Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Ecoturismo em Itapema: Uma forma de ficar bem pertinho da natureza

25 de Janeiro de 2024 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Ecoturismo em Itapema: Uma forma de ficar bem pertinho da natureza

Itapema foi, por muitos anos, um dos municípios mais visitados no litoral de Santa Catarina, já que suas praias são incrivelmente bonitas, além de diversificadas, com atrações para todo mundo. E o Ecoturismo é uma dessas atrações. A prática tem ganhado cada vez mais adeptos, reunindo muitas pessoas que sentem necessidade de estar em contato com a natureza para amenizar um pouco do estresse da vida urbana intensa e corrida. 

Por isso, nós, do TemporadaLivre, preparamos este post para te dar dicas de Ecoturismo em Itapema. Pegue o seu café para a leitura e comece a se planejar para a sua próxima viagem agora mesmo!

uma vista aérea de uma praia e uma cidade
Ecoturismo

 Privilegiadíssima por cenários de rara beleza, Itapema tem tudo para proporcionar roteiros indescritíveis para quem procura um turismo ecológico. 

Podemos começar pelas cachoeiras da cidade, que estão localizadas, em sua maioria, no outro lado da BR-101 (lado contrário das praias), próximo aos morros mais afastados do município. Lá, é possível fazer caminhadas, escaladas e outras atividades, sempre com a consciência de preservar o meio ambiente.

Cachoeira do Sertão, São Paulino e Sertãozinho!

Uma das cachoeiras mais famosas de Itapema é, sem dúvidas, a Cachoeira do Sertão, que conta com piscinas naturais exuberantes. O acesso é feito pela estrada do Sertão, na entrada da Meia Praia. Para chegar até lá é preciso caminhar por uma estrada de terra batida, então, é bom estar disposto, pois a entrada de automóveis não é permitida.

A Cachoeira do São Paulino, por sua vez, é a mais frequentada e está localizada na bacia do bairro homônimo, com distância de 3Km do centro. É um local muito interessante para a prática do Ecoturismo, dá para conhecer a Nascente do Rio Itapema, que também está em uma área de preservação ambiental, a 10 quilômetros do centro.

Por último, a Cachoeira do Sertãozinho. A menor da cidade. Mas, a mais fácil de chegar, na região central. Por isso, quando estiver em Itapema, não se restrinja às praias. Vale a pena conhecer cada uma dessas cachoeiras! A fauna e a flora nativas completam o passeio, mostrando toda a exuberância da Mata Atlântica. É algo realmente lindo de se ver! Ah, e quem optar por desbravar as matas que cercam a BR-101, pode ter a surpresa de se deparar com exemplares raros de tatus, cotias, quatis, cães do mato, macacos prego e aves, como tucanos e aracuãs.

Ecoturismo
Ecoturismo

Mirante do Encanto!

Outro ponto forte para a prática do Ecoturismo em Itapema é o famoso Mirante, marca registrada na cidade de Itapema. O Mirante do Encanto fica localizado no Canto da Praia e para acessá-lo não é difícil, há bastante sinalização indicando o caminho que você deve pegar.

Quando estiver lá no alto, você pode conferir a torre, onde há uma pequena exposição de artesanatos de miniaturas que conta um pouco da história da região. Além disso, você terá uma visão panorâmica de toda a Praia do Encanto e da Praia Grossa. Vale mesmo a pena curtir o visual, sentir a atmosfera e tirar várias fotos para guardar de lembrança.

Trilha da Praia Grossa e Trilha do Costão

Já que citamos a Praia Grossa, aqui vai mais uma dica: pegue a trilha que leva a essa praia e se aventure! É uma ótima opção para quem gosta de fazer exercícios, dá para ir tanto a pé, quanto de bike. Outra trilha para se aventurar é a Trilha do Costão, que dá acesso à pequena praia do Costão, um cantinho incrível que, certamente, você precisa visitar!

Ecoturismo
Ecoturismo

Não dá para deixar de conhecer a Ilha do Pirata!

A Ilha do Pirata é mais um ponto turístico imperdível para quem está de passagem por Itapema. Ela fica no Bairro da Ilhota. Há somente uma estrada que vai para lá, você ir de carro até certo ponto. Depois, terá de seguir a pé por uma trilha. Prepare-se!

O turismo de aventura é muito comum na região, já que existem 16 vias de escaladas em blocos de rochas de até 12 metros de altura. O rapel é uma opção muito procurada por quem vai se aventurar nessa ilha. Em cima das rochas, você consegue desfrutar de uma excelente vista para o mar. Mas, essa recompensa é só para os que têm coragem.

Algumas empresas também oferecem a prática do mergulho na região, se quiser, dá para aproveitar tudo isso em um dia só. É muita aventura! Se você é amante da natureza e adora contemplá-la, está mais do que na hora de conhecer o paraíso do ecoturismo de Itapema. Com certeza você sairá de lá com as energias renovadas e radiante. O contato com a natureza traz um bem inimaginável para o corpo, para a alma e para a mente. 

Não deixe de aproveitar as praias!

Ah, não dá para deixar as praias de lado, não é? Que tal dar uma passadinha nas praias de Itapema? São todas lindas! Se quiser, pode escolher uma. Agora, se estiver com tempo, a dica é que faça uma visita a todas elas. Ao todo, são 6 belas praias: Meia Praia, Praia do Centro, Canto da Praia, Praia Grossa, Praia da Ilhota e Costão. Então, aproveite! Afinal, praia é tudo de bom!

uma mulher de biquíni no topo de uma colina perto do oceano
Ecoturismo

Aluguel de temporada em Itapema 

Bom, para aproveitar Itapema do início ao fim, você irá precisar de um imóvel de temporada. Porém, isso não é problema. Sabe por quê? Porque o TemporadaLivre é especialista em aluguel de temporada. No portal há as melhores opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em Itapema. Confira e escolha já o seu!

Imóveis para alugar por temporada em Itapema


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo