Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Caverna do Diabo – 9 passeios surpreendentes

17 de Janeiro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Caverna do Diabo – 9 passeios surpreendentes

Parque Estadual da Caverna do Diabo foi criado em 2008 e conta com mais de 40.000 hectares que abrange os municípios de Eldorado, Iporanga e Barra do Turvo.

Todos os anos o parque atrai milhares de turistas que querem conhecer o seu rico ecossistema e seu principal atrativo, a Caverna do Diabo. Quem visita o parque pode deslumbrar de cachoeiras, rios, fauna e flora. Confira os passeios imperdíveis pelo parque!

Onde fica a Caverna do Diabo? 

A Caverna do Diabo fica situada dentro do Parque Estadual Caverna do Diabo, no município de Eldorado, em São Paulo. O parque fica a 292 km da capital paulista e atrai milhares de turistas que desejam conhecer os mistérios da Caverna do Diabo. 

Como chegar?

Para quem estiver saindo da capital de São Paulo, basta pegar a BR-116 até o km 446, acessar a cidade de Jacupiranga, pegar a rodovia SP-193 e seguir até Eldorado na rodovia SP-165. No km 111 acesse à Serra do André Lopes até o Parque Estadual da Caverna do Diabo

Já para quem estiver saindo de Curitiba, basta pegar a BR-116 até o km 477 e depois seguir o mesmo caminho de quem vem da capital paulista. 

O que você vai encontrar no destino

1. Cachoeira do Araçá

A trilha que leva até a Cachoeira do Araçá é de nível de dificuldade baixo, com possui 815 metros e duração de aproximadamente 30 minutos. Essa trilha é bastante visitada, já que fica bem próxima da Caverna do Diabo e de três cachoeira incríveis. 

2. Cachoeira do Sapatu

Cachoeira do Sapatu possui uma belíssima piscina natural de águas claras, que pode ser acessada através da trilha que liga à Caverna do Diabo a Eldorado. A trilha passa por um trecho de 150 metros na Mata Atlântica, sendo ideal para ser fazer em grupos de até 20 pessoas.

3. Caverna do Diabo 

A Caverna do Diabo é uma das maiores do Brasil, com mais de 6 mil metros de extensão, mas apenas 600 metros estão abertos para visitação. Além disso, a caverna é considerada uma das mais bonitas do mundo por conta das suas incríveis formações. A caverna possui uma beleza única com grandes colunas calcíticas e infinitas espeleotemas. 

Pela caverna você encontra estalagmites, estalactites, colunas, torres, velas, helictites, cortinas, travertinos.

A Caverna do Diabo pode ser visitadas através de 3 roteiros, são eles: Roteiro tradicional com 1.200 metros, duração de 1hr e nível de dificuldade baixo (Esse roteiro pode ser visitado no período noturno mediante agendamento prévio); Roteiro Erectus com 400 metros, duração de 1hr30 e nível de dificuldade médio; Roteiro do Rio com 2.400 metros, duração de 3hrs e nível de dificuldade médio.

4. Cavernas do Rolado e Frias

Localizado no Quilombo de André Lopes, onde você pode conhecer mais sobre a história da comunidade, a travessia pelo completo das cavernadas do Rolado I, II e III, possui várias claraboias no seu interior. O acesso é feito pelo Parque Estadual Caverna do Diabo através de uma trilha de nível médio, com mais de 6 mil metros e duração de 5hrs. 

5. Circuito Quilombola 

O Circuito Quilombola é um roteiro que abrange setes comunidades quilombolas: Ivaporunduva, Pedro Cubas, São Pedro, André Lopes, Mandira e Sapatu, em grupo com a Associação dos Monitores Ambientais de Eldorado. 

Vale muito a pena participar e compactuar com o turismo comunitário que esse circuito proporciona, além disso, você pode conhecer mais sobre a cultura afro-brasileira e ouvir grandes histórias sobre a resistência dessas comunidades. 

6. Mirante do Cruzeiro

A trilha que leva ao Mirante do Cruzeiro é a Trilha do Bugio, que passa pela Mata Atlântica onde é possível deslumbrar várias espécies da fauna e flora. Através da trilha você passará por espécies como samambaias, orquídeas, cipós ornamentados e arbóreas, além disso, poderá ver se perto espécies como o Macaco Prego, Macaco Bugio, Suçuarana e várias espécies de répteis e anfíbios. 

A trilha também passa pela Cachoeira Araçá e as Grutas do Rolado II e III. O nível de dificuldade da trilha é médio, com 5 mil metros e 4hrs de duração. 

7. Mirante do Governador

A trilha passa por áreas da floresta antes de chegar no Mirante do Governador, onde é possível ter uma visão completa de grande parte do Vale do Ribeira. O nível de dificuldade da trilha é médio, com um pouco mais de 1 km e mais de 2hrs de duração. No meio do percurso você encontrará um banquinho, onde poderá recuperar o fôlego antes de continuar a trilha. 

Onde se hospedar? 

Ao embarcar nessa aventura é preciso encontrar uma hospedagem de segurança e conforto para recarregar as energias. Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo