Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça a charmosa Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul

27 de Abril de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça a charmosa Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul

Os passeios em Bento Gonçalves são imperdíveis, afinal, além de ser uma cidade muito bonita, é um lugar especial que mais parece um pedacinho da nossa querida e amada Itália em solo brasileiro. As referências ao país do vinho e das massas estão presentes nos mais variados programas da cidade.

Nos culturais, por exemplo, as raízes se manifestam através da arquitetura, dos costumes e do folclore. Já quando o roteiro conduz à boa mesa, a fartura das porções, sempre acompanhadas por vinhos de qualidade, reforçam o fato de que há um pedaço da Itália aqui, sim.

Portanto, se você é innamorato (apaixonado) pela Itália, por passeios, vinhos e massas, não pense duas vezes e planeje já a sua viagem para conhecer a cidade e os passeios em Bento Gonçalves. Pois tudo, absolutamente tudo, irá te surpreender (pode ter certeza).

Confira os melhores passeios em Bento Gonçalves e faça já o seu roteiro!

Passeios em Bento Gonçalves: Vinhos, queijos, massas e muito mais! 

Conhecer as vinícolas: Uma das principais atrações

Se você é daqueles que não dispensam uma boa taça de vinho, sugiro que reserve um tempo extra para conhecer as várias vinícolas de Bento Gonçalves. Ah, e é bom lembrar que, foi-se o tempo em que visitar as vinícolas significava a mesma rotina: conhecer o parreiral, visitar os tanques de inox, e as caves repletas de barris de carvalho, fazer degustações e terminar com comprinhas na loja.

Hoje, quase todos os empreendimentos inovaram e reservam surpresas para os visitantes. A cidade possui nada menos que 13 vinícolas, ou seja, o que não faltam são opções de vinícolas para você visitar e apreciar em meio aos passeios em Bento Gonçalves, são elas: Aurora, Casa Valduga, Miolo, Salton, Cave de Pedra, Almaúnica, Cave Geisse, Dal Pizzol, Dom Giovanni, Vallontano, Marco Luigi, Pizzato e Dom Cândido.

A maioria dos estabelecimentos - dos artesanais aos modernos - está concentrada no Vale dos Vinhedos, uma área de 82 km quadrados, recortada por adoráveis estradinhas e emoldurada por colinas, araucárias e parreiras de mais de 30 vinícolas. Cerca de 70% do Vale pertence a Bento Gonçalves, mas a área estende-se a algumas partes dos municípios de Monte Alegre do Sul e Garibaldi.

É simplesmente um passeio inesquecível. Portanto, se você é um(a) apreciador de vinhos, você não pode perder a oportunidade de conhecer as vinícolas de Bento Gonçalves, que são incríveis - por dentro e por fora. Sendo assim, quando for a cidade, programe-se para conhecer todas as vinícolas. Você não vai se arrepender!

IMG_3909
Passeios em Bento Gonçalves - Vinícola

Caminhos de Pedra: Charme e delicadeza

Sem sombra de dúvidas, um dos mais bonitos passeios em Bento Gonçalves. É um passeio bastante interessante, pois leva à colônia São Pedro, a 13 quilômetros do centro. O roteiro, que é de 7 quilômetros, passa por 28 construções em pedra e madeira, formando um lindo cenário que remete à região Norte da Itália.

São moinhos, casas de massas, teares, de erva-mate e de ovelhas, além de aconchegantes cantinas e capelas. Nos estabelecimentos ao longo do caminho, há ofertas de produtos coloniais deliciosos para você levar pra casa, como queijos, salames, conservas, doces, sucos, geleias, biscoitos, iogurtes, massas e vinhos artesanais, mate para chimarrão e produtos à base de leite de ovelha.

Ah, e se você não estiver de carro, não se preocupe, pois pode fazer o percurso em um ônibus antigo - as agências de turismo da cidade organizam passeios.

caminhos-de-pedras
Passeios em Bento Gonçalves - Caminhos de Pedra

Rotas das cantinas históricas: Um tour pelas vinícolas de Bento Gonçalves

Não dá para fazer passeios em Bento Gonçalves sem passar pelas cantinhas históricas, que eram locais onde os colonos guardavam seus mantimentos no fim do século 19. E, para conhecer essas cantinas tão especiais e recheadas de histórias, você pode fazer a primeira parada em lugar incrível chamado Dal Pizzol, que trata-se de um parque com vinícola, minifazenda e loja de vinhos.

Depois, siga para a Vinícola Monte Rosário, que ocupa o prédio da antiga filial da Cooperativa Vinícola Tamandaré - há vista panorâmica dos vales e das montanhas.  

Logo em seguida, você irá encontrar a Vinícola Cristofoli, onde é possível acompanhar o processo de elaboração do vinho e as etapas de destilação da garapa. Na volta, aproveite para subir os 55 degraus até o Mirante do Campário, de onde se tem uma bela vista para os vários distritos espalhados pela região (dá para avistar até o Vale dos Vinhedos).

E antes de retornar para Bento, dê uma paradinha no Armazém das Cantinas Históricas para comprar geleias, embutidos, queijos e doces - é uma das partes do passeio mais aguardada e saborosa.

cabsau
Passeios em Bento Gonçalves - Rotas das cantinas históricas

Rotas vinhos de montanha: Roteiro extra em Pinto Bandeira

Como quase todos os roteiros envolvem muito vinho nos passeios em Bento Gonçalves, esse não poderia ser diferente. O roteiro fica no município vizinho de Pinto Bandeira. Por lá, os terrois (combinação de clima e solo) são perfeitos para a produção de uvas chardonnay e pinot noir, usadas na fabricação de espumantes.

Não por acaso, é em Pinto que estão as vinícolas Geisse e Don Giovanni, especializadas na bebida, além de alguns vinhedos da Aurora, usados exclusivamente para a produção de espumantes. Por isso, se você gosta de um bom vinho e está a fim de saber sobre o processo de fabricação de vinhos e espumantes, esse passeio é perfeito para você!

image-15
Passeios em Bento Gonçalves - Pinto Bandeira

Vale do Rio das Antas: Um lugar surreal

A rota turística fica a apenas 10km do centro de Bento Gonçalves. E o passeio pode começar com uma bela parada na Vinícola Salton e seguir até a propriedade da família Menocin, que faz deliciosos sucos de uva integrais. Ah, e quando a fome bater, a melhor pedida é a sequência de pratos do Pignattela.

Depois, conheça a famosa vinícola da Família Cainelli, que restaurou a casa de 1929 e a transformou em museu. Seguindo a estrada, você irá encontrar o Alambique e pousada Casa Bucco, que mostra o processo de produção da cachaça - onde você poderá tomar uma cachacinha para aquecer e apreciar a Ponte Ernesto Dornelles, que fica sobre o Rio das Antas - a maior ponte de arcos paralelos do mundo, com 278 metros de comprimento e vão livre de 186 metros de extensão.

Mas se quiser observar o Rio das Antas um pouco melhor, há um Mirante, no km 201, que permite observar a curva do rio em forma de ferradura. Esse é um dos mais belos passeios em Bento Gonçalves e, também, um dos mais procurados pelos turistas.

vale-do-rio-das-antas
Passeios em Bento Gonçalves - Vale do Rio das Antas

Via del Vinho: Tour histórico 

Outro passeio pra lá de bacana para fazer em Bento Gonçalves é o Via del Vinho. Um tour histórico que percorre 13 pontos, todos localizados na Rua Marechal Deodoro, por nada mais que 40 minutos. O passeio começa no Centro de Atendimento ao Turista, com apresentação de um vídeo sobre a cidade e seus belos roteiros turísticos.

Em seguida, tem início a caminhada, percorrendo sobrados que abrigam famílias tradicionais e prédios que funcionam como bancos e clubes, além de espaços como o Santuário de Santo Antônio, a Praça Walter Galassi e a Prefeitura Municipal. Os passeios são diários e acompanhados por guias. Sendo assim, reserve uma manhã ou uma tarde para fazer o passeio Via del Vinho e conheça os 13 pontos da Rua Marechal Deodoro. Tenho certeza de que você vai adorar!

734_7a
Passeios em Bento Gonçalves - Vale Del Vinho

Passeio de Maria Fumaça: Um passeio para todas as idades

Dentre os passeios em Bento Gonçalves, está a animada viagem de Maria Fumaça, que dura aproximadamente duas horas, leva à adorável cidadezinha de Carlos Barbosa, com uma pequena parada em Garibaldi. O embarque acontece durante uma deliciosa degustação de vinhos e, ao longo do percurso de 23 quilômetros, grupos folclóricos percorrem os vagões cantando e dançando músicas típicas da região.

A recepção em Garibaldi é de primeira, pois é feita com mais tarantela e regada a espumante e suco de uva (Huuuum). Ah, mas quando estiver em Bento, atente-se aos dias de passeio de Maria Fumaça, pois acontecem de quarta a domingo e é necessário fazer reservas (em janeiro, junho, novembro e dezembro, há saídas todos os dias). E caso queira fazer o caminho inverso: Embarque em Carlos Barbosa e desembarque em Bento.

2014_08_28_1409229300
Passeios em Bento Gonçalves - Passeio de Maria Fumaça

Parque Epopéia Italiana: Shows teatrais

O grande destaque do parque temático é a encenação que conta a saga dos primeiros imigrantes que chegaram a Bento Gonçalves. Os atores, vestidos com roupas típicas, percorrem cerca de nove cenários acompanhados pelo público e contam toda a história dos imigrantes em Bento.

O espetáculo tem 45 minutos de duração e termina em grande estilo: com degustação de vinhos, suco de uva e biscoitos italianos.

Passeios em Bento Gonçalves
Passeios em Bento Gonçalves - Parque Epopéia Italiana

Aluguel de temporada em Bento Gonçalves

E aí, ficou ou não com água na boca para tomar um vinho? Aposto que sim! Afinal, quem é que resiste a uma taça de vinho? Ainda mais se estiver acompanhada de uma visão panorâmica das belas paisagens de Bento Gonçalves, né? Ah, é demais! Sendo assim, o que você está esperando? O friozinho está aí, e não há destino melhor para essa estação do que Bento Gonçalves.

Até porque, imagina só, você lá curtindo o friozinho, tomando algumas taças de vinho, comendo queijos, massas e etc.. Não é incrível? Então, chega de "sonhar acordado"! Acesse o portal TemporadaLivre e confira as opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em Bento Gonçalves e alugue já o seu! Você já tem vários motivos para visitar a cidade dos vinhos, agora, só falta organizar tudo e partir!

Veja também:

7 Destinos baratos para viajar no inverno;

Passeios para fazer em Gramado (RS);

O TemporadaLivre e os destinos no Rio Grande do Sul;

Conheça os top 5 melhores destinos de inverno;

Veja as 6 melhores cidades para curtir o inverno no Brasil;

Gramado reserva para você: chocolates, vinhos e fondue.

Imóveis para alugar por temporada no Rio Grande do Sul


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo