Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Bombinhas, SC: conheça a história do município no litoral

14 de Dezembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Bombinhas, SC: conheça a história do município no litoral

O pequeno e adorável município de Bombinhas, em Santa Catarina, possui apenas 36,6 km quadrados e tem menos de treze mil habitantes. Porém, isto é um mero detalhe, já que cidade impressiona por possuir inúmeras belezas naturais, que atraem em grande quantidade os turistas nacionais e internacionais nas altas temporadas. Se tornando, então, um dos destinos mais visitados e queridos do Brasil.

Bombinhas, já foi, um dia, considerada distrito de Porto Belo. Mas, isso mudou em 20 de março de 1992, quando finalmente conseguiu conquistar sua emancipação política. A partir desta data importante, se tornou, de fato, um município, com o nome de Bombinhas, devido ao barulho que as ondas fazem ao bater na areia lembrar ao um estampido de uma bombinha.

Praia de Bombinhas - Bombinhas
Praia de Bombinhas - Bombinhas

E aí, quer conhecer um pouquinho mais sobre a história de Bombinhas? Fique tranquilo, pois contaremos tudo para você! Confira. 

Quais foram os primeiros habitantes de Bombinhas?

Graças a algumas evidências arqueológicas encontradas em Bombinhas, acredita-se, que os primeiros habitantes da região foram os índios carijós. Os vestígios foram encontrados na Praia dos Zimbros e na Baía do Canto Grande, tais como: sítios arqueológicos, oficinas líticas e desenhos rupestres. Isso sugere que os grupos viveram ali e praticavam a pesca.

Praia de Zimbros - Bombinhas
Praia dos Zimbros - Bombinhas

A colonização açoriana chegou para ficar em Bombinhas

Os primeiros europeus a colocarem os pés em solo catarinense foram os espanhóis. Em 1527, um certo italiano, chamado Sebastião Caboto, que na época, era navegador a serviço do Rei da Espanha, desembarcou na Enseada de Zimbros e deu a ela seu primeiro nome: São Sebastião. Parte da tripulação resolveu se instalar por ali e acabaram promovendo a ocupação do lugar.

Como de praste, outras colonias chegaram para garantir o domínio da região, como por exemplo, a Coroa Portuguesa, que enviou sua própria expedição. Eventualmente, a tripulação aportou na Enseada das Garoupas, que hoje faz parte da cidade de Porto Belo.  Mas, foi só em 1735, que começaram a chegar os colonizadores de origem açoriana.

Diferentemente dos índios carijós, os mais novos habitantes da região, preferiram se instalar nas encostas dos morros, pois lá poderiam se dedicar à agricultura. Eles plantavam uma variedade de alimentos e depois trocavam por outros que precisassem.

Grupo Alma Lusa de Curitiba - foto Márcia Cristina Ferreira.
Festa Açor - em comemoração a cultura açoriana

O desenvolvimento do turismo consolidou a cidade

Foi na década de 1960, que as belezas naturais de Bombinhas começaram a conquistar os viajantes que tinham o privilégio de passar por Santa Catarina. Dizem até, que o primeiro turista a chegar neste paraíso foi Leopoldo Zarling, que teve a brilhante ideia de buscar praias para descansar e para praticar a pesca. Gostou tanto, que resolveu ficar, em 1966, construiu a primeira casa de veraneio.

Dez anos mais tarde, Bombinhas passou por um crescimento bastante significativo. Muitos dos visitantes que ficaram maravilhados com a intensa beleza da cidade, resolveram se mudar de vez para região, implicando em grande aumento populacional. Além disso, os turistas não paravam de chegar com suas malas, que desta vez, eram definitivas. Contudo, o poder público foi obrigado a dar mais atenção ao então distrito de Porto Belo.

mirante-eco-360
Vista do Morro do Macaco - Ponto turístico de Bombinhas

Bombinhas cresceu e passou a caminhar com suas próprias pernas. Atualmente, não conquista os visitantes apenas por suas belezas naturais, como também, pela sua infraestrutura turística completa e de qualidade. Pois em Bombinhas os turistas encontrarão uma gastronomia recheada de delícias, passeios imperdíveis, mirantes, praias e um leque completo com as melhores opções de aluguel de temporada em Bombinhas! As casas e os apartamentos de temporada podem ser encontrados no portal TemporadaLivre, o especialista em aluguel de temporada. Confira!

Imóveis para alugar por temporada em Bombinhas;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo