Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

5 dicas para aproveitar a luz natural e economizar energia

14 de Dezembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

5 dicas para aproveitar a luz natural e economizar energia

Aproveitar a luz natural e economizar energia  são coisas que todos nós deveríamos saber. Afinal, a luz natural além de ser gratuita, nos faz bem e deixa o ambiente muito mais aconchegante. E economizar energia é algo que temos que fazer diariamente, pois o bolso agradece - e como agradece. Para quem tem casas de temporada então, saber esses truques é uma verdadeira “mão na roda”. Já que, querendo ou não, o imóvel de temporada têm sempre uma despesa ou outra. E gastar demais com a energia não é nada agradável. Mas para que seus dias tenham mais luz natural e seu bolso não sofra com conta de energia, nós vamos lhe ensinar 5 truques (preciosos) para aproveitar a luz natural e economizar energia. Confira:

Janelas e portas de vidro 

Os vidros agregam sofisticação e modernidade a sua casa, sendo também bons aliados da entrada de luz dos ambientes. As janelas, portas e divisórias são ótimas opções para deixar a sua casa mais clara, mas como nem dentro de casa estamos livres da ação dos raios ultravioletas, é importante aumentar a proteção no ambiente interno.

Uma excelente alternativa nesse sentido é apostar em películas de proteção, que não alteram a aparência do vidro e são disponibilizadas em diferentes tonalidades. Fique atento, é importante que a película seja durável e tenha procedência confiável.

14330387

Paredes - Tijolos de vidro

Os tijolos de vidro são uma ótima aposta para quem busca claridade e sofisticação ao mesmo tempo. O material utilizado é o vidro temperado e laminado, que além de manter o ambiente quente, não possui transparência, dando uma maior privacidade ao local utilizado.

Tijolos de vidro podem ser utilizados em paredes, box, escadas, banheiras e divisórias. Se utilizados na fachada dão uma sensação de sofisticação ao local. Lembre-se sempre que a aplicação deve ser feita por profissionais, pois o acabamento deste material é diferenciado.

Sala-northtryon

Cobertura Zenital - Luz de cima

Em grandes espaços onde abertura de janelas não é suficiente para a captação da luz natural, utiliza-se a chamada cobertura zenital. Primeiramente, para aderir este tipo de iluminação, um profissional qualificado deve aprovar o projeto.

A cobertura zenital é bastante utilizada em forma de clarabóias, coberturas transparentes e poços de luz. Na cobertura transparente utilizam-se telhas e materiais de policarbonato, que permitem a passagem de luz e podem ser mescladas com telhas comuns. Já a clarabóia é feita normalmente de acrílico ou policarbonato e sua principal forma de utilização é em corredores ou banheiros que não possuem janelas.

clara5

Cores claras

Pode não parecer, mas quando você escolhe paredes ou itens muito escuros para a decoração, a luz natural tem menos aproveitamento. Como ela acaba “competindo” com os itens mais escuros, o resultado é que a iluminação acaba se dispersando e não é aproveitada propriamente.

Para aumentar o aproveitamento da iluminação natural, portanto, o melhor é sempre investir em uma decoração mais clara. Ela pode ter pontos de cor e detalhes mais escuros, mas se as paredes forem bem claras, por exemplo, a iluminação se dispersa melhor.

parede-branca

Aproveitar a iluminação natural sem gastar muito

Se você já se convenceu que a utilização de materiais para aproveitar mais da luz natural em sua casa é uma boa pedida, porém não possui verba (no momento) para promover tais mudanças, aqui vão algumas dicas para maximizar a absorção da luz natural no ambiente:

- Paredes e pisos escuros tendem a escurecer o local, sendo assim, muitas vezes uma pintura com tintas mais claras pode deixar o ambiente mais luminoso;

- Invista em espelhos nas paredes e use também móveis espelhados, pois eles refletem a luz, dão uma sensação de amplitude e iluminam os cômodos nos quais estão instalados;

- Opte por vidros cristalinos em janelas e portas e não se esqueça de aplicar uma película protetora;

- O uso de persianas no lugar de cortinas traz benefícios na hora da iluminação do local.

TemporadaLivre


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo