Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Tour gastronômico: as melhores comidas para conhecer o Brasil!

02 de Junho de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tour gastronômico: as melhores comidas para conhecer o Brasil!

Você é daqueles que adora conhecer novos lugares e experimentar um pouco da culinária local? Pois saiba que uma das melhores formas de conhecer a cultura de lugar é experimentando os seus sabores. Nada melhor do que conhecer novos ingredientes, temperos e receitas, se conectando diretamente com o seu destino.

E claro que comida boa é o que não falta no Brasil, não é mesmo? Com tantos lugares para conhecer, opções de novos sabores para experimentar durante sua viagem pelo Brasil é o que não pode faltar na sua lista. 

E hoje, o TemporadaLivre separou uma lista que vai te deixar com água na boca! Separamos dicas de pratos e comidas bem interessantes e que você precisa conhecer. Então, que tal preparar um tour por esse Brasilzão e conhecer todas essas delícias?

As melhores comidas para conhecer o Brasil! 

Vinhos nacionais

Embora seja uma bebida, os vinhos nacionais são produtos incríveis e que devem ser valorizado. Nosso país é um grande produtor de uvas e de vinhos, muitos deles com premiações e certificações internacionais! Isso mesmo, nossos deliciosos vinhos não deixam a desejar para nenhuma outra parte do mundo. Os grandes destaques são para os vinhos produzidos pela Peterlongo, em Garibaldi (RS), Casa ValdugaVinícola Salton, ambas Bento Gonçalves (RS).

Portanto, se quer experimentar bons vinhos você pode fazer um tour pelo Rio Grande do Sul e experimentar esses vinhos incríveis e bastante conhecidos. Em São Paulo você também pode fazer o Roteiro do Vinho por São Roque

Tour gastronômico: as melhores comidas para conhecer o Brasil! 

Os queijos de Minas

Ah, os deliciosos queijos de Minas! Como não encher a boca d´água ao falar deles! Minas Gerais é conhecida por seus deliciosos queijos e isso não poderia ser diferente, já que conta com uma grande produção dessas iguarias, além de oferecerem uma excelente qualidade.

Próximo a Serra da Canastra, há uma extensa produção de queijo, assim como outros produtos derivados do leite, como doce de leite, manteigas e requeijão. Portanto, se quer comer queijos deliciosos e bem diferentes, só conhecer a região de São Roque de Minas, no pé da serra. E você ainda pode visitar lugares incríveis, como Capitólio, que fica a menos de 100 quilômetros de distância. 

Tour gastronômico: as melhores comidas para conhecer o Brasil! 

O tempero especial baiano

Ao se falar da Bahia não tem como lembrar de suas praias paradisíacas, do seu carnaval contagiante, de suas pessoas hospitaleiras, e claro, de seus temperos deliciosos. Por lá não tem como fazer regime. São tantos pratos deliciosos e diferentes que ao chegar você irá querer experimentar um pouquinho de cada.

A culinária baiana possui grandes tradições nas culturas africanas e também portuguesas, criando uma mistura incrível de sabores e texturas. Portanto, ao visitar o estado você não pode deixar de experimentar o famoso Acarajé, o Vatapá de Camarão, o Sarapatel, suas moquecas com muito dendê, e seus doces maravilhosos, como Pudim de Tapioca, Bolinho de Estudante e a Cocada

Tour gastronômico: as melhores comidas para conhecer o Brasil! 

Moqueca Capixaba

A moqueca capixaba é um dos pratos mais famosos do Espirito Santo e possui um preparo um pouco diferente da moqueca baiana, já que nela não vai dendê e nem leite de coco. Mas é de dar água na boca.

As moquecas mais comuns são a de peixe e a de siri, que só de falar já dá fome! O estado também possui vários outros pratos a base de peixes e frutos do mar como a Caranguejada, o Mumu de Siri e a torta capixaba. Por lá, também costumam utilizar bastante o tempero Urucum, dando uma cor viva e avermelhada aos pratos. Então, ao visitar o Espirito Santo, que tal provar essas delícias?

Tour gastronômico: as melhores comidas para conhecer o Brasil! 

Barreado

O nome é diferente e seus ingredientes, embora comuns, são pouco utilizados juntos: carne, banana e farinha. Parece estranho, né? Mas é uma verdadeira delicia. O barreado é um prato típico do litoral paranaense e é o preparo de uma carne cozida dentro de uma panela de barro vedada (daí o nome barreado), a carne fica ali até quase desmanchar. Depois, ela é servida misturada com farinha e banana. 

Para experimentar essa delícia só visitar as cidades litorâneas do Paraná, principalmente as cidades históricas de Morretes e Antonina. Com certeza você vai se surpreender. 

Tour gastronômico: as melhores comidas para conhecer o Brasil! - Foto: Eu, Gourmet. 

Pato no Tucupi e Tacacá

Os nomes são diferentes e os sabores também. Esses são dois pratos muito tradicionais no estado do Pará e você não pode deixar de experimenta-los quando for visitar o estado. 

O Tacacá, assim como outros pratos da culinária regional, possui origens indígenas e é feito com camarão, caldo de mandioca e jambu. O toque especial fica por conta do jambu, que é uma folha típica da amazônia e que causa uma sensação de formigamento na boca. Bem diferente, não é?

O Pato no Tucupi, além de gostoso também é bastante diferente, pois o tucupi é um caldo extraído da mandioca brava, que originalmente é tóxica. Portanto, esse prato precisa ser fervido por horas e horas para perder todo o seu ácido cianídrico. Mas depois de pronto é uma delícia. 

Tour gastronômico: as melhores comidas para conhecer o Brasil!  - Pato no Tucupi - Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Feijoada

Tá certo que a Feijoada é conhecida no Brasil todo, mas é um dos pratos mais comuns no Rio de Janeiro. Portanto, quando for para a cidade maravilhosa, que tal parar em um restaurante bem aconchegante, pedir uma cervejinha gelada e aquela feijoada delícia para acompanhar? Assim você terá a experiencia completa de estar no Rio. 

Como a maioria já conhecer, a Feijoada é um dos pratos típicos brasileiros mais conhecidos fora do país e é feito a base de feijão preto, carne de porco e carne seca. Para acompanhar, aquela farofinha, um torresmo crocante, uma couve cozida e laranja. É muito bom!

Tour gastronômico: as melhores comidas para conhecer o Brasil! 

Churrasco gaúcho

O churrasco também é bastante conhecido no Brasil, mas os gaúchos garantem que o Churrasco do Rio Grande do Sul é incomparável. Normalmente o churrasco gaúcho é feito com várias horas de fogo, onde a carne vai assando lentamente, e assim ficando suculenta e mais saborosa. O tempero também é bem prático, apenas sal grosso, dando destaque ao sabor natural da carne.

Então, se você adora um churrasco, não esqueça de experimentar um típico churrasco gaúcho quando estiver no Rio Grande do Sul. 

Tour gastronômico: as melhores comidas para conhecer o Brasil! 

As frutas exóticas do norte

Já ouviu falar em buriti, inajá, araçá-boi, camu-camu, tucumã, jambo, mangaba e outros nomes bem diferentes? Pois saiba que tudo isso são nomes de frutas típicas da região norte do país, podendo ser encontrado principalmente no Amazonas e no Pará. Portanto, é impossível visitar essa região sem experimentar essas frutas tão diferentes e com sabores tão marcantes. 

E não é só a fruta em natura que você pode consumir, não. Você pode experimentá-las em sucos, sorvetes, doces e muitos mais. Então, ao planejar a sua viagem para essa regiões, não esqueça de colocar na sua listinha de o quê fazer experimentar essas delicias. 

Tour gastronômico: as melhores comidas para conhecer o Brasil!  - Araça-Boi - Foto: Gustavo Giacon /ciprest.blogspot

Experimente a culinária local

Gostou? Aposto que ficou com água na boca! Então que tal planejar uma viagem pensando nesses destinos com comidas super gostosas? Com certeza você não irá se arrepender.

E lembre, para todos esses destinos o TemporadaLivre possui uma casa de temporada ideal para você. São diversas opções de casas, apartamentos, chácaras, flats e pousadas.

Só acessar o nosso site, escolher o destino e conferir todas as opções.

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo