Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça as belezas do litoral paranaense

01 de Fevereiro de 2024 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça as belezas do litoral paranaense

O litoral do Paraná não é tão famoso quanto o de outras regiões do Brasil, como o Nordeste ou, até mesmo, os “vizinhos” do sul (caso de Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Porém, quem escolhe passar o verão nas praias do Paraná se surpreende! Os 98 km de litoral revelam paisagens incríveis para os turistas que não perdem uma praia por nada. Após este post, temos certeza de que as praias do Paraná vão fazer parte do seu próximo roteiro de viagens. Partiu?

Conheça 5 locais para passar o verão no Paraná

As praias do Paraná são uma boa oportunidade para quem quer novidades, sem gastar muito. Ainda na alta temporada, elas são mais vazias se comparadas a outros destinos badalados durante a mesma época do ano. O aluguel de casas e apartamentos de temporada no Paraná, por exemplo, tem um preço mais em conta que o aluguel das regiões sudeste e nordeste. E as paisagens do Paraná? Bem… elas não deixam nada a desejar. O clima também não poderia ser mais adequado: de todo o litoral sul, o estado tem as praias mais quentes e ótimas para você curtir o mar. Por isso, selecionamos 5 locais para passar o verão no Paraná. Assim, você conhece mais cada um deles e pode até encaixar as praias paranaenses nas suas férias. Caiobá; Guaratuba; Morretes; Antonina; Pontal do Paraná.

Preparado? Continue a leitura e viaje com a gente!

Caiobá, a mais bela praia de Matinhos Uma das mais movimentadas praias do Paraná, Caiobá fica no município de Matinhos (a 120 km de Curitiba). O balneário é o mais popular entre as opções de litoral no Paraná, atraindo turistas não apenas da região sul, mas de todo o Brasil e também da América Latina. Em épocas de alta temporada, a população de Caiobá pode chegar a 1,5 milhão de pessoas. Se você não faz tanto gosto das delícias do mar, tudo bem: dá para aproveitar Caiobá e Matinhos mesmo assim. Além das diferentes opções em bares e restaurantes, as trilhas ecológicas são muito apreciadas por quem viaja para a região.

Como chegar em Caiobá?

As principais rodovias do Paraná dão acesso à Matinhos, que fica entre Pontal do Paraná e Guaratuba (outras duas cidades litorâneas do Paraná). É possível chegar à cidade pela BR-277, PR-508 e PR-407.

Guaratuba: uma das mais bonitas praias do Paraná

um grupo de pessoas em pé no topo de uma praia arenosa
Morro do Cristo, Guaratuba

Com 22 km de belas e calmas praias, Guaratuba (a 130 km de Curitiba) chama a atenção pela forte presença da colônia local de pescadores e pela tranquilidade do mar. A Baía de Guaratuba é a segunda maior do Paraná, e dá acesso à cidade vizinha, Matinhos, pelo ferry-boat. Aliás, esse é um dos caminhos para chegar até Guaratuba, a última das praias do litoral paranaense. A cidade faz divisa com o estado de Santa Catarina, sendo o marco inicial do litoral catarinense.

O que fazer em Guaratuba?

Além das praias, Guaratuba possui grandes atrativos históricos. Não deixe de conhecer a Igreja Matriz de Guaratuba, de arquitetura colonial, construída em 1771. Outro passeio imperdível é o Morro do Cristo, principal ponto turístico da cidade: com 38 metros de altura, o alto do morro abriga uma imagem do Cristo Redentor. Para chegar lá, prepare as canelas, pois são 199 degraus de subida.

As cidades históricas de Morretes e Antonina

As pequenas Morretes e Antonina não possuem praia, mas fazem parte da região litorânea e merecem a visita de quem vai passar o verão no Paraná. Ambas são cidades históricas, carregadas de referências da formação do estado, como o cultivo da erva-mate, os tropeiros e muitas outras histórias. Confira um guia rápido com ideias e passeios para Morretes e Antonina!

O que fazer em Morretes?

 

um rio que atravessa um parque verdejante próximo a um prédio alto e branco
Morretes

Morretes é uma cidade famosa por seus restaurantes, que vendem um prato típico da região chamado barreado. Também possui muitos casarões antigos preservados. Morretes (a 70 km de Curitiba) é daquelas cidades que parecem saídas de um filme. Tranquila, arborizada, organizada e cheia de atrações históricas, ela conserva todo o encanto de uma cidade cercada por montanhas, rios e cachoeiras. Os restaurantes e pousadas da região seguem o estilo colonial que predomina no local. O passeio de trem pela Serra do Mar, que percorre o trajeto de Curitiba a Morretes no meio da mata atlântica, é um roteiro imperdível. Um dos passeios de trem mais famosos do Brasil, com duração de um dia, pode ser feito de sexta-feira à domingo. Ainda na cidade, não deixe de provar o barreado, prato típico do Paraná.

O que fazer em Antonina?

Ruínas em Antonina - Paraná
Praias do Paraná

Além da extraordinária beleza natural paisagística, Antonina possui no seu calçamento de pedras e nas suas ruínas, histórias, as quais enriquecem o seu patrimônio. Com suas construções históricas e ruas calçadas com pedras, a cidade de Antonina (a 90 km de Curitiba) conta um pouco da história do Paraná. A paisagem é formada pelos antigos casarões coloniais e pelas ruínas de um porto que não existe mais, mas foi muito utilizado no século 19, durante o escoamento da produção de erva-mate - um dos principais cultivos da época no Paraná. Repleta de hotéis e pousadas decoradas com o estilo colonial que predomina na cidade, Antonina também é um destino certo para quem gosta de aventura. O pico do Paraná, maior do estado, tem 1.962 metros de altura e é perfeito para escalada. Lá de cima, a vista compensa cada metro escalado.

Pontal do Paraná e seus muitos balneários

Mais conhecido por ser um dos pontos de partida para a Ilha do Mel, Pontal do Paraná (a 100 km de Curitiba) possui atrativos que o colocam entre os melhores lugares para passar o verão no estado. São 48 balneários, distribuídos em 22 km de litoral paranaense. E o que mais chama a atenção dos turistas é que cada uma das praias de Pontal do Paraná tem um estilo único e personalidade própria, atraindo famílias, surfistas e jovens.

O que fazer em Pontal do Paraná?

Balneário de Ipanema no Paraná
Praia do Paraná

O Balneário de Ipanema é uma das praias do Paraná mais urbanizada. Além das muitas praias, a cidade abriga atrações culturais. Uma delas é o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná. Aquários marinhos e exposições de materiais relacionados à fauna, à flora e a geologia da região compõem o espaço. É incrível! Como podemos perceber, passar o verão no Paraná pode ser uma ótima ideia. Seguro, econômico e garantido, o litoral paranaense é a opção perfeita para quem quer sair da rotina com tranquilidade. E a nossa dica é: planeje-se com antecedência. Se precisar de ajuda, consulte o site da Temporada Livre!

Imóveis para alugar por temporada no Paraná


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo