Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Como adaptar seu imóvel de temporada para receber pessoas com necessidades especiais?

18 de Outubro de 2019 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Como adaptar seu imóvel de temporada para receber pessoas com necessidades especiais?

O mercado de aluguéis de temporada vem crescendo a cada ano. Estima-se que cerca de 30% dos viajantes optam por imóveis de temporada ao invés dos tradicionais hotéis. Com a crescente procura por esse tipo de acomodação, os proprietários dos imóveis precisam estar atentos para que os hóspedes estejam confortáveis e principalmente, seguros.

Sendo assim, é preciso verificar alguns pontos para que seu imóvel seja um ambiente aconchegante para todos os tipos de pessoas. Segundo pesquisa realizada apresentada pela Stays, houve um aumento do número de viajantes idosos que buscam os imóveis de temporada, sendo cerca de 66% em relação a anos anteriores. 

Imóveis de temporada com acessibilidade
Imóveis de temporada com acessibilidade

Apesar de que muitos idosos permanecem ativos, é preciso compreender que existem algumas adaptações para que os imóveis tornem-se ainda mais seguros e confortáveis. Além disso, muitas pessoas com deficiências físicas e seus familiares, também buscam acomodações que consigam acolher pessoas com necessidades especiais e trazer-lhes conforto e segurança.

Desta forma, a palavra-chave na hora de adaptar o seu imóvel é acessibilidade. É preciso verificar se pessoas com deficiência física, assim como idosos e até mesmo gestantes, estarão seguros e confortáveis no seu imóvel de temporada. Desta forma, você garante uma boa estadia e a chance de alugá-lo mais vezes.

Para poder receber os hóspedes com necessidades especiais de forma acolhedora e segura, segue algumas dicas  simples que TemporadaLivre preparou para você. Essas dicas são rápidas e podem ser colocadas em práticas agora mesmo. Vamos lá?

Nada de escadas.

Seu imóvel precisa ser plano. Imóveis com muitos degraus apresenta riscos para pessoas com algum tipo de limitação ao se locomover, aumentando as chances de tropeções e quedas. Além disso, os degraus tornam a locomoção das cadeiras de rodas mais difíceis e perigosas.  

Caso o desnível seja necessário, verifique a possibilidade da implantação de uma rampa de acesso. Existem rapas de acesso prontas que podem ser adquiridas em lojas de materiais de construção ou até mesmo pela internet. Mas não esqueça de verificar o piso da rampa, ela precisa ser antiderrapante para que não haja acidentes.

Imóveis de temporada com acessibilidade
Imoveis de temporada com acessibilidade ©Ecopontes

Acesso livre.

Elimine os móveis que sejam desnecessários, como por exemplo, mesinhas de canto ou de centro. Eles atrapalham a circulação, principalmente de cadeirantes e de pessoas com deficiência visual. Além disso, pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção podem esbarrar e causar acidentes. Se quiser utilizá-los, certifique-se que o espaço é condizente para a passagem de uma cadeira de rodas e de que o móvel não atrapalhará a circulação, não sendo necessário desviar-se deles.

Imóveis de temporada com acessibilidade
Imóveis de temporada com acessibilidade

Cuidado com tapetes!

Nada de tapetes pequenos, moles e escorregadios. Eles não são nada práticos para usuários de cadeiras de rodas. Além disso, pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção, podem tropeçar e se machucar. Eles também podem ser um perigo para gestantes e crianças. Por isso, se quiser colocar tapetes, opte por um grande, que não dobre e que adere bem ao chão. Verifique se não ficará pontas levantadas ou que haja risco de tropeçar. 

Imóveis com acessibilidade
Imóveis com acessibilidade

Adaptação no banheiro.

Um ponto extremamente importante é a afixação de barras de apoio em todo o banheiro e de assentos especiais no chuveiro. Esses itens são de máxima segurança para pessoas com necessidades especiais. Até mesmo para quem não possui dificuldades de locomoção, esses itens podem ser de grande ajuda, já que o banheiro é um ambiente em que existe grande número de acidentes devido o piso molhado. Por isso, atente-se para a correta instalação dos itens de segurança.

Banheiro adaptado - Imóveis de temporada com acessibilidade
Banheiro adaptado - Imóveis de temporada com acessibilidade

Camas e cadeiras confortáveis.

Pensando que muitas pessoas com necessidades especiais possuem dificuldade para levantar-se, necessitando, em alguns casos de ajuda, as camas mais altas são as mais indicadas. Desta forma, o hóspede consegue levantar-se e deitar-se mais facilmente, já que não precisam dar um grande impulso para levantar ou jogar o peso na hora de se deitar. Para casos em que a pessoa não consegue se locomover sozinha, a cama mais alta também é mais confortável para quem for auxiliá-la, já que não precisa arcar-se tanto.

As camas mais altas também são boas para idosos e até para gestantes, pois também possuem uma certa dificuldade para deitar-se e levantar-se. Se possível, verifique a possibilidade de fixar barras de apoio próximo a cama. Também certifique-se de ter poltronas ou cadeiras confortáveis para elas, com uma altura que seja confortável para utilização.

Imóveis de temporada com acessibilidade
Imóveis de temporada com acessibilidade

Peça sugestões.

O mais importante para deixar seu imóvel adaptado é perguntar para os próprios hóspedes o que poderia ser feito. Desta forma, você consegue um feedback de quem realmente conhece as adaptações necessárias e como o imóvel poderia ser mais acessível.

Imóvel de temporada com acessibilidade
Imóvel de temporada com acessibilidade

Portanto, ao tornar sua casa mais acessível você só tem a ganhar, pois consegue abranger um número maior de turistas. Todas as adaptações irão facilitar a estadia dos hóspedes com necessidades especiais, proporcionando um melhor bem-estar para todos. Além disso, as mudanças também podem ser benéficas para pessoas que não necessitam de instalações especiais, afinal, todos querem segurança.

Essas dicas se encaixam também para famílias com crianças, com exceção à altura da cama, que neste caso precisa ser mais baixa. Porém, os demais itens de segurança facilitam a locomoção e garantem uma hospedagem mais tranquila. Portanto, veja a possibilidade de tornar sua cama mais acessível e segura.

E caso ainda não seja um anunciante TemporadaLivre, acesse nosso site e anuncie seu imóvel para milhares de turistas. Você irá adorar os benefícios do TemporadaLivre e conseguirá realizar ótimos negócios. 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo