Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

7 Maravilhas do Brasil: Veja esses destinos de enorme beleza

27 de Outubro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

7 Maravilhas do Brasil: Veja esses destinos de enorme beleza

Com certeza você deve conhecer sobre as 7 maravilhas do mundo, correto? Mas você sabia que o Brasil também elegeu as suas 7 maravilhas? Isso mesmo. Em um concurso realizado em parceria com a Revista Caras e Banco HSBC, em 2008, foram escolhidas por meio do voto popular, sete construções consideradas as maravilhas do Brasil, levando em conta o seu valor cultural e histórico. Apesar dessa votação não ter sido reconhecida oficialmente, os monumentos escolhidos como representantes das 7 maravilhas brasileiras merecem a visita, tanto por sua importância, como por sua beleza. 

As 7 maravilhas do Brasil. 

Dentre diversas opções, as escolhidas através do voto popular para o concurso das 7 maravilhas do Brasil, realizada em 2008, foram:

  • Teatro Amazonas - Manaus - AM
  • Fortaleza dos Reis Magos - Natal - RN
  • Ver-o-Peso - Belém - PA
  • Ouro Preto - Ouro Preto - MG
  • Natividade - Natividade - TO
  • Catedral da Sé - São Paulo - SP
  • Fortaleza de São José de Macapá - AP

Vamos conhecer um pouco sobre um deles?

Teatro Amazonas, Manaus - AM

O Teatro Amazonas, localizado na capital amazonense é considerado patrimônio histórico desde 1966. Sua construção data de 1896 e atualmente é um dos símbolos renascentistas no Brasil. Sua construção se deu para atender a alta sociedade amazonense, que, durante o ciclo da borracha, desejava que a cidade estivesse a altura dos grandes centros, principalmente em relação a cultura. Assim, o Teatro Amazonas começou a ser construído em 1882, sendo finalizado 14 anos depois. 

Sua arquitetura é extremamente rica em detalhes, com um interior ornamentado por cerâmicas e telhas vitrificadas nas cores azul, amarela e verde, referenciando as cores da bandeira nacional. 

As 7 maravilhas do Brasil - Teatro Amazonas - Interior e Fachada - Fotos:  Alexinaldo Granela Borja e Ivo Brasil / wikipedia

Fortaleza dos Reis Magos, Natal - RN

Esta construção histórica militar em Natal foi fundada em 1599 e serviu como defesa para as possíveis invasões realizadas para o tráfico do pau-brasil. Já durante o século XIX, a construção serviu como prisão política durante a Revolução Pernambucana. 

O Forte dos Reis Magos é assim chamado pois sua construção iniciou-se no dia 6 de janeiro de 1598, dia que se comemora, de acordo com as tradições católicas, o dia de Reis, em referência aos Reis Magos e sua construção lembra o formato de uma estrela. Atualmente, o Forte abriga um museu sobre a colonização do Rio Grande do Norte.

As 7 maravilhas do Brasil - Fortaleza dos Reis Magos - Foto: turismo.natal.rn.gov.br

Ver-o-Peso, Belém - PA

O Mercado Ver-o-Peso, localizado em Belém, é um dos mercados públicos mais antigos do país, inaugurado em 1625. O mercado fazia parte do Complexo Ver-o-Peso, que é um conjunto de construções da cidade de Belém que seguiam a tendência francesa de art nouveau da belle époque. 

Na época de sua inauguração, o Mercado Ver-o-Peso tinha uma localização estratégica, pois recebia os produtos extraídos da região amazônica. Assim, o mercado possuía um importante objetivo fiscal, controlando o peso e os tributos das mercadorias. Hoje, a construção atende um mercado público, com venda, principalmente de pescados frescos.

As 7 maravilhas do Brasil - Mercado Ver-o-Peso - Foto: Mauricio Mercer / wikipedia

Ouro Preto, Ouro Preto - MG

A cidade de Ouro Preto foi a primeira capital mineira, além de ter sido a primeira cidade tombada como Patrimônio Histórico, em 1980. A cidade abriga um importante acervo de construções históricas do período colonial, além de importantes esculturas de Aleijadinho. Assim como outras cidades históricas mineiras, em Ouro Preto destaca-se as construções religiosas, como a Igreja de São Francisco de Assis e Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar.

As 7 maravilhas do Brasil - Ouro Preto - Foto: Alessandro Deco por Pixabay 

Natividade, Natividade - TO

Assim como Ouro Preto, a cidade de Natividade, em Tocantins foi considerado uma das maravilhas brasileiras por abrigar diversas construções históricas importantes para o país. A cidade ainda preserva as origens do estado, com igrejas, construções e propriedades que serviram como cenário para o início e desenvolvimento de Tocantins.

Atualmente, a cidade de Natividade, localizada a mais ou menos 220 km de distância de Palmas, possui cerca de 11 mil habitantes. 

As 7 maravilhas do Brasil - Natividade - Foto: conexaoto.com.br

Catedral da Sé, São Paulo - SP

A Catedral da Sé é uma das construções mais conhecidas de São Paulo. Sua construção iniciou-se ainda em 1591, mas somente cerca de 320 anos depois que sua atual forma passou a ser vista. Hoje, a Catedral da Sé é considerado o quarto maior símbolo neogótico do mundo. Além disso, possui também um dos maiores Orgãos do mundo, construído em Milão, na Itália.

As 7 maravilhas do Brasil - Catedral da Sé - Interior e Fachada - Fotos: Celso Lobo / arte Amazon e Webysther Nunes / wikipedia (em ordem)

Fortaleza de São José de Macapá, Macapá - AP

A Fortaleza de São José de Macapá é considerada uma das maiores construções militares portuguesas em território brasileiro e sua localização, ao lado do Rio Amazonas, era considerada estratégica para a defesa do rio. Após a Proclamação da Republica, em 1889, o forte não foi mais utilizado, até que em 1946, o local passou a abrigar o Comando da Guarda Territorial. Já em 1950 a Fortaleza de São José de Macapá foi tombado como patrimônio histórico e atualmente é um dos principais símbolos do estado. 

As 7 maravilhas do Brasil - São José do Macapá - Foto: Secom/GEA via Portal Governo do Amapá

Conheça o Brasil

Viu quantos lugares incríveis existem para conhecer no Brasil? Então, que tal colocar uma dessas regiões no seu próximo roteiro de viagem? Com certeza você irá se encantar com as belezas de nosso país, além de conhecer um pouquinho mais sobre a nossa história.

E no TemporadaLivre você encontra imóveis de temporada nos melhores destinos do Brasil. Se hospedando em casas ou apartamentos de temporada você terá muito mais espaço, conforto e privacidade durante sua viagem. 

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;

Agora, é só escolher o seu destino, reservar seu imóvel de temporada, arrumar as malas e conhecer um pouco mais das maravilhas do Brasil!


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo