Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

5 truques para aproveitar a luz natural e economizar energia

25 de Novembro de 2016 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Aproveitar a luz natural e economizar energia  são coisas que todos nós deveríamos saber. Afinal, a luz natural além de ser gratuita, nos faz bem e deixa o ambiente muito mais aconchegante. E economizar energia é algo que temos que fazer diariamente, pois o bolso agradece - e como agradece. Para quem tem casas de temporada então, saber esses truques é uma verdadeira “mão na roda”. Já que, querendo ou não, o imóvel de temporada têm sempre uma despesa ou outra. E gastar demais com a energia não é nada agradável. Mas para que seus dias tenham mais luz natural e seu bolso não sofra com conta de energia, nós vamos lhe ensinar 5 truques (preciosos) para aproveitar a luz natural e economizar energia. Confira:

Janelas e portas de vidro 

Os vidros agregam sofisticação e modernidade a sua casa, sendo também bons aliados da entrada de luz dos ambientes. As janelas, portas e divisórias são ótimas opções para deixar a sua casa mais clara, mas como nem dentro de casa estamos livres da ação dos raios ultravioletas, é importante aumentar a proteção no ambiente interno.

Uma excelente alternativa nesse sentido é apostar em películas de proteção, que não alteram a aparência do vidro e são disponibilizadas em diferentes tonalidades. Fique atento, é importante que a película seja durável e tenha procedência confiável.

14330387

Paredes - Tijolos de vidro

Os tijolos de vidro são uma ótima aposta para quem busca claridade e sofisticação ao mesmo tempo. O material utilizado é o vidro temperado e laminado, que além de manter o ambiente quente, não possui transparência, dando uma maior privacidade ao local utilizado.

Tijolos de vidro podem ser utilizados em paredes, box, escadas, banheiras e divisórias. Se utilizados na fachada dão uma sensação de sofisticação ao local. Lembre-se sempre que a aplicação deve ser feita por profissionais, pois o acabamento deste material é diferenciado.

Sala-northtryon

Cobertura Zenital - Luz de cima

Em grandes espaços onde abertura de janelas não é suficiente para a captação da luz natural, utiliza-se a chamada cobertura zenital. Primeiramente, para aderir este tipo de iluminação, um profissional qualificado deve aprovar o projeto.

A cobertura zenital é bastante utilizada em forma de clarabóias, coberturas transparentes e poços de luz. Na cobertura transparente utilizam-se telhas e materiais de policarbonato, que permitem a passagem de luz e podem ser mescladas com telhas comuns. Já a clarabóia é feita normalmente de acrílico ou policarbonato e sua principal forma de utilização é em corredores ou banheiros que não possuem janelas.

clara5

Cores claras

Pode não parecer, mas quando você escolhe paredes ou itens muito escuros para a decoração, a luz natural tem menos aproveitamento. Como ela acaba “competindo” com os itens mais escuros, o resultado é que a iluminação acaba se dispersando e não é aproveitada propriamente.

Para aumentar o aproveitamento da iluminação natural, portanto, o melhor é sempre investir em uma decoração mais clara. Ela pode ter pontos de cor e detalhes mais escuros, mas se as paredes forem bem claras, por exemplo, a iluminação se dispersa melhor.

parede-branca

Aproveitar a iluminação natural sem gastar muito

Se você já se convenceu que a utilização de materiais para aproveitar mais da luz natural em sua casa é uma boa pedida, porém não possui verba (no momento) para promover tais mudanças, aqui vão algumas dicas para maximizar a absorção da luz natural no ambiente:

- Paredes e pisos escuros tendem a escurecer o local, sendo assim, muitas vezes uma pintura com tintas mais claras pode deixar o ambiente mais luminoso;

- Invista em espelhos nas paredes e use também móveis espelhados, pois eles refletem a luz, dão uma sensação de amplitude e iluminam os cômodos nos quais estão instalados;

- Opte por vidros cristalinos em janelas e portas e não se esqueça de aplicar uma película protetora;

- O uso de persianas no lugar de cortinas traz benefícios na hora da iluminação do local.

TemporadaLivre


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019

Feriados prolongados de 2019

28/01/2019

Qual é a melhor época para ir para Orlando, Flórida!

25/01/2019

4 motivos para conhecer Porto de Galinhas - PE

24/01/2019