Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

13 de junho é o dia do turista: conheça mais a data

22 de Fevereiro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

13 de junho é o dia do turista: conheça mais a data

Nesta terça-feira (13) é comemorado o Dia do Turista no Brasil. Embora a data não seja muito conhecida, o homenageado é. Geralmente por onde ele anda chama a atenção e logo demonstra que não pertence ao lugar que visita.

A atividade turística tem colaborado para impulsionar diversas economias pelo mundo. No Brasil parte desta movimentação é fruto dos investimentos de visitantes. Atualmente há uma gama de serviços que atraem mais pessoas, como o ecoturismo, turismo de lazer, turismo gastronômico e turismo de aventura, turismo esportivo, entre outros.

Para celebrar a data, o Ministério do Turismo relembra algumas orientações importantes para que o viajante evite aborrecimentos durante seu passeio.

Uma delas é que, antes de sair em viagem, o viajante deve contratar prestadores de serviço turísticos formalizados e legalizados. A consulta pode ser feita no site Cadastur, o cadastro oficial dos prestadores de serviços turísticos do Brasil.

turista-sendo-fotografada

Agências de Turismo, meios de hospedagem e transporte e guias de turismo precisam estar formalizados lá. Vans que transportam turistas, por exemplo, deve ter o adesivo verde com seu número de inscrição no Cadastur colado na lataria do automóvel. Se você é pessoa com deficiência, comunique aos contratados com, pelo menos, 48 horas de antecedência sobre suas necessidades.

Viajando de ônibus ou avião, guarde sempre o bilhete de passagem e o tíquete de bagagem. Eles são a sua garantia no caso de extravio ou dano na bagagem.

Em caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, procure o órgão de proteção e defesa do consumidor (Procon) para fazer sua reclamação. Para isso, tenha sempre em mãos os comprovantes dos serviços turísticos contratados. Valem os anúncios de jornais, da internet, vouchers, entre outros comprovantes.

Turista-brasileiro-continua-viajando-apesar-da-crise(2)

A bagagem trazida para o Brasil de viagens ao exterior deve obedecer às regras da Receita Federal.

Indique aos seus amigos e familiares os bons serviços contratados e reclame aos órgãos competentes das empresas que não prestaram os serviços previamente contratados.

Aluguel de temporada 

Uma boa dica de hospedagem aos turistas é o bom e velho aluguel de temporada. Além de ser algo de confiança, possui um bom preço, conforto, comodidade e privacidade ao locatário. É isso que todos os turistas buscam em uma viagem. E, para encontrar os melhores imóveis de aluguel de temporada, basta acessar o portal TemporadaLivre, que tem as melhores opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em todo o Brasil.

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo