Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Apartamento ou pousada: veja onde hospedar e como escolher

01 de Fevereiro de 2024 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Apartamento ou pousada: veja onde hospedar e como escolher

“Apartamento ou pousada?” Ficou em dúvida entre as vantagens de cada um ao começar suas pesquisas para as férias? Preparamos um artigo para discutir as vantagens e desvantagens de cada um para auxiliar na sua decisão.

O momento de sair para as férias definitivamente é o mais esperado do ano. Muito planejamento e as melhor expectativas sempre! Nada mais natural do que sentir a necessidade de analisar cada item da viagem para conseguir conciliar tranquilidade, praticidade, segurança e economia. Afinal, nesse momento, tudo o que queremos é a mais do que merecida paz de espírito e oportunidade para aproveitar cada coisa que nosso destino tem a nos proporcionar!

Ao começar a considerar tudo isso; seu destino, a praticidade, segurança e economia, a internet é sempre uma grande aliada. A comunidade de apaixonados por viagens é muito ativa e, acima de tudo, estão sempre compartilhando informações preciosas, fazendo alertas, preparando roteiros, enfim, fortalecendo uma rede colaborativa.

Algo muito comum hoje é o número cada vez maior de viajantes advogando pela locação de imóveis como meio viável, econômico e que oferece experiências mais genuínas do que as clássicas, burocráticas, padronizadas e não raramente caras pousadas. E mais uma vez você se pega colocando tudo na ponta do lápis. Novas opções são sempre algo interessante, curioso e que pode mudar nossa experiência à novos patamares. Por isso separamos uma série de questionamentos e considerações importantes para você poder deliberar com mais tranquilidade sobre suas opções para curtir as férias!

Apartamento ou pousada: Onde se hospedar nas férias?

Apartamento ou Pousada: Para quem vai levar a família

A viagem em família irá, basicamente, multiplicar todas as demandas pelo número de pessoas, assim como pode dividir outras igualmente. Vale a pena pesar os prós e contras de cada modalidade ao se viajar com família:

  • Refeições

Pousadas geralmente oferecem refeições, o que pode poupar um bom tempo do dia, especialmente de quem geralmente cozinha no dia-a-dia. Todavia, as refeições têm um preço, seja embutido na diária ou cobrada à parte e geralmente você estará restrito à alguns itens do cardápio, que podem nem sempre ser do agrado de todos ou econômicos. E, caso o valor seja embutido compulsoriamente, vocês sentirão a obrigação de consumir as refeições do local, mesmo não curtindo os pratos do dia.

Ao locar um apartamento, apesar de geralmente não ter a regalia de ter sua refeição preparada por terceiros, certamente irá dispor de equipamentos básicos de cozinha para que possa preparar sua própria comida, selecionando seus próprios ingredientes e inspecionando tudo. Geralmente os apartamentos para locação por temporada estão situados próximos à mercados, restaurantes e outros pontos de interesse. Caso não estejam a fim de cozinhar, é possível comprar algo em um restaurante, ou até contratar um serviço de cozinha, alguns senhorios até oferecem esse serviço. 

Apartamento ou pousada
Apartamento ou pousada - Família

Certamente isso proporciona uma boa economia e variedade e todos os detalhes podem ser acertados antecipadamente, para que vocês não tenham nenhuma surpresa no momento de pôr as mãos na massa.

  • Preços

Geralmente, o contra que vem na frente de todos os outros ao se falar sobre pousadas: os preços. Especialmente durante temporadas. É comum a cobrança por reservas, assim como uma série de cobranças extras que nem sempre são especificadas de forma clara: estacionamento, artigos de uso pessoal, limpeza, pacotes de tv, entre outras taxas eventuais.

A locação de um apartamento chega a custar até metade do valor de um quarto de pousada e todos os termos e taxas são bem especificados no perfil de locação - você só poderá fazer a reserva caso esteja estritamente de acordo e ciente das especificações, além disso, pode até negociar de forma prática e pessoal com o proprietário outras circunstâncias particulares.

Além disso: cada apartamento recebe comentários de todos aqueles que já se hospedaram e possuem notas atribuídas por eles, tornando possível filtrar bem as opções. Esse sistema auto-regulador estimula os proprietários a estarem sempre melhorando suas condições para continuarem competitivos e com boas notas, o que beneficia a todos simultaneamente.

Apartamento ou pousada: Onde se hospedar nas férias?
  • Espaço físico e outras atribuições

Algo que pode incomodar muitos em uma viagem são as condições de hospedagem em si. Ora, uma parte da sensação tão buscada de conforto e ventura vem de reconhecermos no ambiente sentimentos que nos remetam aos lugares onde nos sentimos bem, e talvez o maior desses sejam as nossas próprias casas.

Outro problema recorrente de pousadas é o fluxo de pessoas: uma vez que você se hospeda em apenas um quarto, mais próximo estará do corredor por onde outros hóspedes trafegam em todos os horários. Além disso, assim como deseja não ser incomodado pelo barulho de outros quartos, sente a incumbência de manter um certo silêncio, o que pode ser um tanto difícil ao viajar com crianças.

Além desse fato, as restrições ao fazer pequenas festas ou apenas encontros mais acalorados entre amigos, pode desestimular o hóspede, que gostaria de cozinhar, beber algo e conversar noite adentro. Assim como outras situações com famílias grandes, onde precisam ser divididas entre quartos separados.

Mas, é claro, tudo isso é muito relativo às demandas da família que, muitas vezes, pode acabar passando um bom tempo fora da pousada e, eximir-se das tarefas gerais é mais do que desejável, é prático e necessário para que todos possam dar conta de todas as atividades programadas para suas férias.

Negociando diretamente com o proprietário, é possível determinar as disposições e do imóvel e, através dos sites é possível separar uma lista que caiba em suas demandas; disponibilidade para pequenas festas, horários mais estendidos, disposição de TVs, internet e afins. Um ambiente que remeta à uma casa completa pode ser reconfortante para muitos. As tarefas e despesas podem ser divididas entre todos da família, o que faz valer a economia.

Apartamento ou pousada: Onde se hospedar nas férias?

Quesito Segurança: O que levar em conta?

Outro ponto fundamental entre apartamento ou pousada que na maior parte das vezes antecede os itens do tópico anterior é a segurança, seja nas transações e agendamento, na localização e na garantia dos serviços. Como já citado, algumas medidas importantes podem ser tomadas para garantir segurança ao seu planejamento. Conheça as vantagens de alugar um apartamento na praia.

A primeira delas é usar um site confiável e profissional para intermediar as conversas, filtrar as ofertas e garantir o cumprimento dos serviços, além de poder alertar outros usuários sobre algo ou recomendar a locação. Sem o intermédio de uma instância que resguarde a segurança de ambas as partes, fraudes podem acontecer, negligencias na negociação e outros tipos de problemas, uma vez que nenhuma das partes estabelece um compromisso firmado por algum tipo de mediador. 

Apartamento ou pousada
Apartamento ou pousada - Contato com anunciante

Quando cada usuário dá uma contrapartida na qualidade e manutenção do serviço, o interesse em prestar um bom serviço e fazer um bom uso é mútuo e beneficia à ambos de tal forma que outros usuários só têm a ganhar com as experiências compartilhadas e a credibilidade de todos só cresce e fortalece uma comunidade, um senso coletivo de confiança e praticidade.

Como a grande maioria dos usuários é bem engajada com a qualidade dos serviços e faz reviews bastante esclarecedores com alertas, recomendações e elogios importantes para quem está em fase de pesquisa ou possui dúvidas da procedência do imóvel. As notas atribuídas também ajudam a ter uma boa base e usuários de má fé são banidos do ambiente.

Na página do TemporadaLivre, por exemplo, você pode fruir de todos esses aspectos e se preparar com bastante antecedência, salvando seus favoritos, lendo reviews e até tirando dúvidas e preparando orçamentos diretamente com os proprietários, tudo com o respaldo legal e profissional da página.

Para casal ou pessoas sozinhas: O que escolher?

Quanto menor o número de pessoas na viagem, menores as atribuições, os custos e as demandas. Desonerados de tudo isso, o casal ou o viajante sozinho podem fazer mais escolhas que se adaptem melhor à seu ritmo na viajem; podem frequentar festas, pubs e muitas vezes não irão querer se dar ao trabalho de preparar refeições ou limpar o ambiente nem querer tirar muito tempo ocioso no local de hospedagem, ponto positivo para as pousadas, apesar de maioria dos apartamentos para locação geralmente também estarem situados em pontos estratégicos e os próprios proprietários, ou disponibilizam contatos de faxineiras ou eles mesmos fazem a manutenção posteriormente, o que torna as diferenças entre ambos um tanto sutis.

A segurança continua sendo um aspecto fundamental, especialmente para os que andam em número pequeno ou sozinhos e querem aproveitar a vida noturna do lugar. É possível ver a localização do imóvel, saber como funciona a portaria e ler reviews de outros usuários sobre esse aspecto, além de tópicos sobre medidas de segurança nessas circunstâncias. Com responsabilidades menores sobre terceiros – especialmente crianças – tudo fica um tanto mais flexível e relativo à programação do(s) viajante(s). O que não muda é a busca por qualidade, garantia e procedência na hospedagem, seja em apartamento ou pousada, o mais importante é que você possa aproveitar o melhor de suas férias sem esquentar a cabeça, sem frustrações. 

Apartamento ou pousada
Apartamento ou pousada - Casal em viagem

Quem se antecipa e toma as precauções, pesquisa, se informa, sempre sai na frente e agrega, melhora sua experiência e fica mais confiante para as próximas vezes. Não deixe de adicionar o portal do Temporada Livre em suas pesquisas, certamente irá se surpreender com a diversidade, as condições e a comunidade, e com certeza irá querer voltar todos os anos!

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo