Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça Mata de São João, na Bahia

19 de Novembro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça Mata de São João, na Bahia

Você já ouviu falar na pequena cidade de Mata de São João, na Bahia? O município está localizado a mais ou menos, 56 km de distância da capital, Salvador e possui uma das costas mais bonitas do estado, com paisagens naturais incríveis, atraindo visitantes de diversas regiões do país. Quer saber mais sobre Mata de São João? Então continue acompanhando o post do TemporadaLivre.

Conheça Mata de São João.

A história de Mata de São João iniciou-se ainda no século XVI, quando Garcia de Souza D'Avilla, filho de Tomé de Souza, construiu a Casa da Torre, onde hoje localiza-se a Praia do Forte, com o intuito de fiscalizar as embarcações que chegavam a costa de Salvador. A partir de então, a região passou a desenvolver-se, tornando um vilarejo, até que em 1846, instituiu-se o município de Mata de São João.

Conheça Mata de São João, na Bahia

Os atrativos de Mata de São João 

O grande atrativo de Mata de São João são suas belas praias. Algumas delas são muito famosas, atraindo diversos turistas, o que fez a cidade se tornar um destino muito procurado na região. Hoje em dia, a cidade é um dos polos turísticos mais importantes da Bahia, sendo Costa do Sauípe, Praia do Forte e Imbassaí os locais mais visitados em Mata de São João. 

Costa do Sauípe

A praia de Costa do Sauípe é a mais famosa, tornando-se inclusive, mais conhecida do que a própria cidade. A região constitui-se o maior complexo turístico-hoteleiro do país, com hotéis e pousadas de luxo, o que eleva os custos de moradia e hospedagem. As praias são muito bonitas, cercada por coqueirais e com mar que vai de tranquilo à agitado. A Costa do Sauípe possui três pequenas praias: a Praia Tranquila, que formam pequenas com piscinas naturais durante a maré baixa, a Praia da Oca, muito procurada para prática de surfe, e a Praia Selvagem que possui  o mar mais agitado e extensa faixa de areia.

Conheça Mata de São João, na Bahia - Foto: DEZALB / pixabay

Praia do Forte 

A Praia do Forte é também bastante conhecida na região, sendo o local de origem da cidade. Na Praia do Forte esta localizada a sede nacional do Projeto Tamar, o que atrai a atenção daqueles que visitam a região, pois você pode conhecer a sede e saber um pouco mais sobre o projeto. Também é possível visitar o Instituto Baleia Jubarte, que possui um dos centros de pesquisa na região. Outro local muito procurado pelos turistas na Praia do Forte são as ruínas do castelo de Garcia D'avilla, sendo o único castelo medieval no Brasil, construído em 1551 e tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN.

Conheça Mata de São João, na Bahia - ruínas do castelo de Garcia D'avilla - Foto: Cleferson Comarela / wikipedia

Imbassaí

Imbassaí também é uma região bastante visitada em Mata de São João, com pousadas e hotéis de luxo. A praia possui uma areia fofa e um pouco mais escura, quase em um tom laranja, e o mar possui águas cristalinas e agitadas. A região recebeu esse nome devido o rio que passa pelo local: o Rio Imbassaí. Portanto, quem visita Imbassaí pode aproveitar tanto a praia, como um banho de água doce no rio.

Conheça Mata de São João, na Bahia - Rio Imbassaí - Foto: Claus Bunks / pixabay

A cultura de Mata de São João

A cidade de Mata de São João preserva uma cultura particular, que surgiu com as influências caboclas e indígenas. Quem visita da cidade, possui o privilégio de conhecer um pouco mais sobre as manifestações artísticas como o Maculelê, Samba de Roda e o Jogo da Capoeira.

A Casa da Cultura de Mata de São João reúne parte dessas manifestações. O local está sediado em um grande casarão dos anos 20. Recentemente, a Casa da Cultura passou por uma grande reforma com o intuito de tornar-se um centro de fomento à cultura para a população. 

Aluguel de temporada em Mata de São João

Apesar de Mata de São João possuir um grande complexo turístico-hoteleiro de luxo, os imóveis de aluguel de temporada podem ser uma ótima opção para quem deseja uma hospedagem mais em conta. Também é muito interessante para quem viaja em grandes grupos, como família e amigos e deseja um local confortável, com privacidade e que seja possível economizar. Afinal, é possível reservar um imóvel de temporada que acomode a todos e dividir as despesas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Mata de São João, aproveite e coloque a região em seu roteiro de viagem. Com certeza você irá se encantar com o lugar. E para planejar todos os detalhes, não esqueça de reservar a sua hospedagem. Aqui no TemporadaLivre você encontra apartamentos, casas e pousadas com diárias que cabem no orçamento. Só acessar as opções abaixo e escolher o seu!

Imóveis para alugar por temporada em Mata de São João, na Bahia


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo