Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Confira os melhores parques para conhecer em São Paulo!

18 de Novembro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Confira os melhores parques para conhecer em São Paulo!

São Paulo é a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo, sendo considerada uma megalópole incrivelmente moderna e polo dos mais diversos setores. Com isso, São Paulo recebe diversos turistas do mundo todo, seja para passeio como para trabalho. Porém, apesar de tanta modernidade, a cidade ainda preserva pontos onde a natureza se faz presente: são os parques de São Paulo. Portanto, se quer alguns lugares para fugir da rotina e respirar um pouco de ar fresco em meio a metrópole, o TemporadaLivre separou os melhores parques para conhecer em São Paulo!

Anote, os melhores parques para conhecer em São Paulo!

São Paulo é um destino muito interessante para quem quer um lugar que não seja praia, afinal, é uma cidade multicultural, com muito eventos de arte, música, dança, literatura e muitos outros para se apreciar. E também tem parques imperdíveis para aproveitar e descansar depois de um dia cheio de atividades. Confira:

  • Parque Ibirapuera!
  • Parque Estadual da Cantareira!
  • Parque Nascentes do Tietê!
  • Parque da Aclimação!
  • Parque Villa Lobos!
  • Parque Burle Marx!

Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é o mais conhecido de São Paulo, sendo inclusive, um dos mais visitados da América Latina. Inaugurado em 1954, o parque possui construções do famoso arquiteto Oscar Niemayer que foram tombadas como Patrimônios Histórico e Artístico Nacional. 

O Parque Ibirapuera oferece diversos atrativos para quem visita o local. Além dos jardins e paisagens, propícios para caminhadas e contemplação, o parque também possui museus que oferecem exposições de arte, atrações culturais e outros. No Parque Ibirapuera você também pode praticar esportes, andar de bicicleta ou descansar em um dos quiosques.

Melhores parques para conhecer em São Paulo - Parque Ibirapuera - Foto: Rafael Neddermeyer via poder360

Parque Estadual da Cantareira

O Parque Estadual da Cantareira é um espaço muito importante pois atua como ambiente de conservação de parte da Serra da Cantareira. O parque fica a 10 km do centro de São Paulo e possui cerca de 7.900 hectares de Mata Atlântica. É um refugio para os paulistanos e para os turistas poderem apreciar um pedacinho da floresta em meio a selva de pedra. 

No Parque Estadual da Cantareira é possível realizar caminhadas, trilhas, praticar mountain bike, fazer rapel na Pedreira do Dib, além de observar os animais que vivem tranquilamente pelo local. Portanto, se estiver em São Paulo e quiser passar um tempo em contato com a natureza, conheça o Parque Estadual da Cantareira. 

Melhores parques para conhecer em São Paulo - Parque Estadual da Cantareira - Foto: Gov. Estado SP 

Parque Nascentes do Tiête. 

O parque foi inaugurado em 1996 e atua com a importante missão de preservar a nascente do rio mais famoso de São Paulo, o Rio Tiête. O parque está localizado a apenas 16 km do centro da cidade, ou seja, com apenas alguns minutos é possível dar uma escapadinha e chegar em um lugar com muito verde e ar fresco. 

Por lá é possível realizar quatro trilhas: da Nascente, da Araucária, da Pedra e do Bosque. As visitas são monitoradas e podem ser feitas todos os dias, das 8h00 até as 17h00. Além disso, o parque possui um museu iconográfico com registros do Rio Tiête. O interessante é que essas fotografias apresentam diversas fases do rio, desde quando era navegável até os dias com muita poluição. 

Então, quando for para São Paulo, conheça o Parque Nascentes do Tiête e saiba um pouco mais sobre a história desse rio tão importante para cidade, assim como a atuação do parque em preservar suas nascentes.

Melhores parques para conhecer em São Paulo - Parque Nascentes do Tiête. - Foto: saopaulo.com.br

Parque da Aclimação

O Parque Aclimação está situado no bairro de mesmo nome e foi inaugurado em 1939. Já em 1986 o parque foi tombado como Patrimônio Histórico. Uma curiosidade é que o parque foi sede do primeiro zoológico de São Paulo, em 1892, quando as terras ainda pertenciam a família de Carlos Botelho

Hoje, o parque recebe cerca de 7 mil pessoas durante os finais de semana. Sua área conta com um lago, espelhos d'água e jardim japonês, pistas de caminhada, ginásios e uma concha acústica que recebe atrações culturais gratuitas.  O parque é muito visitado pelos moradores da região e um dos locais de lazer para quem quer momentos de sossego em São Paulo.

Melhores parques para conhecer em São Paulo - Parque da Aclimação - Foto: Gustavo Portugal / wikipedia

Parque Villa Lobos

O nome do parque é em homenagem ao grande compositor Heitor Villa-Lobos e por isso, foi concebido como para ser, além de um espaço de lazer, um local para acolher atividades culturais, principalmente musical. O Parque Villa Lobos foi inaugurado em 1994 e conta com playground, ciclovias, pista de caminhada, quadra de esportes, aparelhos de ginástica, lanchonetes, além de uma ilha musical para atrações culturais e um anfiteatro. O parque também possui uma horta com diversas hortaliças. 

O parque é bastante visitado por jovens e famílias. Nos finais de semana você ainda pode contemplar diversas pipas no céu, algumas delas bastante exóticas como pipas gigantes, Parafoils, polvos e asa deltas.

Melhores parques para conhecer em São Paulo - Parque Villa Lobos - Foto: Felipe Borges / Flickr - @flborges

Parque Burle Marx

O Parque Burle Marx, inaugurado em 1995, foi construído em um antigo terreno da propriedade particular de Francisco Matarazzo Pignatari, tradicional família paulistana. A propriedade seria projetada por Oscar Niemayer, responsável pela mansão, e Roberto Burle Marx, responsável pelo jardim. Porém, a obra acabou não sendo finalizada, sendo que apenas o jardim foi concluído. Após a doação de parte do terreno para a prefeitura de São Paulo, foi projetado o parque preservando parte do trabalho do paisagens Burle Marx, assim como a área verde da região. 

O parque oferece atividades gratuitas quase todos os dias da semana, como Tai Chi Chuan, Capoeira, Kung FU, Aquarela, Yoga, Meditação e outros. Portanto, passear pelo Parque Burle Marx é ter momentos relaxantes, contato com a natureza e poder fazer atividades gratuitas. 

Melhores parques para conhecer em São Paulo - Parque Burle Marx - Foto: Caio Pimenta/ SPTuris via cidadedesaopaulo.com.br

Conheça os parques de São Paulo

São Paulo não é só uma grande metrópole, é também um espaço onde se pode aproveitar a natureza e ter momentos de relaxamento. Os diversos parques espalhados pela cidade dão vida à região, trazendo também melhor qualidade de vida para os moradores e para os turistas. Portanto, quando estiver em São Paulo, não esqueça de passear pelos parques da cidade.

E lembre-se! Para sua viagem ser ainda mais interessante, reserve um imóvel de temporada em São Paulo. Aqui no TemporadaLivre você encontra diversas opções de casas e apartamentos com acomodações para casal ou até para a família toda! Acesse nosso site e confira!

Imóveis para alugar por temporada em São Paulo;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo