menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

A louca vontade de viajar e a síndrome de wanderlust

21 de Dezembro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

A louca vontade de viajar e a síndrome de wanderlust

Porque gostamos tanto de viajar? Será que fomos acometidos pela síndrome de wanderlust?

Para quem não sabe, a síndrome de wanderlust é o termo que usamos para se referir a obsessão que sentimos de viajar. Sabe quando sua cabeça está sempre pensando na próxima viagem, quando você termina uma viagem pensando na outra?

Isso inclui também o desejo de sempre estar conhecendo culturas novas e descobrir novos lugares.

O significado etimológico vem de wander - excursão, viagem, passeio - e lust - desejo, anseio. E  na união dessas duas palavras inglesas, temos o termo “desejo de viajar”. Enquanto a tradução literal do wanderlust para o português é “paixão por viajar”.

Através de alguns estudos e pesquisas, foi comprovado que viajar é uma prioridade da geração de hoje. A coisa boa e que complementa essa prioridade, é de que hoje temos muitas profissões que possibilitam isso, como por exemplo os digital influencers que precisam de um meio interativo para conseguir a fidelidade dos seguidores, e por isso, muitos focam no turismo como meio de propagar suas ideias e gerar renda.

Muitos youtubers, por exemplo, geram conteúdos de viagem, que hoje atraem milhares do outro lado da telinha, gerando milhares de views e retorno financeiro.

Acredita-se que algo muito ligado a esse desejo, é também o desejo de liberdade que muitos tem buscado e também de autoconhecimento.

Mas, é preciso tomar cuidado para que ao se considerar mais um da tribo de wanderlust não seja apenas por querer fugir da própria realidade. Afinal, viajar sem um propósito ou por profissão, não deixa de ser um investimento caro ou nem sempre econômico. 

A louca vontade de viajar e a síndrome de wanderlust | Foto: Freepik

Mas como nem todos entendem essa vontade louca de viajar, trouxemos alguns motivos para que você viaje ou continue se aventurando:

1. Viajar para aprender

Quando viajamos para algum lugar e entramos em contato com a cultura de outro país, seja ela muito diferente ou parecida com a nossa cultura, aprendemos muito. Há muitas pessoas que aprendem bem melhor, quando imergem em algum lugar ao invés de lerem livros e fazerem aulas sobre determinado assunto, para aprender algo novo.

Um bom exemplo, é um intercâmbio de estudos de Inglês. O aprendizado, de imergir numa cultura que fala apenas a língua inglesa é absolutamente mais rápido do que fazer aulas presenciais no seu país de origem que não fala a língua inglesa.

Além disso, você trás muitos outros aprendizados de uma viagem como essa pois conhece pessoas de todos os lugares do mundo, que também estão ali pelo o mesmo motivo que você, seja ele fazer um curso de inglês ou profissionalizante, ou a trabalho. Com isso, você tem a oportunidade de conhecer muitas outras culturas além da cultura do país escolhido.

Clique aqui para ver as melhores estadias, para o seu próximo destino de viagem.

Um dos maiores aprendizados, em uma viagem é poder aprender a se virar em vários momentos seja tendo que falar em outra língua para conseguir uma ajuda, ou ainda ser mais proativo na pesquisa de lugares, costumes, e tomar decisões por si só e pelo próximo para ter uma boa viagem.

Um bom exemplo, é procurar por trabalho num país aonde é falado outra língua diferente da sua língua materna, ainda que você tenha fluência na língua você pode enfrentar o desafio de entender sotaques diferentes e até slangs culturais - gírias e palavras que são utilizadas em determinada região ou país – tudo para que você se adapte da melhor forma possível e enfrente os mais diversos desafios falando em outra língua, vivendo em outro país.

2. Viajar para colecionar memórias e experiências

Um fato, é que a geração de hoje também está inteiramente mais ligada a colecionar momentos, memórias e experiências enriquecedoras.

Depois da sua primeira viagem, você começa a entender o quão importante é conhecer pessoas de outros lugares e começar a entender o ponto de vista delas. Porque agem de tal forma, porque comem determinado alimento e porque tem determinados costumes.

Muitas pessoas, acabam até mesmo se identificando com determinadas culturas. Nesse caso, uma viagem acaba sendo também uma autodescoberta.

3. Viajar para crescer

Conhecer e explorar lugares diferentes, culturas, outros costumes e novas pessoas, te traz mais conhecimento, novas experiências e os seus horizontes se expandem, os seus limites tornam se infinitos e tudo isso contribui para o seu crescimento pessoal. Acredite, é muito mais fácil entender vivenciando essa experiência.

Sempre ouvimos dizer, que o dinheiro investido em viagens é o dinheiro mais bem investido.

4. Viajar para descansar

Muitas pessoas tem uma profissão desgastante e muitas vezes trabalham sob pressão, o que pode gerar um estresse emocional e deixa-los sempre exaustos.

Hoje em dia, com os meios de trabalho em home office, foi comprovado que as pessoas estão trabalhando muito mais, e muitas vezes não pelo simples fato de se ter muito trabalho a fazer, mas por não conseguirem separar e entender que a mesma residência aonde está trabalhando também é o seu local de descanso.

Por isso também, a necessidade de viajar, pois é uma forma de fazer um “reset” ao cérebro, acalmar a alma e renovar as forças para voltar a rotina.

E por que viajar? É comum que durante as viagens nos concentremos apenas no presente e nos dediquemos a usufruir da experiência e apenas nos preocupando com o básico – dormir, comer, ir até um ponto turístico, e sobretudo aproveitar ao máximo a experiência da viagem. Esse é o momento que nossa mente precisa para ser esvaziada  e retornar a trabalhar melhor.

5. Viajar para apreciar a beleza ao redor do mundo

O nosso mundo é tão rico de belezas sejam elas naturais ou construídas, formosas ou desconstruídas, cada uma delas conta uma história que deve ser contemplada.

Por isso, nos apegamos tanto a fotografias e blogs que nos contêm as histórias e nos ajudem a visitar um novo destino.

E sabemos, que ver algo pela telinha do celular nem se compara com realmente estar presencialmente e conhecer o determinado lugar.  

A luz, as cores, os cheiros, os sons, tudo isto só pode ser realmente vivenciado, estando no local.

Quer se aventurar por aí, e não sabe por onde começar? Comece conferindo as estadias que o TemporadaLivre preparou para você, temos as melhores estadias para que você usufrua da melhor forma possível de sua viagens, estando sempre confortável para aproveitar o final do seu dia descansando, após um dia de aventuras. 

Acesse o nosso portal www.temporadalivre.com e confira! 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
Como alugar meu imóvel por temporada?

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019
divisor de conteúdo