menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

5 trilhas incríveis para fazer na Ilha do Campeche

16 de Fevereiro de 2017 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

5 trilhas incríveis para fazer na Ilha do Campeche

Se você é daqueles que está sempre buscando aventuras, ama viajar e quer aproveitar cada instante de forma intensa, a Ilha do Campeche é o seu destino ideal. Até porque viagem não se limita apenas a lugares calmos para descansar. Há pessoas que preferem diversão e curtir novas experiências. E as trilhas da Ilha são perfeitas para isso!  Portanto, se você está pensando em ir para a Praia do Campeche, não deixe de reservar um tempo para atravessar a Ilha e aproveitar todas as trilhas, onde poderá passar por costões, sítios arqueológicos e formações rochosas que você não encontrará em outro lugar!

Visite, mas não deixe sujeira!

É importante lembrar que as trilhas só podem ser realizadas junto de um monitor ambiental. Há um controle de visitas, com horários pré-definidos e uma pequena taxa a ser paga. Mas nada exacerbado. As trilhas pagas custam em torno de 10 R$ a 20 R$, sendo o valor utilizado para a manutenção da própria Ilha. Existem 5 trilhas incríveis para se conhecer na Ilha do Campeche. Na verdade, 6, porém uma delas, a caverna dos morcegos, está fechada por tempo indeterminado. 

Confira a seguir 5 trilhas para fazer na Ilha do Campeche e se aventurar!

  • A trilha do Letreiro
  • A trilha da Pedra Fincada
  • A trilha Volta Norte
  • A trilha da Pedra Preta do Sul
  • A trilha da Pedra da Vigia 

Vamos conhecer mais sobre cada uma delas? Bora lá.

A Trilha do Letreiro

A trilha do Letreiro é uma das mais legais. Mas, vá preparado, pois ela tem um grau de dificuldade médio e dura cerca de 30 minutos. Separe o tênis, as garrafas de água, use roupas leves e não se esqueça da câmera, haverá paisagens que precisam ser registradas. 

Vamos ao percurso...  Você fará uma caminhada morro acima, entre a Mata Atlântica, e terá como recompensa uma vista panorâmica da costa leste da ilha, voltada para o Oceano Atlântico. Após isso, tem uma descida íngreme com chão arenoso que leva ao costão, onde está localizado o sítio arqueológico que possui o maior número de inscrições rupestres, incluindo as máscaras e arte que foram tidas como únicas no mundo, dando à Ilha o tombamento como Patrimônio Arqueológico.  

Trilhas para fazer em Campeche
Trilhas para fazer em Campeche

Trilha da Pedra Fincada

Já a trilha da Pedra Fincada é mais leve, ótima para aqueles que estão começando. Seu grau de dificuldade é baixo e tem duração de 30 a 40 minutinhos. A caminhada curta é em meio a Mata Atlântica, e leva até o ponto mais alto da Ilha do Campeche, de onde dá para observar a Ilha dos Moleques, a Ilha do Xavier e as praias da costa sudeste. A vista é realmente fantástica!

Trilhas para fazer em Campeche
Trilhas para fazer em Campeche 

Trilha Volta Norte

Essa é para os apaixonados por aventuras e para os que têm um bom preparo físico. É necessário fôlego e força para encarar uma trilha de 2 horas com um grau de dificuldade alto. 

A trilha vai em direção ao costão norte da Ilha, na Pedra do Rosa, tudo envolto por mata nativa. Passa pela Pedra Fincada e por um costão com 9 inscrições rupestres, quase todas no chão – aproveite para tirar algumas fotos. Na sequência, segue pela Pedra Preta do Sul, um sítio arqueológico com cerca de 20 inscrições. Daí, é só ir em frente que você chegará a Pedra do Ímã, a qual há um ponto que desorienta bússolas. Próximo ao final da trilha, está a Praia da Enseada, que conta com um sítio arqueológico com cinco oficinas líticas.

Trilhas para fazer em Campeche
Trilhas para fazer em Campeche

A Trilha da Pedra Preta do Sul

A trilha da Pedra Preta do Sul é para aqueles que não querem pegar pesado logo de primeira. O grau de dificuldade é médio e a duração gira em torno de 40 a 50 minutos, pois percorre um trajeto em meio ao verde da Mata Atlântica, que leva a parte leste da Ilha do Campeche

Ao passar pelo mirante da trilha, dá para observar as ilhas costeiras (Moleques do Sul, Xavier e Aranha) e o oceano a mar aberto. Após completar esse trecho, você se deparará com uma descida em direção ao costão rochoso, onde há inscrições rupestres que merecem ser fotografadas. 

Trilhas para fazer em Campeche
Trilhas para fazer em Campeche 

A Trilha da Pedra da Vigia

O nome dessa trilha não é à toa. A Pedra da Vigia leva ao ponto que, durante a pesca da baleia (quando era permitida), o vigia ficava de olho no mar e avisava os companheiros quando elas se aproximavam.

A trilha é para quem está preparado a enfrentar 40 minutos de caminhada com grau de dificuldade alto. Porém, o trecho vale totalmente a pena. A vista e a sensação incrível recompensam todo o esforço. De lá, é possível avistar toda costa sudeste da Ilha de Santa Catarina, desde a Ponta do Facão, Matadeiro, Lagoinha do Leste, até a Praia da Joaquina.

Além disso, a trilha também visita ruínas de fornos de extração de óleo de baleias. E ainda não acabou! Pela praia, na direção sul, você chegará em um sítio arqueológico que possui duas sinalizações e uma oficina lítica com cerca de 30 amoladores. Ou seja, cada passo vale a pena!

Trilhas para fazer em Campeche
Trilhas para fazer em Campeche 

E, então, vai encarar? Curtiu saber o que você irá encontrar em meio as trilhas? Não perca mais tempo, aproveite que as férias estão chegando e corra para a Ilha do Campeche! Volte para casa com lembranças e histórias incríveis!

Lembre-se: para se hospedar nesse paraíso, o ideal é alugar um imóvel por temporada em Campeche, já que as opções são muito mais baratas e confortáveis. Para conferir acesse o site do TemporadaLivre. Você irá encontrar ótimas vantagens! 

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
Como alugar meu imóvel por temporada?

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019
divisor de conteúdo