Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em Paraty, no Rio de Janeiro?

09 de Junho de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em Paraty, no Rio de Janeiro?

Paraty é bastante famosa por ser turística e atrair milhares de pessoas todos os anos, e em qualquer estação. Pela sua importância histórica e belas paisagens, a cidade encanta a todos que a visitam. 

O clima também favorece a estadia dos visitantes, já que faz calor na maior parte do ano, com um inverno bastante curto. Especial pela sua localização geográfica, o município tem um charme único que o fez tão conhecido no Brasil inteiro. Além disso, Paraty tem um ritmo diferente por conta das suas referências históricas, até as ruas são diferenciadas.

Feitas lá no passado, com pedras, com calçadas irregulares e construções antigas, consideradas patrimônios culturais, que são preservados por lei. Como se não bastasse, a cidade ainda tem praias, piscinas naturais, oferece passeios de barco, mergulhos, tudo que uma cidade litorânea pode ter. 

Ou seja, é um destino completo, com diversão garantida! Se você nunca ouviu falar da cidade e agora ficou com vontade de conhecê-la, descubra, com o TemporadaLivre, o que fazer em Paraty e já programe a sua próxima viagem! 

O que fazer em Paraty - ©Pixabay/paulosegura
O que fazer em Paraty - ©Pixabay/paulosegura

Na dúvida sobre o que fazer em Paraty? Comece pelo centro histórico!

O que aconselhamos para quem vai para Paraty é levar um bom tênis para caminhadas. Aliás, a primeira dica que trazemos para você é justamente caminhar pela cidade, para conhecê-la e se encantar com o seu charme.  Não há outra forma de explorar todos os cantinhos de Paraty, sem que seja com muita força nas canelas. 

Mas, fazendo essa semi maratona pela cidade, você pode passar pelo centro histórico de Paraty e aproveitar os pontos originários do local.  Afinal, dizer que foi a Paraty e não desbravou a beleza atemporal de seu centro histórico é como não ir a Paraty, não é mesmo? 

A Praça da Matriz pode ser o lugar inicial do seu tour. Lá, fica a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Por falar nisso, as igrejas e casas com construções arquitetônicas super clássicas são muito comuns em Paraty, exemplo disso são as igrejas de Nossa Senhora das Dores e Santa Rita de Cássia, que fica bem perto da beira da maré. 

Outro fato curioso é que a cidade tem uma forte influência da cultura maçônica, por causa disso, é possível ver bastantes referências a símbolos maçons. Depois de fazer um tour e andar à beira-mar nas calçadas históricas de Paraty, encerre o passeio na Praça do Chafariz. 

A cidade deve ser explorada com calma. As ruas são acidentadas e andar rápido demais é praticamente impossível, além disso, em uma única tarde dá para visitar todos esses pontos, pois o centro da cidade não é muito grande.   

O que fazer em Paraty - ©Pixabay/InaeMiranda
O que fazer em Paraty - ©Pixabay/InaeMiranda

Passear de barco pelas redondezas

Outra atividade que é, sem dúvidas, muito gostosa para quem está em Paraty são os passeios de barco. Eles são uma excelente oportunidade para conhecer as praias e ilhas da redondeza, tão belas quanto às praias principais da cidade.

Os passeios podem ser feitos de lancha ou escuna e estão disponíveis por preços variados. A atração é bastante buscada pelos turistas pela beleza da baía carioca, com águas verdes encantadoras, então, já sabe, não é? Não perca os passeios de barco pela região! 

O que fazer em Paraty - ©PIxabay/clara5656
O que fazer em Paraty - ©PIxabay/clara5656

Conhecer a vila de Trindade

Localizada a poucos quilômetros de Paraty, a Vila de Trindade é pequena e fica na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A praia do local pode ser acessada de ônibus, com saída de Paraty e por um preço baixíssimo. O lugar é ideal para quem busca tranquilidade e sossego.

Mas, se você quiser badalação, Trindade não é a melhor opção. A verdade é que a vila, hoje, recebe um público variado e se destaca pelas águas calmas. Perfeitas para um banho de mar. Vale a pena reservar um ou dois dias para visitar a bela Trindade! 

O que fazer em Paraty - Trindade - ©Pixabay/Marcelovanin
O que fazer em Paraty - Trindade - ©Pixabay/Marcelovanin

Experimentar as cachaças produzidas em Paraty e região

A cultura de Paraty é forte e as comidas típicas, baseadas em frutos do mar, são encontradas em todos os restaurantes da região. A cachaça é mais uma característica do local que faz sucesso entre os turistas. A mais conhecida é a “Gabriela”, adocicada e feita com especiarias, dentre elas o cravo e a canela. A inspiração vem do livro de Jorge Amado, por isso, o nome, mas existem diversos sabores famosos que valem a pena experimentar. 

No mês de Agosto, acontece o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, que atrai milhares de apreciadores da bebida. Não deixe de conferir! Para quem gosta de música, a cidade tem uma ótima opção também, especificamente em Maio, quando acontece o Bourbon Festival Paraty, um festival que reúne boa música e movimenta a economia local, já que conta com a presença de muitos visitantes.

O que fazer em Paraty - Cachaça Grabriela - ©CachaçaGabriela
O que fazer em Paraty - Cachaça Grabriela - ©CachaçaGabriela

Hospede-se com o TemporadaLivre em Paraty!

E aí, deu vontade de conhecer a linda Paraty? A dica final que separamos para você é alugar um imóvel de temporada para ter ainda mais conforto na sua estadia na histórica cidade do Rio de Janeiro. Aqui no site do Temporada Livre, você encontra ótimas opções de casas com preços incríveis para aproveitar o que há de melhor em Paraty, confira agora!

 

Imóveis para alugar por temporada em Paraty;

Quer saber mais sobre o Rio de Janeiro?


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo