho que, normalmente, os termômetros chegam à graus negativos e todo mundo fica congelando. 

Mas, não tem crise, a maior parte dos estabelecimentos em Gramado conta com sistema de calefação ou ar condicionado, garantindo ao turista que ele esteja sempre aquecido enquanto estiver no interior desses lugares. Ao caminhar pelas ruas a realidade é outra, claro. Porém, nada que alguns bons agasalhos, cachecóis, chapéus, luvas e botas não resolvam. 

Como a intenção aqui é ver a neve com os próprios olhos, esse é o mês que mais deve ser levado em consideração no planejamento. Apesar de não ser possível fazer garantias, as chances de encontrar um cenário que pareça um quadro de decoração, de tão bonito, são um pouco maiores nesse período. 

O mês de agosto é o mais imprevisível de todos. Isso porque, ele também pode chegar a temperaturas superbaixas, porém, costuma ser bastante inconstante. Foi em agosto de 2013, como dissemos anteriormente, que Gramado presenciou neve em flocos pela última vez, mas nos anos subsequentes à neve apareceu com muito mais frequência em julho, com a freezing rain. 

Ou seja, em julho você encontra chances maiores de ver a neve, porém, de forma pouco abundante. Já em agosto, as chances são mínimas, mas não são descartadas. Geadas são super comuns por lá nessa época, mas para ver neve, é preciso contar com a sorte. 

Dicas para programar sua viagem e ver a neve em Gramado!

Não desista de checar a previsão do tempo

É natural que as previsões dos sites meteorológicos e os noticiários da TV revelem a possibilidade de Neve em Gramado apenas um ou dois dias antes do evento acontecer. Na maioria das vezes, nesses casos, a informação se torna inútil, pois são pouquíssimas as pessoas que conseguem se organizar com um prazo tão limitado para tentar - isso mesmo, apenas tentar - ver a neve. 

A dica aqui é para ficar atento às mudanças climáticas previstas por esses medidores de clima com semanas de antecedência. Então, se o noticiário prever, por exemplo, uma frente fria ou massa polar chegando à região da serra gaúcha em uma ou duas semanas, é o momento perfeito para arrumar as malas. 

Se nada der certo, não se preocupe, você ainda pode ver a neve! 

Como a neve é um fenômeno climático que foge totalmente do nosso controle, é importante ter alternativas viáveis para não deixar a viagem morrer, caso ela não apareça. Se o tempo não colaborar com você, não se preocupe, no parque SnowLand você pode ver a neve o ano todo. Por lá, você consegue brincar e até esquiar de verdade na neve artificial.

Além disso, o parque conta com mais de 30 atividades recreativas para você aproveitar. Tudo isso com a temperatura de -2º. Ou seja, a diversão no SnowLand é garantida em qualquer época do ano. 

Onde se hospedar em Gramado-RS? 

Já deu para perceber que o inverno em Gramado pode castigar até aos amantes do friozinho, não é mesmo? Por isso, se hospedar em um lugar confortável, que te ajude a se sentir em casa é muito importante. 

Alugar um imóvel de temporada é a opção ideal para que isso aconteça. Aqui no TemporadaLivre você encontra as melhores opções de hospedagem em Gramado. Assim, você garante conforto, segurança e privacidade na sua viagem já que a neve, não é possível garantir. 

Depois de alugar o seu imóvel, basta cruzar os dedinhos e torcer para ser privilegiado. Então, entre em contato com o TemporadaLivre e boa sorte! 

Imóveis para alugar por temporada em Gramado;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo