Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Saiba quais são os principais parques nacionais brasileiros

30 de Novembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Saiba quais são os principais parques nacionais brasileiros

Como já estamos com um pé no Natal e nas férias de Janeiro, o TemporadaLivre preparou dicas especiais pra você sobre os 10 Principais Parques Nacionais Brasileiros que você pode visitar, após escolher o seu destino de viagem para suas férias. 

Pouca gente sabe mas, o Brasil criou um sistema de conservação onde mais de 16% do território brasileiro e 1,5% de território marítimo,  ou 150 milhões de hectares, estão protegidos - incluindo seus cenários e paisagens, a vida selvagem e a herança cultural.

Que o Brasil é rico de belezas naturais nós já sabemos, mas acredito que temos muitos locais que nunca ouvimos falar e por isso, trouxemos para vocês essas sugestões. Que tal conhecer algum dos exuberantes Parques Nacionais Brasileiros que temos em sua próxima viagem?

Conheça os principais Parques Nacionais Brasileiros | Foto: Pixabay

1. Parque Nacional de Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral

Se você está planejando suas férias para o Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, a primeira sugestão é conhecer os Parques Nacional da Serra Geral e o Parque Nacional de Aparados da Serra que ficam na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e são conhecidos por abrigar os maiores cânions do Brasil. Formados há milhões de anos, esses paredões verticais chegam a atingir mais de 700 metros de altura, caso do Cânion Itaimbezinho, que é o mais famoso deles.

 

2. Parque Nacional do Iguaçu, Paraná

Um dos maiores destinos turísticos do Brasil é o Parque Nacional do Iguaçu, que fica na fronteira do Brasil, com o Paraguai e a Argentina.

Lá está uma das mais magníficas quedas d’água do mundo, são 275 quedas juntas que formam uma imensa cachoeira de 2.700 metros de largura e 72 metros de altura. Sem contar com as passarelas que revelam ao turista uma passagem e visual encantador. É muita água, minha gente!

As quedas do Iguaçu são cercadas por uma floresta subtropical, com mais de 2.000 espécies de plantas e várias espécies de peixes, pássaros, mamíferos e borboletas. O parque abriga numerosas espécies raras de flora e fauna em perigo de extinção, como a ariranha e o tamanduá-bandeira.

Além dos numerosos pontos de paisagem, há opções de atividades como rapel, escalada e rafting no Rio Iguaçu.

Vale ressaltar que a UNESCO declarou o Parque Nacional do Iguaçu um patrimônio natural da humanidade e as Cataratas do Iguaçu é considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo.

 

3. Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará

Localizado no estado do Ceará, mais precisamente próximo a praia de Jericoacoara, o parque possui uma área de 8.850 hectares e foi construído para proteger amostras dos ecossistemas costeiros, proporcionar pesquisa científica, poder preservar recursos naturais e a educação ambiental e turismo ecológico.

Além de Praia rústica e paradisíaca, em condições ideais para windsurfe e kitesurfe, o Parque possui atrativos como a prática de esportes radicais em praias e lagoas, entre monumentos naturais.

Ainda, próximo a Vila de Jericoacoara o turista pode se aventurar em algo diferente, como passear a cavalo pelas praias e dunas do Parque ou observar cavalos marinhos dentro de uma canoa deslizando nos manguezais.

E ah, lembre-se sempre de levar uma roupa de banho na mochila, um banho pelas lindas águas da praia de Jericoacoara, não é nada mau, não é mesmo?

 

4. Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, fica em Minas Gerais e é mais conhecido pela Gruta do Janelão, que é uma imponente gruta com vários salões e espeleotemas das mais diversas formações. O lugar é de tirar o fôlego, e nem é somente por conta da dificuldade da trilha. O acesso ao parque, para explorar trilhas,  só é permitido o acompanhamento de um guia credenciado pelo fato de a área do parque ser muito delicada.

O Parque é conspirado um paraíso de pinturas rupestres, em grande quantidade e bom estado de conservação.

Está afim de conhecer a energia desse local? Eu também! : )

 

5. Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia

Agora, se você está indo viajar para a Bahia, não deixe de conhecer o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Esse Parque que fica localizado na Bahia, é considerado um dos mais belos do Brasil e foi construído em 1985. Sua beleza natural conta com 152 mil hectares, e abrange os municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.

Por ter o relevo em forma acidentado, o Parque possui a formação de grutas e cavernas que formam redes subterrâneas. Por lá, você vai encontrar trilhas e montanhas ótimas para caminhadas e escaladas, cachoeiras, grutas, poços e mirantes.

Vale ressaltar que é na Chapada Diamantina que está a Cachoeira da Fumaça, a segunda mais alta do Brasil, com 380 metros.

No Parque, um dos principais atrativos é o Morro do Pai Inácio, que permite uma visão panorâmica de toda a Chapada.

Foto do Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros | Foto: Pixabay
Foto do Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros | Foto: Pixabay

6. Parque Nacional da Tijuca

É claro que a nossa cidade maravilhosa não iria ficar de fora, e o Parque mais visitado do Brasil até hoje é o Parque Nacional da Tijuca, localizado no Rio de Janeiro.

Acredito que o porquê você já sabe, pois ele fica localizado ao redor do Cristo Redentor, principal ponto turístico do Rio de Janeiro e além disso ele inclui uma das maiores florestas urbanas do mundo, que chamamos de Floresta da Tijuca, aonde há várias trilhas, mirantes, cachoeiras e ruínas históricas.

Mas uma coisa que você talvez não saiba é que a floresta foi toda replantada, porque durante o século XIX, a floresta tinha sido toda destruída por causa de plantações de café e produção de carvão e com isso as fontes de água que abasteciam a cidade começaram a secar. Visando minimizar o prejuízo que seria dado a longo prazo para a Floresta, os responsáveis foram obrigados a replantar a floresta, com mais de 100 mil árvores.

Com base nisso, conseguimos ver o quão forte é a recuperação da natureza quando conta com a nossa ajudinha. não é mesmo?  

 

7. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Até agora trouxemos sugestões de parque ecológicos ao ar livre, com caminhadas e trilhas, certo? Mas agora, a gente quer que você mergulhe no Parque Nacional Marino de Fernando de Noronha, que fica no Pernambuco.

Conhecido como um dos destinos mais procurados no Brasil, para turismo, Fernando de Noronha abriga um dos parques marinhos mais lindos e reconhecidos pelo mundo, principalmente por possuir praias com suas águas verde-esmeralda, dentre estas, estão duas eleitas como as mais bonitas do Brasil: a Praia do Sancho e a Praia do Leão.

Além disso, você pode usufruir de passeios de barco, mergulhos no fundo do mar e golfinhos nadando em bando bem pertinho de você. Do mirante da Baía dos Golfinhos, os turistas podem assistir a um espetáculo que são às manobras dos animais entrando no Parque ao alvorecer do dia. Que viagem, não é mesmo? É a verdadeira imersão com a natureza!

Dizem que a energia de Fernando de Noronha é de outro mundo, e que quem vai nunca mais se esquece e já quer programar a próxima viagem para retornar. Um dos atrativos mais procurados do Parque Nacional é visitar à Praia da Atalaia, pois você pode mergulhar em um aquário natural repleto de vida onde poderá observar a fauna marinha bem de pertinho.

 

8. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Agora se for viajar, para Brasília ou Goiás, você pode aproveitar para conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que foi inaugurado em 1961 para proteger tudo o que tem de mais raro e peculiar no cerrado da região.

O parque é outro que também foi declarado como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e possui formações de mais de um bilhão de anos que dividem espaço com nascentes de rios. As principais acessos são pelo Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante, mas é em São Jorge que você vau conseguir um acesso mais próximo às trilhas do parque.

A Trilha dos Saltos e a Trilha dos Cânions, são as mais famosas do Parque e pode ter certeza, que qualquer uma das duas garante imperdíveis banhos de cachoeira.

Há outro lugar que também que também é famoso na região da Chapada, e não pode ficar fora do seu roteiro, que é o Vale da Lua, o leito de um rio com formações de pedras que lembram a superfície lunar.

 

9. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Quem nunca sonhou em tirar fotos nas famosas dunas dos Lençóis Maranhenses, não é mesmo?

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que fica no Maranhão tem 2/3 de sua área constituídos de dunas livres e lagoas interdunares, com uma área de 155 mil hectares.

Apesar de o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ser conhecido como o principal ponto turístico do Maranhão, você pode aproveitar também para conferir as Praias dos vilarejos de Atins e Caburé que estão a beira-mar e também são ótimas atrações para conhecer ao redor do Parque. Aproveite também para fazer um passeio de voadeira pelo Rio Preguiças, e conhecer toda a vegetação nas encostas do rio, que costuma ser menos árida do que o restante do parque.

 

10. Parque Nacional do Jalapão

E nossa décima sugestão é o Parque Estadual do Jalapão, mais conhecido como Jalapão, foi inaugurado em 2001 com o objetivo de preservar seus diversos recursos naturais. Mais conhecido como um oásis localizado no coração do Brasil, no estado de Tocantins, o parque possui 34 mil quilômetros quadrados, e é um dos destinos favoritos para quem curte uma viagem bem inserido na natureza, para recarregar todas as energias.

De fato, o  Jalapão ainda é pouco conhecido por ser um destino muito afastado, e por isso, é um dos únicos locais do país onde a natureza ainda se encontra quase intocável pelos homens, trazendo uma paisagem inesquecível. O Jalapão conta com inúmeras cachoeiras com quedas d’água de grandes metros de altura, dunas de areia dourada, rios de águas cristalinas e uma mistura de vegetação de cerrado e caatinga, que vai te deixar impressionado com a diversidade.

Por conta de seus encantos naturais, o Jalapão tem muitos passeios para fazer, desde os mais radicais até os mais tranquilos, tudo dependendo de suas preferências pessoais, mas tem para todos os gostos.

Está em dúvida de para onde ir, depois de tantas dicas tão legais de viagem? O TemporadaLivre separou os melhores imóveis para você passar as suas férias. Para conferir, clique aqui. 

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo