Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Caravelas, Bahia: acesse e conheça o encanto da cidade

22 de Fevereiro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Caravelas, Bahia: acesse e conheça o encanto da cidade

Bahia é realmente encantadora. O seu litoral é um dos mais bonitos do Brasil, com destinos apreciados por muitos visitantes, sem contar em toda a sua animação e seus deliciosos pratos típicos. Um desses destinos é a cidade de Caravelas, que presenteia os turistas com belas paisagens, cenários paradisíacos e um lindo litoral. 

Apesar de não ser tão conhecida como algumas outras cidades da região, Caravelas guarda belezas únicas e que merecem uma visita. Por isso, o TemporadaLivre separou algumas informações importantes e dicas bem interessantes do que você pode fazer por lá, aproveitando cada dia da sua viagem. Confira. 

Conheça Caravelas, na Bahia

Caravelas está localizada a cerca de 260 quilômetros de distância de Porto Seguro, e a cerca de 160 quilômetros de distância da divisa com o estado do Espírito Santo. Atualmente, Caravelas conta com aproximadamente 21 mil habitantes, sendo portanto, uma cidade bastante pequena. 

Porém, apesar de pequena, Caravelas é uma cidade bastante antiga, tendo sido fundada em 1581. Ou seja, é uma das primeiras cidades do Brasil, participando de diferentes períodos históricos e preservando várias construções antigas. 

O que fazer em Caravelas

Caravelas oferece alguns passeios bem legais para você fazer. Muitos deles envolve o seu litoral, que conta com praias belíssimas e com o Parque Marinho dos Abrolhos. Mas, você ainda pode fazer passeios pelo centro da cidade e conhecer um pouco mais da história, não só da cidade, mas também do nosso país.

Visitar o Parque Marinho dos Abrolhos

O Parque Marinho dos Abrolhos é um dos lugar incrível. Descoberto em 1503 por Américo Vespúcio, hoje é considerado um dos mais ricos biomas da região, preservando espécies marinhas, além de aves que se alimentam desses peixes e frutos do mar. Suas águas cristalinas permitem uma excelente visibilidade, portanto, Abrolhos é considerado um dos melhores lugares para se realizar mergulho do Brasil. 

O parque é, na verdade, um arquipélago formado por 5 pequenas ilhas vulcânicas, sendo Santa Bárbara, Sueste, Redonda, Siriba e Guarita. Essas ilhotas estão localizadas e cerca de 70 quilômetros de distância da costa, e portanto, para chegar até lá é necessário pegar uma embarcação. Além disso, só é permitido o acesso apenas na ilha de Siriba e apenas acompanhado de um guia do Ibama, para que não haja nenhum tipo de depredação do local.

E se você optar por fazer o passeio até Abrolhos entre os meses de Julho e Outubro, ainda é possível observar as majestosas baleias jubartes, que chegam por ali nesse período para o acasalamento e reprodução. 

Conheça os encanto de Caravelas, na Bahia! - Imagem: Rede Globo / G1

Aproveitar as praias

A cidade de Caravelas conta com um litoral de pequena extensão, mas ainda assim, muito bonito. Em alguns pontos, por conta dos rios que desaguam, o mar pode tornar-se um pouco mais escuras. Entretanto, em outros locais, é possível desfrutar de um mar de águas verdinhas e cristalinas, como na Ilha de Pontal do Sul e em próprio Abrolhos

As praias de Grauçá e Iemanjá são perfeitas para quem quer curtir os quiosques e restaurantes. O lugar costuma atrair vários visitantes que se acomodam em suas mesas e desfrutam da paisagem degustando deliciosos petiscos, comidas típicas e uma bebidinha gelada. 

Conheça os encanto de Caravelas, na Bahia! - Imagem: Google Maps

Conhecer o Centro Histórico

O centro Histórico de Caravelas conta com importantes construções antigas, algumas datadas de XVIII, como a igreja Matriz de Santo Antônio, erguida no ano de 1725 e conta com estilo colonial português. Você também encontra várias casas e casarões do século XIX, em estilo art nouveau enfeitadas com azulejos de Macau

A igreja Santa Efigênia também possui uma construção histórica, datada de 1890. Seu estilo é o barroco e em seu interior estão preservadas algumas imagens sacras datadas dos séculos XVII e XVIII. 

Conheça os encanto de Caravelas, na Bahia! - Imagem: Túllio F / wiki

Conheça Caravelas e o litoral baiano

A cidade de Caravelas é realmente encantadora, sem falar no seu clima hospitaleiro e tranquilo, perfeito para quem quer curtir as férias sem pressa. E você ainda pode aproveitar a viagem e conhecer outras pequenas cidades e praias da região, curtindo paisagens lindas e paradisíacas. Então, que tal programar a sua viagem para Caravelas agora mesmo? 

Aproveite e também confira algumas opções de casas e apartamentos de temporada para você se hospedar durante as suas férias. No portal TemporadaLivre você encontra excelente opções de hospedagens em todo o litoral da Bahia. 

Imóveis para alugar por temporada em todo a Bahia;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo