Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Lugares incríveis para conhecer em Ubatuba, SP

25 de Janeiro de 2024 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Lugares incríveis para conhecer em Ubatuba, SP

Ubatuba é um dos destinos paulistas mais procurados pelos turistas. Sua grande extensão litorânea, com mais de 100 praias, conquista os mais diversos estilos de viajantes, já que muitas são consideradas praias desertas, acessíveis apenas por meio de trilhas, especial para quem quer aventura.

Porém, a cidade também possui diversas outras praias urbanas para quem quer aproveitar com a família. Mas não são apenas as praias que chamam a atenção daqueles que visitam Ubatuba. A cidade possui diversos outros pontos turísticos muito interessantes, que vão desde construções antigas, até belas paisagens naturais. Então, aproveite e veja os 6 locais incríveis para conhecer em Ubatuba que o TemporadaLivre separou para você.

Conheça os locais mais incríveis para conhecer em Ubatuba!

Grande parte do território de Ubatuba está dentro da área de preservação da Serra do Mar. Com isso, a cidade possui excelentes paisagens naturais que atraem diversos turistas para a região.

A cultura da cidade também é muito rica, possuindo mais de 380 anos de história. Muitas construções ainda se mantém preservadas, contribuindo para a manutenção da história de Ubatuba e do estado.

Então, venha conhecer os locais incríveis para conhecer em Ubatuba e inserir a cidade como próximo destino das suas férias.

Castelo Arautos do Evangelho de Ubatuba

Um dos pontos turísticos que mais atrai a atenção dos visitantes de Ubatuba é a suntuoso castelo Arautos do Evangelho. A construção possui cerca de 9 mil m² de área e foi inspirado nos grandiosos castelos medievais. Também conhecida como Igreja Nossa Senhora de Fátima, o Arautos do Evangelho oferece missas todos os domingos. A missa segue o estilo da antiga liturgia, com algumas partes em latim.

A construção é bastante imponente e vale a pena a visitação. Para chegar ao local é preciso acessar uma estrada de terra na altura do km 77,5, na BR 101 (Rodovia Rio-Santos). Após 2 km é possível avistar o castelo.

Mosteiro Arautos do Evangelho em Ubatuba - São Paulo
Locais incríveis para conhecer em Ubatuba - Arautos do Evangelho

Casa da Farinha

A Casa da Farinha é uma construção histórico localizada na Fazenda Picinguaba. Antigamente, essa construção era utilizada para a moagem da cana-de-açúcar, resultando em cachaça, açúcar e álcool. Após os anos 50, o local passou então a servir para a produção de farinha. Já em meados da década de 80, o local foi restaurado, tornando-se assim um importante monumento histórico, preservando grande parte da história da região, principalmente do período colonial.

Hoje, a fazenda abriga uma comunidade Quilombola que busca preservar a história e as origens do local, já que a construção foi realizada por escravos no século XVIII. Para chegar até a Casa da Farinha é só seguir pela Rodovia Rio-Santos (BR 101) e no km 12, pegar o acesso pela estrada de terra. O caminho também é um presente a parte, já que é feito por meio à mata atlântica. Portanto, se está indo para Ubatuba, inclua a visita na Casa da Farinha no seu roteiro. 

um antigo moinho de água com roda de madeira
Locais incríveis para conhecer em Ubatuba - Casa da Farinha

Ruínas do Presídio da Ilha Anchieta

As Ruínas do Presídio da Ilha Anchieta é um local que guarda histórias de diversas épocas do Brasil. Originalmente habitada por índios Tupinambás e Tamoios, a ilha foi colonizada com a chegada dos jesuítas, passando então a ser residencia de diversas famílias portuguesas, francesas e de outras regiões europeias. Entretanto, no inicio do século XX a ilha tornou-se um uma colônia penal. Para tanto, o governo desalojou cerca de 400 famílias que viviam na região.

Porém, 12 anos depois, os presos foram transferidos e a ilha foi desativada. Já em 1928, a ilha voltou a tornar-se uma colônia penal, abrigando presos políticos do governo ditatorial de Getúlio Vargas. Nos anos 40, a ilha passou por uma reforma, sendo construído centenas de novas celas. Assim, a ilha Anchieta começou a brigar presos de alta periculosidade. De início, muitos conflitos começaram a surgir. Gangues começaram a ser organizadas e as brigas eram constantes entre os presos.

Mas, um dos presos, conhecido como Portuga, passou a gerir os conflitos, tornando-se amigo dos militares e apaziguando as relações entre os demais detentos. Mas, a construção de uma relação amigável fazia parte dos planos de Portuga, que arquitetava uma grande fuga em massa. Assim, em 1952, o plano foi posto em prática, vitimando diversos policiais, civis e detentos.

Entretanto, a fuga não saiu conforme os planos, e tornou-se um grande fracasso. Diversos presos foram recapturados enquanto outros desapareceram. Devido portanto, a todos esses conflitos, o presidio foi definitivamente desativado e suas ruínas podem ser visitadas pelos turistas que desejam conhecer mais sobre a historia da ilha e, principalmente, do Brasil.

Além disso, atualmente a ilha é reduto de um extensa área de proteção ambiental, abrigando o Parque Estadual Ilha da Anchieta, que promove a preservação da área. Com tanta história marcada nas paredes das ruínas, a Ilha Anchieta é sem dúvida um dos locais incríveis para conhecer em Ubatuba. Então, coloque o passeio em sua rota de viagens e aproveite a visita repleta de conhecimento e história. 

uma vista aérea de um prédio no meio de uma floresta
Locais incríveis para conhecer em Ubatuba - Ruínas Presídio Ilha Anchieta

Trilha 7 Praias Desertas

A Trilha das 7 Praias Desertas, provavelmente é um dos passeios mais famosos de Ubatuba, e mais procurados também. Como o próprio nome diz, a trilha percorre por 7 praias belíssimas e desertas, com visuais incríveis durante quase todo o trajeto. As praias pertencentes a trilha são: Praia da Lagoinha, Praia Oeste, Praia Peres, Praia do Bonete, Praia Deserta, Praia do Cedro e Praia da Fortaleza.

O percurso completo da trilha possui cerca de 10 km e pode ser feito tranquilamente entre 3 horas e meia à 4 horas. Porém, o tempo também depende do quanto você permanece em cada praia, já que o visual e água são convidativos para um belo banho de mar. Quase todo o trajeto é de fácil acesso, porém alguns pontos apresentam subidas, mas que pode ser realizada sem grandes dificuldades.

Algumas praias possuem estruturas com barzinhos, bom para reabastecer o estoque de água de lanchinhos. Porém, outras praias são completamente desertas, então, sempre tenha bastante água com você. 

algumas pessoas andando por uma estrada de terra
Locais incríveis para conhecer em Ubatuba - Trilha das 7 Praias

Praia da Fazenda

A Praia da Fazenda, localizada no litoral norte de Ubatuba é um passeio muito procurado para quem está em busca de uma praia tranquila com pouca movimentação de pessoas. Por estar em uma área de preservação ambiental, a Praia da Fazenda permanece praticamente intocada, inclusive, não existe comércios na região.

Além disso, na entrada da praia existe uma pequena guarida por onde você pode fazer uma contribuição facultativa para a preservação da área. Além disso, devido a sua beleza natural, a Praia da Fazenda foi cenário de diversas filmes, novelas e seriados brasileiros. Entre eles A Muralha, A Casa das Sete Mulheres e Ilha Rá-Tim-Bum. Todas essas características, fazem, portanto, a Praia da Fazenda um dos locais incríveis para conhecer em Ubatuba.

uma vista de uma praia com montanhas ao fundo
Locais incríveis para conhecer em Ubatuba - Praia da Fazenda

Conclusão

Ubatuba possui diversos passeios para você realizar enquanto estiver visitando a cidade, com opções para os mais variados gostos e estilos. Agora, é só arrumar as malas e partir para Ubatuba. Ah! Mas não se esqueça de alugar o seu imóvel de temporada. Aqui no Temporada Livre você encontra diversas opções para você passar as suas férias no maior conforto.

Imóveis para alugar por temporada em Ubatuba;

Quer saber mais sobre o litoral paulista? Então acompanhe o blog do TemporadaLivre.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo