Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

5 melhores praias de Paraty, no Rio de Janeiro

01 de Fevereiro de 2024 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

5 melhores praias de Paraty, no Rio de Janeiro

As praias de Paraty são famosas mas não é só isso que chama a atenção dos turistas, pois é uma cidade que respira o verdadeiro estilo colonial e, por conta disso, se tornou Patrimônio Histórico Nacional, pois preserva até hoje os seus inúmeros e incríveis encantos naturais e arquitetônicos, que estão presentes em todos os lados.

A magia da natureza de Paraty está cravada nas praias, nas ilhas, nas cachoeiras, nos parques e nas reservas.

Já o Centro Histórico, faz com que você se sinta em outra época, principalmente ao caminhar devagar rumo as construções antigas de casarões e igrejas pelas pedras “pés-de-moleque” que compõem as ruas e dão ainda mais charme a cidade de Paraty.

História de Paraty 

Era uma vez uma bela cidade colonial chamada Paraty, que nasceu no ciclo da cana-de-açúcar e enriqueceu no ciclo do ouro - mas que, após perder a posição de mais importante porto de escoamento dos produtos brasileiros, foi sendo aos poucos abandonada até se ver em total isolamento durante toda a metade do século 20.

Só depois da abertura da estrada Cunha-Paraty, em 1964, e da inauguração da Rio-Santos, em 1972, a beleza de Paraty - muito bem preservada pela falta de progresso e pelo tombamento pelo IPHAN em 1958 - pôde ser redescoberta pelos forasteiros.

Paraty não tem a modernidade das grandes cidades, nem altares dourados como os de Salvador ou Olinda. Seu encanto e atrativo principal está na singeleza do seu traçado, nos símbolos maçônicos gravados nas quinas das casas, no balanço do mar que invade as ruas próximas ao caís da maré cheia, na incrível e lisonjeada visão do mar e das montanhas, na topografia surpreendentemente plana para uma cidade portuguesa.

A cidade não possui ladeiras, mas, em compensação, tem um poderoso redutor de velocidade dos pedestres: o calçamento de pedras irregulares, muito conhecido como "pé-de-moleque", que é inimigo dos sapatos de salto alto e requer cuidado em qualquer caminhada.

Mas, se a caminhada é até uma das Top 5 melhores praias de Paraty RJ, pode ir sem pressa, apreciando cada passo e a energia de um lugar tão único e especial. E, além disso, quando for explorar o Centro Histórico, o conselho é o mesmo: Vá devagar. Será a caminhada mais proveitosa e tranquila de sua vida.

Leia ainda: Viaje de carro pela Estrada Real, que liga Cunha a Paraty

um pequeno barco em um corpo de água em frente a uma igreja antiga
Praias de Paraty - Paraty | Foto: Banco de imagens gratuito

As praias mais encantadoras de Paraty

Paraty reserva um leque generoso de verdadeiros paraísos naturais, com cerca de 60 belíssimas praias e 65 incríveis ilhas. Cada uma delas com um charme e uma beleza especial, que encantou e impressionou milhares de visitantes que já tiveram a sorte de conhecer as praias de Paraty de pertinho.

E, se você está aí se perguntando: Como ainda não viajei para Paraty? Que tal fazer de Paraty o seu próximo destino? Hein? Pense com carinho nesta ótima dica! Mas, antes, confira quais são as melhores praias de Paraty e faça da sua viagem a melhor de todas.

Praias de Paraty

Praia dos Antigos:  Sossego e tranquilidade

A Praia dos Antigos está cercada por morros altos e vegetação nativa. E, além da presença forte do verde nos arredores, a praia é totalmente paradisíaca e perfeita para quem busca um momento de tranquilidade. As águas são claras e as areias branquinhas.

Há, ainda, amendoeiras e uma pedra no meio da areia, que dá ainda mais beleza e charme ao cenário praiano. O acesso até esta belezinha, se dá pela trilha, levando em média 1 hora e meia, ou por botes a motor, em cerca de 20 minutos.

Leia também: Tudo sobre Paraty, no Rio de Janeiro

uma vista aérea de uma praia com pessoas andando nela
Praias de Paraty - Praia dos Antigos

Praia da Ponta Negra: Esportes náuticos e aventura

Na Praia da Ponta Negra você irá encontrar águas verdes claras e areias branquinhas. Logo é possível imaginar o paraíso que a praia da Ponta Negra é, não é mesmo? Há muito o que se aproveitar na praia, como a prática de snorkeling, surf em épocas do ano que o mar fica mais agitado, trilhas e poços (piscinas naturais) do Moisés e das Galhetas.

Sendo assim, prepare as energias e fôlego se a próxima parada é a Praia da Ponta Negra, porque lá, ninguém fica parado, nem os mais quietinhos e sossegados.

Praia de Ponta Negra em Paraty - Rio de Janeiro
Praias de Paraty - Praia de Ponta Negra

Praia do Sono: Calma e "preguiçosa"

A areia branca da praia se mistura as águas esverdeadas do mar, dando um contraste que atrai ainda mais os olhos atentos dos visitantes. A vegetação nativa aproxima todos ainda mais da natureza. E, as amendoeiras enfeitam a orla e dão ainda mais charme a mesma.

Neste paraíso habita uma pequena comunidade caiçara, que acolhe a todos de braços abertos.

Há, ainda, uma pequena trilha de 20 minutinhos, que se inicia na igreja localizada no meio da Praia do Sono e que leva até as deliciosas piscinas naturais formadas pelo córrego da Jamanta.

O nome Praia do Sono surgiu porque as montanhas são altas e os raios de sol demoram para aparecer pela manhã e somem logo à tarde, oferecendo um “sono” mais demorado.

Leia ainda: Conheça as Cachoeiras de Paraty, no Rio de Janeiro

uma vista de uma praia com um barco na água
Praias de Paraty - Praia do Sono

Praia Paraty-Mirim: Paraíso das ruínas históricas

Praia+ruínas históricas, esta é a Praia Paraty-Mirim, que além de oferecer sombra e água fresca, abriga também ruínas de vários casarões que merecem toda a atenção dos visitantes. A praia é extensa e cortada ao meio pelo rio Paraty-Mirim, o que resultou em seu nome.

Para os mais religiosos, vale a pena uma visita na pequena Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1757. E, além dos atrativos já citados, o lugar oferece bares, portanto, se a fome ou a sede bater, já sabe.

Leia ainda: Saiba onde comer em Paraty - RJ!

Topo da Praia de Paraty Mirim - Rio de Janeiro
Praias de Paraty - Paraty-Mirim

Cepilho: Ponto de encontro dos surfistas 

A praia do Cepilho é linda, aconchegante, de areia fofinha e clara, com águas transparentes e formação rochosa em suas pontas. Além disso, é famosa por ser dona de belas ondas e por isso, é considerada um dos melhores lugares para surf do país, fazendo a alegria dos surfistas de plantão.

Há, ainda, um pequeno riacho que deságua no canto, ótimo para se refrescar. Para a juventude, há um bar, que está sempre tomado por moradores e visitantes jovens.

Leia também: 10 cidades para fazer um bate e volta de carro, partindo do RJ

Praias de Paraty - Praia do Cepilho
Praias de Paraty - Praia do Cepilho

Passeios em Paraty: O que ver e fazer em Paraty

Centro Histórico de Paraty

Graças ao tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, quase nada mudou por ali. Erguido entre os séculos 18 e 19 em uma área compreendida entre o Rio Pequerê-Açu e a Baía de Paraty, mantém a paisagem emoldurada por casarões coloniais e igrejas.

A proibição do tráfego de automóveis preservou o irregular calçamento em pedras, tornando a caminhada a única maneira de circular pela área e conhecer cartões-postais como a igreja de Santa Rita, erguida em 1722. Nos coloridos sobrados funcionam bares, restaurantes, lojinhas de artesanato e souvenirs, que vendem simpáticas lembrancinhas de Paraty, para guardar com todo carinho e/ou presentear os parentes e amigos.

Leia também: O que fazer em Paraty, no Rio de Janeiro?

uma rua de paralelepípedos repleta de edifícios coloridos
Praias de Paraty - Centro Histórico

Passeio de barco em Paraty

Há inúmeros roteiros bonitos pela Baía de Paraty, sempre com as paradas para mergulho. O mais tradicional circula pelas ilhas próximas e pelas praias Vermelha e da Lula. Já quem busca cenário mais rústicos, a dica é ir de barco até a Ponta de Cajaíba e de lá seguir por trilhas para as praias de Paraty, como Matin de Sá e Grande da Deserta. Outro passeio pra lá de interessante é o que leva ao Saco do Mamanguá, um braço de mar de oito quilômetros que alavanca o continente.

Eventos em Paraty 

Para quem faz questão de um burburinho, a melhor época para visitar a cidade é durante a Festa Literária Internacional (Flip), que acontece entre os meses de julho e agosto. Reservar a hospedagem no portal TemporadaLivre e comprar os ingressos para as palestras com antecedência é fundamental.

Os fãs da branquinha podem unir o útil ao agradável agendando a viagem para o último final de semana de agosto, quando rola o Festival da Cachaça. Para curtir as praias de Paraty e as cachoeiras, o melhor período é o verão, mas a incidência de chuvas é maior.

Nas outras estações, em especial no outono, chove menos e não faz muito frio, sem contar que os preços das diárias e o movimento são menores - exceto nos feriados e nos períodos de festa.

uma árvore com livros pendurados nela em frente a um prédio
Praias de Paraty - Flip

Caminho do Ouro

A estrada calçada feita em pés-de-moleque pelos escravos entre os séculos 18 e 19, em plena mata-atlântica, está bastante preservada. Batizada de Caminho do Ouro por ser a passagem que ligava Minas ao Rio durante o ciclo do metal, a estrada chama a atenção não apenas pela importância histórica, mas pelas riquezas naturais e culturais que a envolvem.

Leia ainda: Paraty e Ilha Grande recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco

Trilha em Paraty - Rio de Janeiro
Praias de Paraty - Caminho D'Ouro

Teatro de Bonecos

O belo espetáculo "Em concerto", do grupo Contadores de Estórias, da vida a bonecos de pano e espuma. As apresentações, premiadas em diversas partes do mundo, acontecem às quartas e aos sábados. No teatro Espaço.

algumas bonecas estão ao lado de uma mesa
Praias de Paraty - Teatro de Bonecos

Visitar os alambiques

sete alambiques principais na cidade, por isso, vale a pena visitar ao menos um. O mais artesanal de Paraty é o Maria Izabel, que produz a cachaça de mesmo nome em barris de carvalho e jequitibá. A apresentação dos produtos é feita pela própria Maria Izabel.

Por lá, ainda chamam a atenção a decoração e a localização - no meio da mata, fica de frente para a Baía de Paraty. Já o Engenho D'Ouro produz aguardentes que fazem sucesso mundo a fora, como em Belo Horizonte e Bruxelas. O alambique faz parte de um conjunto que inclui restaurante e uma casa de farinha.

Ainda no roteiro da cachaça estão os alambique Coqueiro - o mais antigo, que é tocado pela mesma família há cinco gerações; Corisco, um dos mais famosos, caracteriza-se pelas cachaças fortes; Paratiana, da cachaça Gabriela (com cravo e canela); Pedra Branca, bam-estruturado; e Maré Cheia, com cachaças populares.

uma mulher parada em frente a um balcão cheio de garrafas de bebida alcoólica
Praias de Paraty - Alambiques

Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan 

Enquanto a água corre pela pedra lisa da Cachoeira do Tobogã, moradores da região se preparam, em fila, para descer em alta velocidade. A cena está entre as mais divertidas para os turistas que visitam Paraty. A habilidade dos jovens impressionam e eles capricham nas manobras.

Os turistas mais corajosos até fazem algumas tentativas, mas sempre sentados. A pedra lisa realmente funciona como um escorrega e proporciona boas risadas, tanto para quem desce quanto para quem assiste. Aos pés da Pedra, um belo refrescante poço convida ao banho.

Com uma pequena trilha, os aventureiros chegam ao Poço do Tarzan, onde é possível tomar banho sem a preocupação de escorregar pela pedra. E uma linda ponte de madeira completa o visual.

A cachoeira faz parte do circuito dos passeios de jeep pelas cachoeiras de Paraty. O acesso é fácil e a trilha bastante curta até chegar à atração. Na entrada, você passará por um trecho do Caminho do Ouro, pela Igreja da Penha (no alto de uma grande pedra) e pelo alambique Engenho D'ouro.

Aproveite para ler: As melhores praias do estado do Rio de Janeiro para conhecer no verão!

Cachoeira do Tobogã em Paraty - Rio de Janeiro
Praias de Paraty - Cachoeira do Tobogã

Forte Defensor Perpétuo

Construído em 1822 para defender a Baía de Paraty, o Forte Defersor Perpétuo tem vista privilegiada para a cidade. O local, no Morro da Vila Velha, abrigou o primeiro povoado de Paraty, antes de a cidade descer para onde hoje está o Centro Histórico.

O Forte protegeu a cidade em meio ao processo de Independência do Brasil. Hoje o prédio preserva áreas como a Casa do Comandante, a Ala do Quartel da Tropa e o Quartel dos inferiores.

Hoje os três prédios são tombados pelo IPHAN. O local abriga também um pequeno museu com peças que remontam a história da cidade, como armamentos de guerra, artefatos caiçaras e peças que remontam o período escravocrata. A grande atração, entretanto, é a linda vista e o acesso ao mar, de onde pode curtir o visual da Baía.

Forte Defensor Perpétuo em Paraty - Rio de Janeiro
Praias de Paraty - Forte Defensor Perpétuo

Aluguel de temporada Paraty

Viu só? Com tantas belezas naturais e atrativos históricos, fica difícil resistir a uma viajem para conhecer as praias de Paraty, não é mesmo? Se você se animou ao saber um pouquinho mais do lugar, não pense duas vezes, viaje para Paraty e aproveite tudo ao vivo e a cores.

Mas, antes de partir, confira no portal TemporadaLivre as melhores opções de aluguel de temporada em Paraty e boa viajem. Até porque, não há o que se preocupar quando se aluga um imóvel de temporada, pois é confiável e, ainda, possui um preço bacana.

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo