Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Camaçari além das praias: lugares para conhecer

25 de Janeiro de 2024 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Camaçari além das praias: lugares para conhecer

A bela cidade de Camaçari, na Bahia, é conhecida como o polo industrial do estado, tendo sede da fábrica de automóveis Ford, além de diversas outras indústrias que movimentam a economia. Porém, no meio de toda essa tecnologia, a cidade ainda preserva belezas naturais encantadoras, com belas praias (que você pode conhecer nesse post), além da consciência da necessidade de preservar o meio ambiente. Por isso, o TemporadaLivre separou para você dicas de lugares incríveis para conhecer na cidade. Então bora ver o que visitar em Camaçari?

O que visitar em Camaçari, na Bahia

As praias de Camaçari são lindas, com belas paisagens e águas limpas e de qualidade. Não à toa, a cidade está na Fase Piloto da implantação da certificação Bandeira Azul. Porém, a cidade também possui diversas outras atrações super interessantes para você conhecer. Então, se estiver passando férias na cidade ou até mesmo em uma passagem à trabalho, que tal visitar esses lugares incríveis?

  • Villa Hippie de Camaçari
  • Projeto TAMAR - Praia de Arembepe
  • Distrito Abrantes
  • Castelo Garcia D'avila

A famosa Villa Hippie

Na Praia de Arembepe, em Camaçari, existe uma das mais famosas vilas hippies do Brasil. O local, que ainda preservar o clima de "paz e amor", era o destino certo de vários artistas nos anos 70, incluindo a estrela internacional Janis Joplin, um dos ícones do movimento da contra-cultura. Hoje em dia, cerca de 80 pessoas residem na vila e sua principal atividade está baseada no artesanato. Portanto, a bela vila hippie de Arembepe é um ótimo lugar para comprar aquelas lembrancinhas de viagem. As casas são rústicas e o clima é encantador, então, se quer melhorar as energias e se livrar do estresse do cotidiano, vá visitar a vila. Você não vai se arrepender. 

Aldeia hippie Camaçari
O que fazer em Camaçari - Vila Hippie - ©Guiadolitoral

Área de visitação do Projeto Tamar

Bem ao lado da aldeia hippie, você encontra uma das unidades do Projeto Tamar, e o mais legal, é uma das unidades abertas para visitação. Então, você pode aproveitar o passeio e fazer duas visitas incríveis no mesmo lugar! O Projeto Tamar é conhecido pelo seu trabalho em prol das tartarugas-marinhas que realizam a sua desova no litoral brasileiro. Nesta unidade você pode conhecer um pouco mais sobre o projeto, além de ver alguns tanques utilizados para a observação das tartarugas e um Museu interativo com várias informações sobre o Tamar e as espécies marinhas. Portanto, se estiver viajando com as crianças, o Projeto Tamar sem dúvidas é uma dica certa de o que visitar em Camaçari! As crianças vão adorar e os adultos também. 

uma tartaruga nadando no oceano com peixes ao seu redor
O que fazer em Camaçari - Projeto Tamar - ©Pixabay

Vila de Abrantes e seu patrimônio histórico

Abrantes é um distrito da cidade de Camaçari e preserva diversas construções históricas datadas do período colonial do Brasil. Lá, você conhecer um pouco mais da história da construção da cidade, assim como entender melhor todo esse período do nosso Brasil. No distrito, o ponto turístico mais conhecido é a Igreja do Divino Espírito Santo, localizado na Praça Matriz. A igreja foi construída ainda no século XVI e preserva as características arquitetônicas da época, resgatando o período da colonização jesuíta. Depois de algumas restaurações na década de 70, a pequena Igreja do Divino Espirito Santo foi tombada como patrimônio histórico. Ao visitar Abrantes, você poderá apreciar os encantos de uma cidade pequena e ainda conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história do Brasil e da Bahia.

uma igreja azul e branca com uma cruz na frente
O que fazer em Camaçari - Abrantes - Igreja Divino Espirito Santo - ©PrefeituraCamaçari

As ruínas do Castelo Garcia D'avila.

Embora essa atração não fique na cidade de Camaçari, é possível chegar até lá com apenas 20 minutinhos de viagem, partindo da praia de Guarajuba. As ruínas do Castelo Garcia D'avila ficam na Praia do Forte, em Mata de São João. O lugar é considerado uma das primeiras construções portuguesas em território brasileiro e portanto, possui um valor inestimável para a preservação da nossa história e cultura. Historiadores afirmam que a construção data de 1551, entretanto, o castelo foi abandona em meados do século XIX, transformando-se em ruínas por causa da não conservação. Embora o local esteja parcialmente destruído devido as ações do tempo, não deixa de ser um um lugar incrível, com muita história cravada em seus tijolos. Por isso,  local foi tombado como patrimônio histórico em 1938. Então, se estiver em Camaçari, dê uma fugidinha e conheça as ruínas do Castelo Garcia D'avila. O passeio vale a pena! 

uma vista aérea de um antigo edifício cercado de árvores
O que fazer em Camaçari - Castelo Garcia D'avila - ©Praiadoforte.org

Visite Camaçari

E ai? Gostou das nossas dicas de o que visitar em Camaçari? Passeando pelas ruas da cidade com certeza você vai encontrar lugares ainda mais incríveis. Então aproveite e conheça essa cidade tão encantadora na Bahia. Ah! E não esqueça de planejar a sua viagem. Reserve o seu imóvel de temporada e tenha certeza de curtir uma viagem tranquila, só aproveitando os passeios. Aqui no TemporadaLivre você encontra diversas opções interessantes para se hospedar em Camaçari.

Imóveis para alugar por temporada em Camaçari


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo