menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

7 melhores museus para conhecer em São Paulo

05 de Agosto de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

7 melhores museus para conhecer em São Paulo

A capital paulista é rica em programações culturais e o que não falta por lá são museus para conhecer. São tantos museus gratuitos e pagos em São Paulo que fica difícil visitar apenas um. 

Quer saber o melhor disso tudo? muitos desses museus pagos contam com pelo menos um dia da semana com entrada gratis, ficando ainda mais fácil conhecer e aproveitar tudo de forma gratuita.

Pensando nisso, listamos 7 museus para você conhecer pela capital paulista e aproveitar ainda mais esse destino recheado de atrativos. Confira: 

1. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Quando se fala em museu de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido pelas siglas MASP, vem logo na cabeça. Afinal, o museu se tornou um dos principais cartões postais da capital paulista. O museu foi inaugurado em 1968 e foi um projeto feito pela arquiteta Lina Bo Bardi. 

Sua estrutura é encantadora e seus 74 metros de comprimento parecem flutuar. O MASP é considerado o museu de arte mais importante do Hemisfério Sul e possui um acervo incrível com pinturas, esculturas e fotografias que representam expressões artísticas da antiguidade até o século atual.

Por lá, você encontra grandes nomes da arte como Van Gogh, Picasso, Monet e muitos outros. Podemos destacar grandes artistas brasileiros como Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, entre outros. 

O museu está localizado na Avenida Paulista e funciona de terça a domingo, das 10 às 18h e quinta-feira das 10h às 20h. Toda terça-feira a entra é gratuita. 

10 melhores museus para conhecer em São Paulo - Foto: Bruno Henrique por Pixabay 

2. Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca foi inaugurada em 1905, sendo o museu mais antigo da capital paulista. Atualmente existem dois prédios abertos ao público: a Pinacoteca Estação e a Pinacoteca Luz. 

A Pinacoteca Luz é um dos mais belos e foi projetada por Ramos de Azevedo por volta do século XIX, no final dos anos 90 que o edifício foi reformado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

O acervo permanente possui produções artísticas brasileiras do século XIX até os dias atuais. São diversas gravuras, pinturas, escultas e fotografias. 

Por lá, você vê grandes nomes da arte brasileira como Tarsila do Amaral, Anira Malfatti, Candido Portinari, Almeida Júnior e muitos outros.

A Pinacoteca está localizada na Praça da Luz e funciona de segunda a quarta, das 10h às 17h30. Entrada gratuita aos sábados. 

10 melhores museus para conhecer em São Paulo - Foto: Juliano Mult Flores

3. Museu de Arte Contemporânea da USP

O museu foi fundado em 1963 e é considerado referência quando se trata de arte moderna e contemporânea. O museu está situado em um complexo arquitetônico de Oscar Niemeyer

Por lá, você encontra uma incrível biblioteca, arquivos documentais e obras de grandes nomes como Picasso, Volpi, Tarsila do Amaral, Miró e muitos outros. Além disso, para quem visitar o museu ainda tem o privilégio de aproveitar a incrível vista que possui no terraço do museu. 

O museu está localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral e funciona as terças-feiras das 10h às 21h e de quarta a domingo das 10h às 18h. A entrada é gratuita diariamente.   

10 melhores museus para conhecer em São Paulo - Foto: Fernando Stankuns

4. Museu da Imagem e Som

 O Museu da Imagem e do Som é um dos museus mais requisitados de São Paulo, já que possui programações incríveis. Durante todo o ano é possível ver exposições de fotografias além das grandes exposições sobre personalidades brasileiras e estrageiras como David Bowie, Stanley Kubrick, Tim Burton, Renato Russo, Rita Lee

O museu fica na Avenida Europa e funciona de terça a sábado das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h. A entrada é gratuita (exceto algumas exposições)

7 melhores museus para conhecer em São Paulo - Foto: Cidade de São Paulo

5. Museu da Imigração do Estado de São Paulo 

O Museu da Imigração está situado no edifício da antiga Hospedaria do Brás. No local já passaram mais de 2 milhões de pessoas e mais de 70 nacionalidades, entre 1887 até 1978. Por lá, estão guardados emocionantes memorias de imigrantes que chegaram ao Brasil. 

O museu está localizado na rua Visconde de Parnaíba e funciona de quarta a domingo, das 11h às 17h. Possui entrada gratuita aos sábados. 

6. Museu da Casa Brasileira

O intuito do Museu da Casa Brasileira é promover a arquitetura e o design. Durante o ano, por lá acontecem debates, exposições temporárias, palestras sobre urbanismo, economia e sustentabilidade. O melhor desse museu é poder aproveitar o jardim do museu que possui muitas árvores e diversos balanços espalhados pelo jardim. 

O museu está localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Possui entrada gratuita as terças-feiras. 

7 melhores museus para conhecer em São Paulo - Foto: Veja SP

7. Museu do Futebol

Para quem é apaixonado por futebol, não pode deixar de visitar o Museu do Futebol, no Pacaembu. O museu é recheado experiencias interativas, além de muita história e informação sobre o esporte mais amado do Brasil.  

O museu fica no Estádio do Pacaembu e conta com um acervo incrível, separados em 15 salas para você interagir e ficar por dentro de toda a história do futebol. 

Está localizado na Praça Charles Miller e funciona de terça a domingo das 9h às 17h. Possui entrada gratuita as terças-feiras. 

7 melhores museus para conhecer em São Paulo - Foto: Rafael Schaidhauer

Onde se hospedar? 

Agora que você já sabe quais museus não podem faltar no seu roteiro de visita a São Paulo. Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo