Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Como tirar passaporte para viajar para os EUA?

19 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Como tirar passaporte para viajar para os EUA?

Muitos brasileiros estão em busca de realizar o sonho de viajar para o exterior, em especial os Estados Unidos, que é um dos países mais conhecidos do mundo e que recebem milhares e milhares de turistas todos os anos. Porém, todos sabem que há muitos trâmites que precisam ser solucionados para que a viagem saia do papel, e uma delas é tirar o passaporte para viajar para lá de acordo com que manda a lei.

Quer saber como tirar seu passaporte para viajar para os Estados Unidos à passeio? O TemporadaLivre fez um guia para você poder fazer tudo certinho e não ter dor de cabeça na hora de viajar. 

Quais os documentos necessários para tirar o passaporte?

1. Documento oficial com foto: O primeiro documento que você deve separar é o seu documento oficial com foto, ou seja, pode ser seu RG, sua carteira de trabalho ou CNH. Se você já tem um passaporte antigo, este também vale como documento oficial. 

2. CPF: Esse documento só é necessário caso o número do seu CPF não conste nos documentos citados acima. 

3. Certidão de casamento: Caso tenha se casado e mudado o seu nome, é necessário apresentar a sua Certidão de Casamento. 

5. Ficha de Solicitação: Também é preciso preencher a Ficha de Solicitação de Passaporte, emitido no site da Polícia Federal. Você irá preencher todo o formulário que é disposto em quatro telas. Depois, será gerado um código de protocolo e depois, uma Guia de Recolhimento que deverá ser pago. A taxa gera em torno de R$ 257,25.

4: Confira sua situação no TSE e Serviço Militar. Antes de solicitar o seu passaporte, verifique como está a sua situação junto ao TSE e Serviço Militar, no caso dos homens. Pois, é feito uma verificação dessas informações. Se possível, já retire no site do TSE uma Certidão Negativa de Débitos e o comprovante do serviço militar. Disponíveis nestes links: Certidão de Quitação Eleitoral e Certidão Alistamento.

Como funciona o agendamento do passaporte?

O agendamento para atendimento da emissão do passaporte só é liberado após a compensação do pagamento da Guia de Recolhimento. Essa liberação gera em torno de 1 dia útil. Após esse período, acesse o site da Polícia Militar, selecionando a opção de Agendamento

Você será redirecionado a uma tela que solicitará o seu CPF, o número de Protocolo (que foi gerado após o preenchimento do formulário) e data de nascimento. Após isso, o site abrirá uma lista indicando as cidades e os postos de atendimento disponíveis. É só escolher aquele mais próximo de onde mora.

Já os dias e horários de atendimento costumam ser bem variados, principalmente dependo da região que escolher. Por vezes, é possível conseguir atendimento na mesma semana, porém, em período de férias, quando o pedido de passaporte aumenta, é possível que você só consiga atendimento para daqui alguns dias. 

No dia e hora agendados, compareça ao Posto de Atendimento com os documentos em mãos (aqueles listados anteriormente). A foto do documento é emitido na hora. 

Quanto tempo demorar para o passaporte ficar pronto?

Em média, o tempo para o seu passaporte ficar pronto é de 6 dias úteis, porém, esse prazo pode variar dependendo da região onde está. No dia do atendimento, será entregue um protocolo com a data em que seu passaporte estará disponível para retirada. 

Neste dia, compareça novamente no Posto de Atendimento, junto com seu protocolo e documento pessoal para a retirada de seu passaporte. Prontinho! Agora ele está prontinho para uso. 

Como tirar passaporte para viajar para os Estados Unidos?

Para viajar para os EUA, além do passaporte, você também precisa tirar o visto americano. Como fazer?

Para viajar para os EUA de férias, é preciso tirar o visto americano para turistas. Confira a seguir os passos:

1. Preencha o formulário DS-160: Você precisa acessar o site do  Centro Consular de Aplicações Eletrônicas e preencher o Formulário DS-160. O formulário, assim como o site, são todos em inglês, porém, o formulário possui uma tradução automática para o português, caso você não domine a língua. 

É preciso prestar muita atenção no momento do preenchimento, pois qualquer inconsistência pode levar o processo ao início, perdendo toda a informação já preenchida. Outra coisa importante: sempre salve cada uma das etapas e anote o "Application ID", assim, caso o sistema expire, evita que você perca toda a informação tento que começar tudo novamente. 

2. Pague a taxa: Após preencher o formulário, é preciso pagar uma Taxa de Visto Americano, que será gerado na página do Formulário DS-160.  Essa taxa, atualmente, custa $ 160,00 (dólares) e pode ser paga com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank ou por boleto bancário. 

Lembrando que essas informações são referentes a emissão do visto de turistas! As vezes, dependendo do seu objetivo de viagem, é possível que seja necessário o pagamento de uma taxa diferente. Confira aqui: Taxas de Vistos.

2. Agende a sua entrevista. Depois do formulário preenchido e pagamento do visto, é hora de agendar a sua entrevista. Acesse o site do Departamento de Visto e inicie sua solicitação. Lembre-se de ter em mãos os dados da página de confirmação do formulário DS-160 com código de barras e o número do passaporte.

Se você está tirando visto pela primeira vez, será necessário comparecer no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e depois no Consulado. O atendimento no CASV tem que ocorrer primeiro, portanto, na hora de agendar a sua entrevista, faça o agendamento do atendimento CASV para antes da visita no Consulado.

Atendimento no CASV: No dia agendado, compareça ao CASV portando o formulário, o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Serão recolhidas as suas impressões digitais e será tirada uma foto.

Ah! Não é permitido entrar com bolsas ou mochilas, e não há local para guardar esses pertences dentro do Centro de Atendimento. Portanto, quem estiver com eles irá precisar deixá-los no carro ou em guarda-volumes privados, que costumam cobrar caro pelo serviço. Ou seja, se possível, vá apenas com a sua carteira com documentos, passaporte, e claro, com o formulário e o comprovante de pagamento. 

Atendimento no Consulado: No dia da entrevista (Você já precisa ter ido ao CASV)  é preciso ir ao Consulado ou à Embaixada, levando o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160.

Dica importante: Mantenha-se tranquilo na entrevista e fale sempre a verdade, confirmando as informações preenchidas no formulário. 

Por quanto tempo o passaporte e os visto são válidos para permanecer no país?

O passaporte possui validade de 10 anos, assim como o visto americano para turista.

Com o visto de turista americano, o tempo de permanência nos EUA é de 6 meses, mas, o agente de imigração pode encurtar esse prazo, caso julgue necessário. Durante a sua permanência no país, o seu passaporte precisa estar dentro da validade, ou seja, ter sido emitido a menos de 10 anos até a data do retorno ao Brasil, assim como seu visto.

Conclusão

Se você tem a intenção de passar umas férias nos Estados Unidos em breve, o TemporadaLivre tem inúmeras opções de hospedagens em Orlando e Miami, que são os principais destinos de quem pretende ir para os EUA pela primeira vez.

Que tal dar uma conferida nessas casas? Com certeza você irá se encantar e vai querer reservar uma agora mesmo. Acesse e confira.,

Imóveis para alugar por temporada nos Estados Unidos;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo