Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Confira 5 Curiosidades sobre a linda Guarapari

20 de Março de 2019 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Confira 5 Curiosidades sobre a linda Guarapari

Se você é daqueles que gostam de estar “a par” de tudo sobre o destino para o qual irá viajar, saiba que você não está sozinho, e esta “mania” um tanto diferente, é ótima para obter conhecimento em relação a cidade, que, na maioria das vezes, não é apenas uma cidade bonita, e sim, um lugar de grandes histórias/acontecimentos e curiosidades pra lá de interessantes. Por isso, vale a pena fazer uma breve pesquisa sobre o destino da vez, afinal, você poderá encontrar muitas coisas legais, e mais que isso, poderá descobrir lugares super convidativos para fazer uma visitinha e tirar lindas fotos.

E hoje, adivinha sobre qual destino iremos descobrir algumas curiosidades? Isso mesmo, Guarapari. Uma cidadezinha do estado do Espírito Santo que, além de ser linda, é cheia de curiosidades..

Curiosidades e mais curiosidades sobre Guarapari

1 A missão da cidade

Por incrível que pareça, a cidade de Guarapari começou com uma missão dos jesuítas no litoral sul capixaba. Tudo isso, em 1585, quando o padre José de Anchieta fundou a aldeia na capitania do Espirito Santo, que recebeu o nome da aldeia do Rio Verde, e depois Santa Maria de Guaraparim, Vila dos Jesuítas, Goaraparim, e finalmente Guarapari. Foi a partir daí que os anais passam a descrever Guarapari em seus desdobramentos variados, seja por nomes que o município recebeu, por situação religiosa, política e socioeconômica.

praia-de-areia-preta-guarapari

2 Influência indígena no nome

A influência indígena torna-se clara no nome herdado da cidade, pois o nome “Guarapari” não é á toa, é do vocabulário indígena, derivado de guará (uma garça ave - ibis rubra - nasce branca, torna-se cinza, volta embranquecer, e por fim, a sua coloração é vermelho-carmesim) e pari ou parim- pesqueiro, lugar cercado para apanhar peixe, curral. E isso levaram os historiadores e os pesquisadores a pensarem que, os vocábulos guará + pari significam “laço ou armadinha de pegar peixe”. E pensando bem..faz sentido, né?!

3 Religiosidade ativa

A religiosidade foi ativa no desenvolvimento da história do município de Guarapari desde o início. Em 1677, por exemplo, o Donatário da Capitania, Francisco Gil de Araújo, manda edificar uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, visto que a capela estava arruinada. Conta-se que esta igreja nunca chegou a ser totalmente construída, pois sofreu um incêndio. E 140 anos depois, em 1817, tentou-se a reconstrução, mas só foram feitos o frontim e o campanário. Em 1989, finalmente a Ruína da Igreja tornou-se Patrimônio Histórico, tombada pelo CEC (Conselho Estadual de Cultura). E hoje, é um dos principais pontos turísticos da cidade.

ruc3adna-013-baixa-resoluc3a7c3a3o
Guarapari

4 De vila para município

A vila de Guaraparim quase 200 anos depois se torna município de Guarapari. Em primeiro de janeiro de 1.679, o Donatário Francisco Gil de Araújo eleva a Aldeia de Guaraparim à categoria de "Vila" e sua instalação sai em primeiro de março daquele ano. A comarca de Guarapari foi criada pela Lei Provincial de 1.835, compreendendo a mesma o Rio Itapemirim, Beneventes e Guarapary. Em 24 de dezembro de 1.878 Guarapari passou de vila a município, mas durante alguns anos ainda pertenceu à cidade de Anchieta.

5 O crescimento lento

O crescimento socioeconômico de Guarapari, infelizmente, por quase 300 anos foi lento. A economia baseava-se na produção de açúcar, madeira e pesca. O movimento comercial baseava-se à exportação de açúcar e madeira que era realizado pelo porto de Guarapari, recebia embarcações de Vitória e dos principais centros portuários da província do Espírito Santo. O desenvolvimento da cidade foi acontecer, realmente, na segunda metade do século XX, graças principalmente ao movimento turístico, que está ligado às suas praias apaixonantes e à preservação de sua rica herança cultural.

Praias de Guarapari - Espírito Santo

Aluguel de temporada em Guarapari

E aí, curtiu? Isso é só o começo. Guarapari tem muita coisa bacana pra você descobrir pessoalmente. Por isso, se você estava pensando na possibilidade de conhecer Guarapari, essa é a hora! Você vai adorar cada pedacinho e cada curiosidade incrível deste destino. Mas antes, é bom dar uma olhadinha no portal TemporadaLivre e conferir todas as opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em Guarapari, pois lá você encontra o imóvel que é a sua cara.

Imóveis para alugar por temporada em Guarapari


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo